Dicas

Como é abastecer com GNV?

Ter um carro movido a GNV é uma boa opção para fugir dos preços dos combustíveis. Mas é preciso saber como abastecer com esse tipo de veículo, sem correr riscos! Saiba mais.

Anúncios

Descubra tudo sobre o abastecimento com gás natural

Saiba como abastecer com GNV. Fonte: AdobeStock.
Saiba como abastecer com GNV. Fonte: AdobeStock.

É preciso entender bastante bem como abastecer com GNV para evitar acidentes. Afinal, o manejo errado do combustível ou a falta de cuidado na hora do abastecimento pode ser fatal.

Isso porque, quando mal manuseado, o GNV pode causar a explosão do carro ou a intoxicação das pessoas presentes no veículo. Então, veja a seguir como é abastecer com GNV para se prevenir.

Carro branco sendo abastecido com gás

Carro a gás natural: vale a pena investir?

O Kit GNV vale a pena? Com os preços dos combustíveis em alta constante, fica a dúvida sobre qual deles é mais vantajoso. Neste artigo, desvendamos os prós e contras!

Aliás, lembre-se que os mínimos detalhes são aqueles que podem colocar sua vida e de seus passageiros em risco no momento em que está abastecendo, então fique atento de verdade.

Veja a seguir o que é o combustível por gás natural, como ele funciona dentro do seu carro, se vale a pena apostar e cuidados básicos que você deve ter no momento do abastecimento.

O que é GNV?

O gás GNV é relacionado ao petróleo e é extraído de rochas calcárias, porosas e arenitos do subsolo. Ele tem como componente básico o gás metano e é o mesmo utilizado nos botijões comuns de gás de cozinha.

Para que o GNV seja utilizado como combustível, é preciso fazer uma adaptação no veículo. Inclusive, recomenda-se que a essa conversão seja feita somente por oficina e mecânicos que possuam a autorização do Inmetro.

Afinal, com esse cuidado você garante a qualidade e garantia de uma boa instalação. Além disso, se protege contra riscos de acidentes com você e passageiros ou danos ao seu veículo.

Quanto ao funcionamento, um motor à GNV é similar ao movidos à gasolina, que funcionam com ignição por centelha. A diferença é que o primeiro requer instalar um kit específico com componentes que irão fazer circular o gás.

Desse modo, serão incorporados ao veículo a tubulação, o cilindro de gás, uma sede de válvulas e válvulas de escape mais robustas para que o combustível rode com segurança.

Como funciona o abastecimento com GNV?

Veja como funciona o abastecimento. Fonte: AdobeStock.
Veja como funciona o abastecimento. Fonte: AdobeStock.

O abastecimento de veículos com GNV é feito na rede de postos preparados especialmente para esse fim. Isso porque o sistema de abastecimento é similar ao dos carros a combustível, mas é preciso cuidados para evitar acidentes.

Assim sendo, antes de iniciar o abastecimento o frentista deve fazer o aterramento entre o veículo e a bomba. O posto também é responsável por obedecer o limite de pressão permitida, que deve variar entre 180 kgf/cm² e 220 kgf/cm², no máximo.

Afinal, a pressão superior a 220 kgf/cm² pode trazer riscos à segurança do veículo e das pessoas por ali. Além disso, provoca uma redução na vida útil dos componentes do kit GNV.

Cuidados básicos para abastecer com GNV

Em primeiro lugar, o condutor deve se certificar de desligar o motor do veículo, bem como os faróis e quaisquer equipamentos eletrônicos que estejam no interior do carro. 

Além disso, as portas e o porta-malas devem estar abertos a fim de permitir que haja uma boa circulação de ar. E ainda, tanto o motorista quanto os passageiros não devem ficar dentro do carro durante o abastecimento.

E, muito importante, também é expressamente proibido fumar nessa hora, pois o combustível é altamente inflamável. Ainda, busque ter um pouco de combustível líquido no tanque, pois isso garantirá melhor funcionamento do veículo.

Aliás, essa medida também evita danos ao sistema de injeção e a queima da bomba elétrica do combustível líquido. 

Vale a pena abastecer com GNV?

