Siga nas Redes Sociais

Artigos

Evolução do Fiat Uno: O Veículo Da Fiat Com Maior Presença No Mercado!

Por

Senhor Carros 

| Publicado em

O Fiat Uno é um carro moderno da montadora italiana que está presente com grande força desde a década de 1980. Em nosso novo quadro: “Evolução dos Carros”, iremos apresentar a evolução do Fiat Uno, um carro diversificado, popular e moderno. Com um espaço único em nosso país e uma ótima satisfação dos consumidores. Confira agora a Evolução do Fiat Uno: O Veículo Da Fiat Com Maior Presença No Mercado!

Fiat Uno - Senhor Carros
Evolução do Fiat Uno - Senhor Carros
ANÚNCIOS

Origem

O Uno é um carro fabricado pela fábrica italiana automobilística (FIAT) desde 1983, lançado exclusivamente na Europa. Chegou no Brasil um ano depois, e a nova geração do Uno só ia vir a ser lançada em nosso país em 2010, direcionada aos países da América Latina. 

A versão de entrada foi produzida e comercializada até o ano de 2013, denominada de Fiat Mille. O Brasil abraçou o carro, e o Mille se tornou referência nacional para a Fiat. Até hoje ele tem muita atividade nas vias e é bastante comercializado no mercado de usados

Fiat Uno Origem
Fiat Uno Origem - Senhor Carros

Podemos dizer que o Fiat Uno primeira geração é o carro mais barato da Fiat, se formos comparar os preços atuais. O nome foi adotado na década de 1990, quando a Fiat adotou um motor com potência inferior a 1000cv no Brasil. 

ANÚNCIOS

Gerações 

O projeto do Fiat Uno primeira geração começou a ser desenvolvido ainda em 1970, ocorreu uma competição entre dois centros de estilos europeus e quem ganhou foi o projetista Giorgetto Giugiaro, responsável por essa beleza de veículo. O Uno veio para substituir o Fiat 127, e veio para o Brasil com o objetivo de substituir o Fiat 147. Foram lançadas diferentes versões do modelo, S, CS e SX, sendo que, a última é a mais esportiva. Devido ao governo ter reduzido o IPI de 40% para 20%, em 1990 o Uno começou a fazer sucesso, com a Fiat apresentando a versão 1 L do veículo. Um Fiat Mille, mais despojado, versão S, com um motor fraco e duas portas. Essa versão foi o estopim para a popularização do Mille, o Uno virava referência no mercado de carros populares.

Fiat Uno
Fiat Uno Mille - Senhor Carros

Em 2010 a Fiat anunciou o Novo Uno, a segunda geração do modelo com uma releitura totalmente moderna e atualizada, adotando um conceito novo intitulado de “Round Square”, uma tendência que outras marcas já haviam adotado, como Kia e Scion. Essa nova geração do Fiat Uno foi tão bem reestruturada que chegou a levar o prêmio de “Carro do Ano” em 2011, completando sua terceira vitória da premiação feita pela revistaautoesporte. O Novo Fiat Uno chegou ao mercado com o objetivo de atrair mais o público jovem, com um visual bem jovial e uma paleta de cores com muitas opções coloridas e diversificadas. Não demorou muito para o Uno perder o antigo conceito de “carro popular resistente” para “carro popular moderno”.

Fiat Uno
Fiat Novo Uno - Senhor Carros
ANÚNCIOS

Especificações 

Como todo carro popular, o Uno segue a lealdade com o motor 1.0 desde a década de 80, com potências de 52 cv, 58,2 cv e 59,7 cavalos para as versões S, e SC. O novo Fiat Uno chegou com um motor 1.4 Fire Evo, com aprimoramentos e melhores do 1.4 Fire, já usado pela Fiat antes. O propulsor rende 85 cv de potência, entregues a 5.750 rpm.

Já em 2014, com a versão do Uno já reestilizada, estreou com o motor 1.0 Fire Evo de quatro cilindros, da versão Fiat Uno Attractive. Contendo 73 cv de potência, a 6.250 rpm com câmbio manual de cinco marchas. Das variações de motores que a Fiat já usou no Uno, além do Fire Evo, também há o FireFly, nas versões 1.0 e 1.3.

Evolução dos carros
Fiat Uno Mille Fire - Senhor Carros

Talvez você já saiba, mas o fato do Uno ser conhecido como veículo “resistente” é devido a sua alta economia de combustível. Com Nota A no Inmetro, o Fiat Uno, mas precisamente o Uno Mille, tem o consumo de 12,7 km/l na cidade e 15,6 km/l, e alguns relatos de proprietários em fóruns online dizem que fazem mais de 20 km por litro, o que é fenomenal! O Uno Mille se tornou um carro referência para a casta mais baixa da sociedade, ter um carro não era mais um sonho impossível para esses cidadãos. 

Evolução dos carros
Fiat Uno Interno - Senhor Carros
ANÚNCIOS

Prêmios e Detalhes

O Fiat Uno é um veículo com grande título da fábrica italiana aqui no Brasil. O modelo é comercializado por todo mundo e já foi consagrado em diversos países e em diferentes idiomas. Em um todo, ele é um conjunto de obras de grandes artistas que estão por trás da criação do Fiat Uno, desde a mecânica até o design final. 

Evolução Dos Carros

O modelo já foi premiado diversas vezes, dando credibilidade e rentabilidade para Fiat, abaixo estará uma listagem de alguns dos prêmios que o Fiat Uno já ganhou:

  • VEHICLE OWNERSHIP SATISFATION STUDY 2012 (J.D. POWER DO BRASIL)
  • Categoria Transporte 2011 (OURO NO IDEA)
  • Categoria Pesquisa 2011(OURO NO IDEA)
  • PRÊMIO "10 BEST" DE 2011 - Melhor 1.0 (Car and Driver)
  • PRÊMIO NA CATEGORIA “ESTRATÉGIA DE MARKETING” 2010 (AUTODATA)
  • PRÊMIO NA CATEGORIA “VEÍCULO AUTOMÓVEL” 2010 (AUTODATA)
  • Prêmio “Carro do Ano”  1985 - 1992 - 2011 (RevistaAutoEsporte)
  • Prêmio Carro Mais Econômico Do Brasil 2009 (Motor Show)

Além de ter recebido o prêmio de “Carro do Ano” três vezes pela revistaautoesporte e outros diversos prêmios internacionais de grande valor, o Fiat Uno tem diversas curiosidades e detalhes bacanas de serem apresentados para vocês. Além de ter sido eleito Carro do Ano no Brasil, o Fiat Uno também ganhou o prêmio na Europa, mais um para coleção. 

Evolução Dos Carros

O nome “Mille” vem de 1000 cc (mil cilindradas), sendo o primeiro carro popular com motor 1.0 a ser comercializado, além de ser o primeiro carro turbinado do Brasil também. As diferenças da versão antiga para a mais atual é o interno, contando a mecânica e todos os itens, e também o externo, contando as novas paletas coloridas e o visual “rounded square”. 

ANÚNCIOS

Todas as versões 

  • Fiat Uno
  • Fiat Uno Origem
  • Fiat Uno - Senhor Carros
  • Fiat Uno
ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta