Dicas

Transferência de carro: cuidados e passo a passo para fazer o procedimento

Comprou ou vendeu um veículo? Saiba quais são os procedimentos e documentos para fazer a transferência de carro e evitar dores de cabeça. Neste artigo, vamos dar o passo a passo para que esse processo seja feito de forma tranquila e rápida!

Anúncios

Preste atenção nos cuidados antes de fazer a transferência de um carro!

Então, como fazer a transferência do veículo? Fonte: Pexels.
Então, como fazer a transferência do veículo? Fonte: Pexels.

Pois bem, você tem dúvidas em como fazer a transferência de carro? Hoje vamos mostrar como fazer esse processo de forma simples e segura.

Pois não apenas é necessário verificar se o pneu está careca. Ou, então, se o motor não está rangendo.

Além disso, é preciso que se faça uma consulta no site do Detran com o número da placa e o RENAVAM do veículo. Dessa forma, você descobre se o carro não possui dívidas em relação a multas, taxas e licenças, entre outros detalhes.

Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Veja como consultar e calcular IPVA 2022

Descubra quais são os caminhos para consultar e calcular IPVA 2022 de maneira simples e já começar a acertar as contas do ano que vem!

O que é uma transferência de carro?

Mas o que é a transferência de carro? Fonte: Pixabay.
Mas o que é a transferência de carro? Fonte: Pixabay.

Pois bem, a transferência do carro deve ser feita toda vez que o veículo mudar de dono.

Assim, a não transferência no ato da venda implica ao vendedor em problemas legais no futuro. Por exemplo, se o novo dono cometer uma infração de trânsito ou se envolver em algum acidente.

Então, o valor da transferência de carro varia para cada estado. Dessa forma, para saber esses valores, você pode consultar o site do Detran do seu estado.

Ademais, o Detran estipula um prazo de 30 dias após a assinatura do Certificado de Registro do Veículo (CRV) para que seja feita essa transferência. Assim, através dela é possível identificar que a propriedade do bem mudou de dono.

Portanto, fique atento ao prazo e assim evite pagar a multa cujo valor é de R$ 195,23.

Além disso, essa multa é considerada grave e implica na soma de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do comprador e até na retenção do veículo para que seja feita a regularização.

Assim, é preciso estar atento e ciente das obrigações do vendedor e do comprador do carro!

Ou seja, cabe ao vendedor a responsabilidade de comunicar a venda do veículo ao Detran.

Já o comprador deve ser responsável por tomar todas as providências referentes à expedição do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) do veículo.

Cuidados antes de transferir um veículo

A seguir listamos os cuidados que você precisa ter ao fazer a transferência do seu carro. Confira!

  • Em primeiro lugar, se for o vendedor do veículo, só faça a transferência dos documentos após a confirmação do recebimento do valor devido pela venda do carro. Dessa forma, você evita golpes e fraudes.
  • Além disso, nunca entregue o Certificado de Registro do Veículo (CRV) em branco, mesmo que o comprador insista para que você o faça.
  • Após preencher o CRV, tire cópias dele e de todos os documentos da venda para que possa comprovar futuramente que o carro mudou de proprietário.
  • Dessa forma, verifique junto ao Detran se o processo de transferência do carro foi concluído pelo comprador dentro do prazo de 30 dias. Ademais, solicite que ele o faça caso não tenha feito ainda.

Como fazer transferência de carro: passo a passo

Então, qual o passo a passo? Fonte: Unsplash.
Então, qual o passo a passo? Fonte: Unsplash.

Pois bem, agora que você já sabe quais são os cuidados necessários para realizar a transferência do veículo, confira as principais informações e o nosso passo a passo para fazer o processo. Vamos lá?

Quando solicitar

A partir da venda do veículo, o novo proprietário deve realizar todos os procedimentos necessários para passar o carro para o seu nome em um prazo de 30 dias.

Assim, evite pagar a multa por atraso que é de R$ 195,23 e soma de cinco pontos na CNH. Fique atento ao prazo!

