Siga nas Redes Sociais

Listas

Primeirões: Conheça carros que estrearam no Brasil

Por

Murilo C. 

| Publicado em

Carros que estrearam no Brasil

Embora possa não parecer para muita gente o mercado automotivo é muito importante para muitas montadoras. Um dos indicadores disso são os carros que estrearam no Brasil antes de rodarem no resto do muito. 

É verdade que muitos projetos são desenvolvidos aqui e são vendidos em outros lugares, como já aconteceu antigamente e certamente ocorrerá no futuro. 

O mais recente “primeirão” lançado no Brasil e o Volkswagen Nivus, mas temos alguns outros modelos que estrearam por aqui e muita gente sequer imagina quais são. 

Assim, a equipe do Senhor Carros decidiu garimpar informações e chegou a uma lista com alguns carros que estrearam no Brasil. Para descobrir quais são eles, é só conferir o artigo de hoje! Bora?

ANÚNCIOS

Os carros que estrearam no Brasil

Conheça agora os principais modelos que rodaram no Brasil antes de ganhar ruas e estradas do mundo afora. 

ANÚNCIOS

5. Volkswagen Nivus

Como citamos na nossa introdução o exemplo mais recente de carros que estrearam no Brasil é o Volkswagen Nivus.

O modelo que teve bons números em sua pré-venda e compartilha de muita tecnologia do polo é na verdade um crossover que irá percorrer as ruas e estradas brasileiras para ainda esse ano rodar na Argentina.

Volkswagen Nivus
Volkswagen Nivus

De acordo com planos da montadora Alemã, o Nivus deve ganhar toda a América Latina e também o mercado Europeu já a partir de 2021. Mas quem sentiu o gostinho da estreia fomos nós. 

ANÚNCIOS

4. Renault Sandero

O Renault Sandero foi um projeto desenvolvido pela Renault e pela Dacia - montadora Romena que faz parte do grupo francês focada em carros de baixo custo. 

O Sander na verdade foi um projeto que teve a colaboração de profissionais franceses, romenos e brasileiros. Depois de muito estudo e pensando na viabilidade financeira, o Brasil acabou sendo o país escolhido para o lançamento que ocorreu no ano de 2007.

Renault Sandero
Renault Sandero

Aproveitando a plataforma do Logan, o hatch fez bastante sucesso e logo no seu ano de estreia chegou próximo de 40 mil unidades emplacadas. 

A Dacia só lançou o Sandero na Europa em junho de 2008 após sua apresentação no salão de Genebra daquele ano. 

No ano de 2011 a Renault repetiu a dose e a primeira reestilização do Sandero também estreou no Brasil antes do restante do mundo. 

O tamanho do Sander é tanto, que o modelo possui diferentes versões como a esportiva RS e o GT Line. Além disso, o modelo é um dos carros brasileiros que já foram elogiados no exterior

ANÚNCIOS

3. Volkswagen Fox

Muitos acreditam que o Fox foi criado para abastecer apenas o mercado automotivo da América do Sul. Mas a história não é bem assim. 

O projeto do hatch foi aprovado pela matriz alemã com a condição de ser vendido tanto no Brasil, quanto na Europa. No continente europeu a ideia era de que ele substituísse o Volkswagen Lupo, um compacto que não teve bons números de vendas. 

Dessa forma a montadora lançou o Fox primeiro no Brasil no ano de 2003 com o intuito de fazer o modelo passar por um teste de fogo. Como se deu bem por aqui o compacto chegou à Europa no de 2006. 

Volkswagen Fox
Volkswagen Fox

A volkswagen fez uma campanha agressiva de marketing na época dizendo que estava voltando às origens. Afinal o Fox tinha como objetivo ser um carro bom, bonito e barato.

Os europeus só não contavam com a valorização do real que fez o preço do Fox subir na época ficando mais caro do que o esperado, o que fez suas vendas empacaram. 

Diferente do que aconteceu no Brasil, o Fox não foi sucesso de vendas na Europa e acabou saindo de linha por lá. Por aqui o carro ainda se mostra valente com bons números de vendas. 

ANÚNCIOS

2. Chevrolet Meriva

A meriva é mais um dos carros que estrearam no Brasil e que pouca gente sabe. 

Antes da Spin, Chevrolet teve duas minivans em sua linha em meados dos anos 2000 e uma delas era Meriva. 

O projeto foi desenvolvido de maneira conjunta entre engenheiros brasileiros e alemães da Opel e ganhou as ruas brasileiras no ano de 2002. Na europa, o modelo só chegou em maio de 2003.

Chevrolet Meriva
Chevrolet Meriva

Na época, a Meriva era feita sobre a plataforma do Corsa, que também era vendido no mercado automotivo europeu. O modelo foi o último projeto nacional que teve participação técnica do braço alemão da montadora. 

Embora fosse ampla e espaçosa e com bons números de vendas, a Meriva tinha fama de ser gastona tanto na gasolina quanto no álcool. 

O modelo saiu de linha no ano de 2012, dando fim a uma época dourada da parceria entre a Chevrolet e Opel aqui no Brasil. Além da meriva, outros carros oriundos dessa união de sucesso foram o Kadett, Omega, Vectra e Astra.

ANÚNCIOS

1. Jeep Compass

E para fechar nossas lista dos modelos que fizeram sua estreia por aqui, temos o Jeep Compass. 

Tudo começou com a chegada da montadora ao Brasil, no em 2015. Embora não haja nenhum tipo de afirmação por parte da marca, seria natural que o país fosse o local para algum tipo de lançamento. E foi o que aconteceu. 

Jeep Compass
Jeep Compass

O Jeep Compass foi lançado mundialmente em terras tupiniquins em setembro de 2016. 

O modelo que é construído até hoje sobre a mesma plataforma do Renegade só conheceu ruas e estradas do exterior no começo de 2017 quando chegou aos EUA. No segundo semestre do mesmo ano, o Compass também chegou à Europa. Mas a estreia foi aqui.

ANÚNCIOS

Conclusão

O fato do Brasil ser um país de proporção continental e dispor de muitas fábricas de marcas instaladas aqui facilita que vez ou outra modelos sejam lançados aqui e depois sigam para outros lugares do mundo. 

Apenas como curiosidade, marcas como Fiat, Chevrolet, Volksvagen, Hyundai, