Carro

Veja como consultar e calcular IPVA 2022 facilmente

Aprenda quais são as maneiras de calcular o IPVA 2022 de maneira antecipada e já começar a colocar as contas do ano que vem em dia sem nenhum susto ou preocupação!

Anúncios

Descubra como e onde consultar e calcular o IPVA 2022 

Aprenda a calcular IPVA 2022. Fonte: Pexels.
Aprenda a calcular IPVA 2022. Fonte: Pexels.

Calcular IPVA 2022 é uma tarefa mais simples do que muita gente imagina.

Da mesma forma que acontece em anos anteriores, sempre que chegamos nessa época preocupações financeiras do ano seguinte começam a surgir.

Ou seja, contas dos mais variados tipos, como IPVA 2022, já atormentam muitos brasileiros.

Afinal, como muitos sabem, o IPVA 2022 vai ser mais caro do que o IPVA 2021.

E como diria o famoso meme: Brasileiros não têm um minuto de paz.

Embora muita gente já saiba que o imposto vai ficar mais caro o ano que vem, muita gente sofre com uma dificuldade em comum:

O fato de não saber como calcular IPVA 2022.

Mas como você bem sabe, o Senhor Carros é parceiro de todo mundo.

Assim, no artigo de hoje, vamos ensinar como calcular IPVA 2022 de maneira simples e funcional.

Dessa forma, se você já está em busca de organizar suas contas para o ano que vem, a leitura do artigo de hoje é obrigatória. 

Bora então descobrir como calcular o IPVA 2022!

Partiu!

Como não cair no golpe do leilão falso

Confira dicas funcionais e certeiras de como não cair no golpe do falso leilão e garantir um carro de leilão de forma segura!

Anúncios

Onde consultar e calcular o IPVA 2022?

Existem diferentes formas de consultar e calcular IPVA 2022.

E cada uma delas varia de acordo com o estado onde você reside. 

É possível consultar e calcular o IPVA do ano que vem diretamente em sites do Detran e também por meio do uso do Renavam.

Para facilitar para você, vamos te ensinar como calcular o valor do imposto do seu veículo de forma simples e direta. 

Então, vamos lá! 

Para calcular o valor do IPVA 2022 basta multiplicar o valor do veículo no mês de setembro na tabela FIPE pela alíquota do seu estado.

Em seguida, é só dividir o resultado por 100 (por conta do percentual).

Com isso você tem o valor final do imposto. 

Fizemos um exemplo para facilitar para você.

Se você mora no estado de São Paulo, onde a alíquota é de 4% e seu veículo custa R$ 30.000 a conta é a seguinte:

30.000 (valor do carro) x 4 (alíquota do estado) = 120.000

Em seguida, para colocar em prática o percentual do estado a conta é:

120.000 ÷ 100 = 1.200

Ou seja, o valor do IPVA vai ser de R$ 1.200.

Simples de calcular, não é mesmo?

Como consultar o IPVA pelo Renavam

É possível usar Renavam para calcular IPVA 2022. Fonte: Unsplash.
É possível usar Renavam para calcular IPVA 2022. Fonte: Unsplash.

Mas se você não é muito bom de matemática, nem quer buscar valores na tabela FIPE, fique tranquilo.

Existe outra maneira de consultar IPVA 2022. É por meio do Renavam.

Assim, para essa consulta simples e funcional, você precisa seguir os seguintes passos:

Entrar no site do Detran do seu estado;

Inserir o número do Renavam do seu veículo;

Preencher o captcha obrigatório;

Incluir algumas informações pessoais do seu carro;

Clicar em consultar. 

E pronto.

O valor do IPVA 2022 do seu carro irá aparecer diante dos seus olhos de maneira prática e sem dificuldades. 

Anúncios

Saiba mais sobre o Renavam

Quando a gente fala em IPVA e Renavam muita gente faz uma série de confusões.

Além disso, muita gente mal sabe o que é Renavam.

Assim, para te manter informado sobre o universo veicular, nossos especialistas produziram um conteúdo especial.

Nesse conteúdo, uma explicação aprofundada sobre renavam é feita.

Se você não sabe o que é Renavam e quer saber mais, é simples:

Clique no botão abaixo! 

Saiba o que é o Renavam e a sua importância

Descubra o que é Renavam, qual é sua importância e onde pesquisar para calcular IPVA 2022.

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Em Alta

content

Carros para motorista de app: 10 modelos com ótimo custo x benefício

Muitas pessoas estão optando pelo trabalho com apps de carona. Conheça as melhores opções de carros para motorista de app e acerte na escolha!

Continue lendo
content

Conheça as 6 principais vantagens de um leilão de caminhão!

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Conheça as 6 principais vantagens de um leilão de caminhão!

Continue lendo
content

JAC iEV 330P: Conheça a primeira Picape elétrica do Brasil

Conheça todos os atribtuos da JAC iEV 330P: A primeira Picape elétrica do Brasil que não tem nenhum concorrente a altura!

Continue lendo

Artigos

Evolução do Volkswagen Golf: De Carro Popular a Referência Elétrica

O Volkswagen Golf conquistou um espaço surpreendente no mercado. Confira agora o nosso novo quadro, Evolução dos Carros, com a evolução do Volkswagen Golf.

Depois que o Volkswagen Golf MK1 fez um sucesso grandioso no mercado europeu, chegou a segunda geração do Golf em 1984, 10 anos depois do lançamento da primeira versão. Com injeção eletrônica Bosch K-Jetronic (CIS), logo surgiu o primeiro GTi, que fazia 129 cv na versão norte-americana e 139 cv na versão europeia com motor 1.8 16v. A versão teve produção até 1993.

A terceira geração surgiu antes mesmo da segunda sair de linha, em 1991 o Golf MK3 já estava sendo produzido, e foi lançado em 1992, tendo comercialização brasileira dos modelos GL (1.8) e GLX (2.0), além do VR6 2.8 e GTi (2.0 8v dotado de fluxo cruzado de admissão). Enquanto na Europa foi comercializado um modelo a mais do Golf, o GTi 2.0. Na terceira geração do Golf já dava pra imaginar a evolução dos carros ocorrer com esse modelo. 

A quarta geração do Golf passou por tremendas mudanças mecânicas, deixando o Golf com uma postura diferente. Intitulado de Golf MK4, o carro sofreu alterações em seus motores, em quase todas as suas versões. Foi comercializado no Brasil como Golf TotalFlex 1.6 e a versão GTi 1.8 deixou de ser produzida e comercializada no Brasil. Foram muitas mudanças no Golf 4º geração, mudanças que fazem parte da evolução dos carros. A fabricação do Golf MK4 durou até 2006.

Foi lançado na Europa a quinta versão do Volkswagen Golf em 2003, bem antes de acabar a produção da quarta. Ela possui diferentes versões, com motores 1.4 FSI 90cv, 1.4 16V de 80cv e 1.4 TSI de 140cv e 170cv. Esta geração não foi comercializada no Brasil e teve finalização da produção em 2009.

Lançada em Portugal desde 2008, a sexta geração do Volkswagen Golf começou a ter o visual moderno que conhecemos hoje. Com uma frente mais desportiva e atual, bem atraente. Um carro que é belo e com excelente mecânica, e quem tem o desejo de dirigir terá que ir até à Europa. Com a evolução dos carros e a tecnologia avançando, o Brasil ainda não suporta tanta coisa assim.

Finalmente o Golf voltou para as vias brasileiras. Com a sétima geração, iniciada em 2012 e comercializada aqui desde 2014, a Volkswagen lança uma geração com estilo e diversos detalhes e melhorias. A sétima geração tem um porta-malas amplo comparado com as antigas, com 380 litros de espaço. O Volkswagen Golf possui três versões, Highline de 1.4 TSI de 140 cv, tem a Confortline MSI de 120 cv e a mais cara GTI 2.0 TSI de 220 cv.

  Especificações

O Golf é um carro com forte presença na Europa, principalmente na Alemanha, onde é a sua origem. Uma das novidades do Golf é sua motorização, que conta com motores common rail (os antigos eram bomba injectora). Além do mais, o Volkswagen Golf tirou nota B no Selo Conpet do Inmetro, o que é excelente. 