Conheça os prós e contras do GNV. Fonte: AdobeStock.
Conheça os prós e contras do GNV. Fonte: AdobeStock.

Para que você possa decidir se vale mesmo a pena ter um carro movido a GNV, vamos mostrar quais são suas vantagens e desvantagens. Veja a seguir.

Vantagens

A grande vantagem dos carros com GNV está em relação a economia na hora de abastecer. Afinal, o preço dos combustíveis são reajustados constantemente e não há sinais de que devem abaixar.

E ainda que o preço do gás também não esteja barato, a economia feita pode ser de até 60% se comparada com a gasolina ou etanol.

Portanto, para quem roda muito ou utiliza o carro para trabalhar, esses valores têm peso significativo no orçamento mensal.

E se você precisar de mais informações sobre isso, saiba que é simples encontrar sites na internet para fazer cálculos comparativos entre os diversos combustíveis. Assim, saberá se o GNV é adequado para a sua necessidade.

Além disso, os veículos à GNV têm isenção da alíquota do IPVA e são menos poluentes, pois a queima do GNV quase não emite monóxido de carbono na atmosfera, sendo considerada uma das fontes mais limpas de combustível.

Outra vantagem é que o óleo tem maior durabilidade, pois o gás não se mistura com o óleo e fica limpo por um tempo maior. Outros componentes que igualmente têm desgaste menor são os do sistema de injeção. Afinal, eles também permanecem limpos e são menores as chances dos bicos injetores entupirem.

Por fim, o escapamento também dura mais tempo, porque não há acúmulo de água nele com a utilização do GNV.

Caminhões estacionados

Caminhões a gás: boa opção para fugir do diesel?

Comprar um veículo a gás pode ser uma alternativa para economizar no combustível. Então, vamos saber como funcionam os caminhões a gás!

Desvantagens

Porém, existem algumas desvantagens em ter um carro movido à GNV. Uma delas é que se o carro for novo e você optar por fazer a conversão, perderá a garantia do fabricante.

Ainda, a potência do motor à GNV é inferior aos motores à gasolina e ele requer manutenções preventivas mais constantes. Além disso, a rede de postos para abastecer com GNV ainda não está presente em todas as localidades.

Assim, se você for fazer uma viagem longa e for abastecer com GNV, faça um planejamento do roteiro para não correr o risco de ficar sem combustível.

Aliás, embora o custo da instalação do GNV não seja muito barata, a compensação acontece em curto prazo, devido à economia feita na hora de abastecer.

Daí, fica por conta do proprietário do veículo tomar todos os cuidados necessários para a boa manutenção do sistema. 

Com isso, esperamos que tenha condições de decidir-se pela conversão de seu veículo ou pela compra de um novo, movido a GNV. E que essa escolha seja a melhor para você.

Portanto, para saber qual o custo de manutenção de um veículo GNV, você pode acessar o link abaixo. Lá daremos mais detalhes a este respeito.

pessoa mexendo em motor de carro

Manutenção do GNV: quanto custa e como fazer?

Garantir e fazer a manutenção do GNV periodicamente garante a boa conservação do carro e previne acidentes. Veja mais sobre o assunto aqui!

Sobre o autor  /  Carlos Zecchin

Entusiasta da escrita, tem interesse pessoal em assuntos relacionados a negócios, empreendedorismo e, como todo brasileiro, por carros. Acredita que todo conhecimento adquirido é um bem pessoal intocável.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Você também pode gostar

content

Como funciona o aplicativo Maxim? Entregas e viagens com qualidade!

Receber e enviar produtos ficou muito mais em conta com a Maxim, ela funciona como outro aplicativo do tipo, mas com preços mais acessíveis!

Continue lendo
content

Aluguel de Motos Santa Branca: conheça e saiba se vale a pena!

Quer alugar uma moto para trabalhar ou dar um passeio? Então, conheça a Aluguel de Motos Santa Branca e saiba se vale a pena!

Continue lendo
content

Como alugar um carro na Movida Locadora de Veículos?

É possível alugar carro na Movida Locadora de Veículos por aplicativo, pelo site da empresa ou pelo telefone. Saiba como aqui!

Continue lendo