Onde solicitar

Então, você pode solicitar a transferência do carro pela internet no portal do Detran ou presencialmente mediante agendamento nos Postos do Poupatempo.

Quem solicita

Pois bem, o responsável para realizar a solicitação de transferência do carro é o novo proprietário. Assim, o processo pode ser feito tanto pela internet como presencialmente. 

Agora vamos ao passo a passo da transferência do carro. Confira abaixo!

Conheça o passo a passo

Pela internet:

  • Primeiramente, consulte eventuais débitos do veículo, como multas, IPVA, DPVAT, restrições ou bloqueios.
  • Em seguida, vá ao cartório para comunicar a compra do veículo. Dessa forma, você deverá fazer o reconhecimento de firma por autenticidade do vendedor e do comprador no documento de propriedade do veículo.
  • Leve seu veículo a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) para fazer a vistoria de identificação veicular.
  • Além disso, faça o pagamento das taxas de transferência do carro conforme instruções no site do Detran.
  • Digitalize, tire foto ou escaneie a documentação necessária.
  • Fique atento! Não se esqueça de entregar o documento de transferência original com reconhecimento de firma em uma unidade de atendimento para concluir a transferência e desbloquear o carro.
  • Depois de ter todos os documentos em mãos, faça o login no site do Detran para solicitar a transferência de propriedade do carro.
  • Após a solicitação da transferência, você pode consultar o andamento do processo no serviço online “Acompanhamento de serviços de veículos”.
  • Selecione a opção de documento do veículo conforme informado no site.
  • Por fim, faça a troca de placas de acordo com as opções indicadas no site.

Presencialmente:

  • Assim como informamos acima, consulte os eventuais débitos do carro e leve seu veículo a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV).
  • Então, vá a uma unidade de atendimento de registro do veículo com todos os documentos solicitados. Porém, fique atento, pois o atendimento presencial somente será realizado mediante agendamento via internet nos Postos Poupatempo.
  • Faça o pagamento das taxas de transferência do carro conforme instruções na unidade de atendimento.
  • Por fim, com o novo conjunto de documentos em mãos, faça o emplacamento.

No site do Detran, você verifica todos os documentos necessários, tanto para a transferência do carro pela Internet como presencialmente.

Ademais, no site, você também encontra toda a documentação necessária caso o veículo seja de pessoa jurídica, de revendedora ou concessionária e outros casos específicos.

Assim, o processo de documentação da transferência do carro está finalizado!

Agora você já sabe como fazer a transferência de carro sem burocracia e complicações.

Além disso, sempre que for necessário você pode obter mais informações acessando os sites do Detran ou do Poupatempo.

E se você quer mais dicas sobre carros, clique no botão abaixo e confira o nosso conteúdo!

pessoa abrindo carro branco com chave

Leilão de carros seguro: 8 dicas infalíveis

Conheça nossas dicas para comprar somente em site de leilão de carros que seja seguro! Preste atenção nelas, e economize sem cair em golpes!

Sobre o autor  /  Carlos Zecchin

Entusiasta da escrita, tem interesse pessoal em assuntos relacionados a negócios, empreendedorismo e, como todo brasileiro, por carros. Acredita que todo conhecimento adquirido é um bem pessoal intocável.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Tokio Marine seguro auto: Saiba tudo sobre essa proteção veicular

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Tokio Marine seguro auto: Saiba tudo sobre essa proteção veicular

Continue lendo
content

Descubra como ganhar uma renda extra como motorista de Uber

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Descubra como ganhar uma renda extra como motorista de Uber

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Top 15: os melhores carros para solteiros

Saiba quais são as 15 melhores opções de carros para solteiros levando em conta economia, preços, seguros e valores de revisão.

Continue lendo
content

Os carros para evitar de comprar em 2020. Confira!

Se você está pensando em comprar um veículo novo, não faça nenhuma compra antes de ver quais são os carros para evitar comprar em 2020

Continue lendo
content

Sandero GT Line 2020: Novidades são meramente estéticas

Renault lança Sandero GT Line 2020, mas as mudanças são meramente estéticas. O apelo esportivo do modelo está só no visual!

Continue lendo