O nível de conforto acústico e os níveis de insonorização suprem todas as barreiras da classe. Um modelo que tem volante derivado do Passat CC, com detalhes do alumínio escovado, deixa a impressão de que está a bordo de um veículo de segmento superior. Acompanhando a evolução dos carros, a Volkswagen deixou o Golf um carro muito confortável, elegante e moderno.

Falando de segurança, o Volkswagen Golf possui o ACC, Controle de Distância Automático e outros sistemas de assistência à condução como “Park Assist”, função de estacionamento automático e também chassis adaptativos (DCC). Fatores que deixam o Volkswagen Golf com um alto nível de segurança. 

O Golf vive não só a evolução dos carros, mas também da tecnologia. Com equipamentos de seguranças precisos, contando com 7 airbags de respostas imediatas em todo seu campo de ação, com luzes de presença diurnas e sistema de detecção de cinto de segurança nos lugares traseiros. 

Prêmios e Detalhes

O Volkswagen Golf não é o nosso primeiro carro do quadro “Evolução dos Carros” à toa, ele é de alta qualidade, e por isso iremos mostrar alguns prêmios que ele possui e também algumas curiosidades. Se você lembrar, saberá que o Golf não teve muita presença aqui no Brasil, mas o pouco que teve já foi o suficiente para ganhar o primeiro prêmio da nossa listagem:

  • Carro do Ano em 2014
  • North American Car of the Year 2015 (Carro do ano Norte-americano)
  • Hatchback do Ano EUA 2019
  • Best of 2018
  • Best Cars 2015
  • Imprensa Automotiva 2016
  • World Car of The Year 2009

Prosseguindo com a evolução dos carros citando o Volkswagen Golf, iremos mostrar alguns detalhes e curiosidades incríveis que esse modelo tem. Estes foram apenas alguns dos prêmios que ele ganhou. O Golf é, atualmente, o carro de maior sucesso e vendas na história da Volkswagen, superando até o lendário Fusca, veículo que substituiu na Europa na década de 1970.

Bem antes mesmo de ser papa, o ex papa Bento XVI teve um Volkswagen Golf, na época que ainda era cardeal, veja a foto abaixo:

A Volkswagen tem grandes promessas para o Volkswagen Fusca, com lançamentos de híbridos recentes que irão alavancar a montadora.

Futuro

Recentemente, meados 2019/2020, a Volkswagen anunciou a chegada de dois veículos extremamente inovadores no mercado, que como foi dito acima, irão alavancar a marca alemã, um feito completamente aperfeiçoado pela evolução dos carros. O primeiro é o Volkswagen Golf, um híbrido que combina o motor 1.4 TSI de 150 cv (em versão a gasolina) a outro motor elétrico com potência de 102 cv. Pode ser carregada em tomadas e demora 3 horas e 45 minutos para carregar em uma tomada de 220 volts. Com a carga no máximo, ele roda 50km usando apenas energia. A autonomia combinada chega até 939 km.

Agora o e-Golf é 100% elétrico, o motor gera 136 cv de potência e ele oferece autonomia de 300 km se o pack de baterias estiver carregado. Ele tem um tempo de carga total em torno de 6 horas em tomadas de alta voltagem de acordo com a montadora. O veículo não possui saída de descarga, é totalmente elétrico, totalmente futurístico. Uma grande evolução dos carros, uma tremenda evolução da Volkswagen, e claro, do meio ambiente.

Você também pode gostar

content

Os 18 Melhores Carros Para Viajar!

Está na dúvida se o seu carro da conta de pegar uma estrada longa com sua família? O Senhor Carros separou os 18 melhores carros para viajar no fim de ano.

Continue lendo
content

Comprar Toyota Hilux: Saiba como fazer um bom negócio

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar Toyota Hilux: Saiba como fazer um bom negócio

Continue lendo
content

Como comprar Volkswagen Virtus e fazer um bom negócio

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Como comprar Volkswagen Virtus e fazer um bom negócio

Continue lendo