Listas
Coronavírus: Como higienizar o carro durante a pandemia
Com os casos de coronavírus crescendo no Brasil e em outros países, alguns cuidados são necessários. Aprenda a higienizar o carro em tempos de pandemia!
Anúncios
Como se sabe, estamos enfrentando uma pandemia que tem causado uma série de contratempos para o mercado automotivo, o atraso de lançamentos e a queda de vendas são os reflexos mais sentidos. Entretanto, há um assunto ainda repleto de dúvidas em tempos de coronavírus: Como higienizar o carro adequadamente?
Pensando em promover saúde e cuidar da vida útil dos objetos e materiais do veículo, nós do Senhor Carros, montamos especialmente para você um manual completo de como higienizar o carro durante a pandemia. Não deixe de conferir!
Como higienizar o carro em tempos de coronavírus
Um dos principais cuidados recomendados pela OMS – Organização Mundial da Saúde em meio à pandemia do novo coronavírus é manutenção dos ambientes higienizados e isso vale para carros, principalmente se você é taxista ou trabalha com aplicativos de transportes.
Muitos estudos mostram que o vírus é capaz de sobreviver nas superfícies por horas e dias, dependendo das condições do ambiente, como a temperatura, umidade e ventilação. Por isso, nos tempos atuais, é preciso desinfetar o carro com frequência.
Você será redirecionado a outro site
Áreas com maior potencial de contaminação
Como já era de se imaginar, o volante é o local do carro com maior potencial para contaminação, já que se trata da área com maior contato com as mãos.
Em seguida, as áreas com maior chance acúmulo de sujeira são os porta-copos, cintos de segurança e puxadores internos das portas.
Por isso, dar atenção a essas áreas é fundamental para se proteger, e cuidar também dos passageiros.
Escolhendo os produtos de limpeza
Com isso em mente, você deve estar pensando agora: Quais produtos de limpeza utilizar? Posso usar álcool 70% em tudo?
A resposta é não!
Deve-se dar preferência ao álcool isopropílico 70% na forma líquida para limpar algumas partes do carro, mas além disso, detergente e desinfetante neutros.
Além disso, outra dica importante é optar por um pano de microfibra, pois ele não solta fios, tampouco arranham as estruturas do interior do carro. Além disso, não se deve encharcar o pano, pois o excesso de produtos de limpeza pode causar umidade e colaborar para o foco não só de vírus, mas como de bactérias e fungos, que também são prejudiciais à saúde.
Com isso, em mente, é hora de aprender a higienizar as diferentes partes do carro. Vamos lá?
Higienizando diferentes partes do carro
Higienizar o carro durante a pandemia não é difícil, mas requer um pouco de paciência e boa vontade.
Cabine
A cabine deve ser aspirada e é importante que o responsável por higienizar o carro faça uso de máscara para realização dessa higiene. O foco aqui, deve ser na sujeira que se acumula nas costuras e dobras dos bancos.
Ar condicionado
O ar condicionado deve ser limpo e com o filtro da cabine em boas condições. Isso evita a proliferação de fungos, bactérias e vírus no sistema. O ideal em tempos de pandemia, é que a limpeza seja feita ao menos três vezes por ano.
Bancos e carpetes
Bancos e carpetes devem ser limpos com soluções de sabão ou detergente neutro com água. No entanto, é preciso tomar o cuidado de remover esses produtos com um segundo pano seco. Isso evita umidade, que pode colaborar para o crescimento de bactérias, fungos e do próprio coronavírus.
Porta-copos e puxadores
Os porta-copos, assim como os puxadores ou manivelas de vidro, devem ser higienizadas com álcool isopropílico 70% sempre que forem tocados por alguém.
Volante, câmbio, freio de mão e botões
Por se tratar de áreas sensíveis do carro, a higienização desses locais deve ser feita com o uso de álcool isopropílico 70% como forma de evitar o ressecamento das partes plásticas, além de não danificar os sistemas elétricos.
Cintos de segurança
Os cintos de segurança devem ser limpos com um pano umedecido com água e detergente ou desinfetante neutro.
