Listas
Carros soviéticos: 12 modelos de esquerda que fizeram história
Assim como países capitalistas, os comunistam também gostam de carros. Conheça 12 Carros soviéticos apreciados até hoje que fizeram história!
Anúncios
Conheça os carros soviéticos que fizeram história
Vivemos hoje um momento de polarização e divisão política nunca antes visto. Há inclusive quem enxergue posição política em tudo, e é claro que essa discussão chegou até os carros.
Pensando nisso, nós do Senhor Carros resolvemos te mostrar 12 modelos de carros soviéticos antigos que rodam na Rússia até hoje, além de um bônus, com alguns exemplares de esquerda que chegaram até as ruas brasileiras.
Quer saber mais sobre o assunto? Então é só cair na leitura para aproveitar o Lenin que existe em você. Confira!
12 modelos incríveis de carros soviéticos
A Rússia, assim como os países do leste europeu são conhecidos por seus invernos rigorosos e também por seus carros que na maioria das vezes possuem um visual um tanto quanto peculiar.
Quando falamos de carros soviéticos, logo vêm à mente de muitos brasileiros carros como o Lada e o Niva, mas em terras russas, há uma série de veículos um tanto quanto peculiares e guerreiros, já que rodar por lá não é tarefa das mais simples. Confira agora o top 12 desses carros simbólicos
Você será redirecionado a outro site
12. Skoda Rapid
Antigos especialistas automotivos afirmavam que o Skoda Rapid possuía dirigibilidade de Porsche, embora tivesse preços populares. O carro foi construído na Tchecoslováquia entre os anos de 1984 e 1990. Embora apresentasse sérios problemas de confiabilidade, o modelo chegou a disputar alguns ralis e é presença marcante até os dias de hoje nas cidades russas.
11. Zil 117
O Zil 117 foi lançado em 1971 e era equipado com um motor V8 de 6.9 litros e era robusto e intimidador. Dizem que ele foi inspirado nos antigos Ford Galaxie da década de 1960, mas com atributos russos. O modelo, dispunha de 300 cavalos, algo elevado para época, mas toda essa cavalaria tinha uma explicação, era preciso força para mover um carro que pesava mais de 2 mil quilos.
10. SZD
Aqui temos um verdadeiro clássico entre os carros soviéticos. O SZD era produzido na Rússia, como um tipo de cadeira de rodas motorizada para deficientes. Normalmente, era dado ou vendido pelo governo com muitos descontos para quem precisasse, ou seja, era um veículo para os menos favorecidos.
O SZD era cedido por cinco anos, como um tipo de leasing e eram recolhidos ao final desse período e trocados por um novo. Embora seja raro, ainda é possível se deparar com alguns modelos em bom estado rodando pela ruas russas.
9. Volga Gaz 21
O Gaz 21 foi o primeiro modelo a receber o nome Volga, no ano de 1956. O carro alcançou fama somente agora e ocupa um lugar de destaque entre os apreciadores de carros russos semelhante ao que o DS tem na França.
O Carro foi produzido durante 24 anos e teve diferentes versões. Alguns modelos tinham transmissão automática, já outros foram produzidos de forma exclusiva para a KGB com um motor V8. Os modelos comercializados para a população eram equipados com motor de quatro cilindros capaz de gerar 70 cavalos.
8. Tatra 603
O Tatra 603 foi produzido na Tchecoslováquia entre os anos de 1956 e 1975 e é sem sombra de dúvidas um dos carros soviéticos mais peculiares.
Foi construído em três gerações, no entanto, conforme novos modelos eram lançados, os carros mais antigos eram devolvidos à fábrica, onde eram desmontados e reconstruídos. Por conta disso, era praticamente impossível saber qual era o modelo que você tinha em mãos.
Dentre as características que tornaram o Tatra 603 interessante, está um motor V8 instalado na traseira.
7. Melkus RS 1000
O Melkus RS 1000 era uma verdadeira miscelânea soviética. Com motor de três cilindros dois tempos com 993 cm³ e 50 cavalos proveniente de Wartburg 353 e uma carroceria esportiva, o modelo realmente chamava atenção.
Esse que é um dos mais icônicos carros soviéticos e era facilmente encontrado nas ruas da Alemanha Oriental. Embora os fabricantes tenham negado veemente na época, as linhas do ZiL 112 são bem semelhantes à Ferrari 250 TR.
6. Stratopolonez
O Stratopolonez é um modelo derivado do Lancia Stratos, tendo herdado o motor, supensão e freios do modelo. Entretanto, tudo isso foi alocado em uma estrutura hatchback construído na polônia.
O modelo, na verdade foi concebido para disputar o campeonato de ralis da FISA na categoria B. Entretanto, antes de sua primeira corrida, o carro não passou por nenhum tipo de test drive.
Na estreia então, o veículo se deu bem e venceu a prova, não sem antes ter rodado três vezes ao redor do seu próprio eixo. Uma verdadeira lenda soviética.
5. ZiL 112 Sports
O ZiL 112 Sports foi o único carro de corrida construído pela marca. Era movido pelo motor de oito cilindros em linha do seu antecessor o ZiL 111. O modelo rendia cerca de 230 cavalos.
Além disso, era dotado de um diferencial autoblocante, pneus radiais e freios à disco, algo inédito em carros soviéticos.
4. Trabant 601
O Trabant é um verdadeiro ícone dentre os carros soviéticos. Ele é considerado o maior símbolo dos carros horríveis da Alemanha Oriental.