Painel
O painel é outra região onde não é aconselhado o uso de álcool, pois pode causar ressecamento das partes e mal funcionamento. Sendo assim, o ideal é optar por panos úmidos com água e sabão neutro.
Lixeira
A lixeira é outro local que deve ser limpo diariamente com solução de água e desinfetante neutro. Caso haja algum tipo de papel com secreção, o ideal é que se use uma luva para limpeza do recipiente, como forma de autoproteção.
Tela multimídia
E por fim, para a limpeza da tela multimídia sensível ao toque, use álcool isopropílico, uma vez que que sua composição não afeta a funcionalidade do gadget eletrônico.
Cuidados gerais
Além de higienizar o carro de maneira regular, é importante manter uma rotina pessoal de higienização, limpando as mãos de maneira frequente.
É importante também não fazer uso do álcool em gel, indicado para desinfetar as mãos em nenhuma parte do veículo. Isso porque o produto possui uma formulação própria para a pele, com características mais pegajosas, capaz de deixar resíduos se for aplicado em qualquer tipo de superfície, o que propicia o acúmulo de sujeira.
Outro ponto importante de se lembrar é que o álcool é um produto inflamável, por isso, evite deixá-lo no interior do veículo, principalmente quando ocarro estiver exposto ao calor do sol.
Oxi sanitização também é uma opção
Outra opção para higienizar o carro em tempos de coronavírus é a oxi sanitização.
Trata-se de um processo que consiste em aplicar uma carga de ozônio para desinfetar toda a cabine do veículo. Toda a carga do material é feita através de um pequeno equipamento que é colocado de maneira centralizada
Com a pandemia, esse tipo de serviço cresceu e vem sendo utilizado por motoristas como uma estratégia de marketing e confiança para os passageiros. O custo de uma oxi sanitização veicular custa entre R$ 100 e R$ 200.
Principais medidas de prevenção
O simples ato de higienizar o carro já é uma medida de proteção. Entretanto, de acordo com a OMS, adotar medidas individuais de proteção contra o coronavírus também são fundamentais. As principais são:
- Use máscara e a troque a cada duas horas de uso;
- Mantenha a higiene das mãos através de álcool em gel ou por meio de desinfetantes para as mãos;
- Caso precise espirrar ou tossir, cubra a boca e o nariz com o com o cotovelo flexionado;
- Caso tenha febre, tosse ou sinta dificuldade para respirar, busque atendimento médico o mais rápido possível;
- Faça da ventilação sua aliada, mantenha as janelas aberta ou ar-condicionado ligado, mas sem ativar a tecla de recirculação de ar.
Higienizar o carro e adotar medidas protetivas é muito importante, uma vez que os casos de coronavírus ainda estão crescendo no Brasil.
Além dos cuidados com higiene, se seu carro estiver parado, ele também precisará de alguns cuidados específicos. Para te ajudar nessa questão, fizemos um artigo mostrando quais são os principais cuidados que devem ser tomados com carro parada no quarentena, para saber quais são é só clicar no botão a seguir!
Sobre o autor / Murilo C.
Revisado por / Samantha Scorbaioli
Editor(a) sênior
Em Alta
Que objetos deixar ou não dentro do carro? Veja a lista
Saiba quais objetos não deixar dentro do carro e assim garanta economia, segurança, saúde e ganho de vida útil de seus equipamentos!
Continue lendoRenault Alaskan: Conheça as novidades do modelo que promete agitar as picapes
Conheça a Renault Alaskan: o lançamento da montadora francesa que promete agitar o mercado de picapes no Brasil e América do Sul!
Continue lendoConheça as diferentes formas de contratar BB Seguro Auto
Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Conheça as diferentes formas de contratar BB Seguro Auto
Continue lendoVocê também pode gostar
Consórcio de motos Honda: como fazer?
Quer comprar uma moto zero, sem ter o valor cheio? Confira agora um passo a passo de como fazer um consórcio de motos na Honda!
Continue lendoComprar carro de leilão de financiamento: como e onde garantir o seu
Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar carro de leilão de financiamento: como e onde garantir o seu
Continue lendo