Sua carroceria era construída em uma mistura estranha de materiais reciclados. Seu motor era minúsculo e fazia um barulho estranho quando rodava. Mas não vamos negar que ele tem seu charme.
Assim que o muro de Berlim caiu, o modelo foi então rejeitado por grande parte dos alemães. Hoje, exemplares em bom estado podem valer boas quantias de Euro.
3. Lada Niva
O Niva é considerado o Land Rover comunista aqui no ocidente e tem um lugar especial no coração de muita gente, inclusive dos brasileiros.
Especialistas afirmam que o Lada Niva é o primeiro SUV crossover, tem uma construção monocoque e suspensão dianteira independente. Sua produção se iniciou em 1977 e continua a todo vapor até os dias de hoje.
Seu comportamento em terrenos acidentados é elogiado até os dias de hoje, tanto que ele é o modelo escolhido por muita gente trabalha com trilhas off roads, ou que moram no campo.
A exemplo de outros modelos da montadora, o Niva saia de fábrica com um kit de reparos do tipo “faça você mesmo” com 21 peças para consertos à beira da estrada. Esse é um exemplo de carros soviéticos que podem ser vistos aqui no Brasil e que agrada muita gente.
2. Lada Samara
O Lada Samara chegou no Brasil em 1990 e dispunha de carroceria hatchback com três ou cinco portas e duas opções de motores carburados, um 1.3 de 65 cavalos e um 1.5 de 72 cavalos. Sua chegada despertou interesse por ser um carro de valor popular e importado.
O modelo era montado em Barueri em um centro gigante de operações, que chamava atenção dos motoristas que trafegavam pela Rodovia Presidente Castello Branco.
Com um visual até que bonito, o modelo vendeu bem na época de lançamento. No entanto, com o passar do tempo, a falta de preparo da montadora no pós-venda se tornou evidente. Além disso, havia diversos problemas de adaptação do modelo. A configuração para rodar apenas com gasolina pura e não misturada à etanol como ocorria por aqui foi um grande baque.
As vendas no mercado brasileiro duraram até 1995, quando mudanças no mercado de impostos de importação automotiva prejudicou as marcas que não produziam no país.
1. Lada Laika
E para fechar a nossa lista de carros soviéticos, não podemos deixar de falar do famoso Lada Laika.
O Laika é baseado no Fiat 124 e foi lançado na União Soviético em 1970. O pequeno sedã tinha como função ser robusto e acessível e cumpiru essa missão muito bem, tanto que vendeu mais de 16 milhões de unidades e acumula fãs nos quatro cantos do mundo.
No Brasil, onde chegou em 1990 o modelo teve expressão menor, apenas 33 mil unidades foram emplacadas. Tinha na confiabilidade mecânica um dos seus pontos mais fortes. Por ter tração traseira, é um modelo bem confortável e gostoso de dirigir.
O laika tinha algumas características interessantes. A chave de ignição ficavam à esquerda do volante, uma tradição da Porsche, que facilitava os mecânicos ligarem o motor de fora do carro. Os tambores de freio eram de alumínio e aletado, um metal abundante na Rússia, o que contribui para redução do peso.
Alguns modelos foram equipados com itens raros para época, como conta-giros, cintos laterais traseiros de três pontos, ajuste de altura do facho dos faróis, luzes traseiras para neblina e no conjunto de ferramentas, uma bomba manual para encher o pneu.
A exemplo do Lada Samara, o Laika também apresentou problemas com a gasolina brasileira que continha álcool em sua composição. Mas a questão de tributação brasileira em 1995 fez com que o modelo soviético só fosse visto raramente.
Depois de conhecer os modelos de carros soviéticos que fizeram história, que tal dar uma olhada para os veículos que foram feitos especialmente para o Brasil? Confira a seguir!
Conheça 10 modelos de carros feitos para o Brasil
Descubra modelos de carros feitos especialmente para o Brasil e saiba se você já foi dono de um veículo totalmente exclusivo!
Sobre o autor / Murilo C.
Revisado por / Samantha Scorbaioli
Editor(a) sênior
Em Alta
Simulador de financiamentos Meu Carro Novo: conheça e saiba como comprar um carro novo sem arrependimentos
O Simulador de financiamentos Meu Carro Novo é uma ferramenta muito útil para simular o seu financiamento. Confira mais aqui!
Continue lendoFinanciamento de veículos Banco Mercedes-Benz: conheça e saiba se é confiável
Para conseguir as taxas mais baixas do mercado, conheça e veja se o financiamento de veículos do Banco Mercedes-Benz é confiável!
Continue lendoLeilão de carros online: Como funciona e quais os benefícios
Comprar o seu veículo em um leilão de carros online pode ser uma ótima oportunidade para quem busca praticidade e economia. Confira!
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça os 10 carros mais vendidos da Chevrolet em 2020
Liderando com o carro mais vendido no Brasil, conheça agora quais são os 10 carros mais vendidos da Chevrolet no Brasil em 2020
Continue lendoVardana Leilões: conheça e saiba se é confiável
A Vardana Leilões é confiável, pois atua há mais de três décadas no ramo! Quem sabe o carro dos seus sonhos não está lá te esperando?
Continue lendoPrós e contras da Volkswagen Saveiro: Como é ter um exemplar
Robustez, ergonomia, conectividade e preço alto estão entre os prós e contras da Volkswagen Saveiro. Veja todos no post.
Continue lendo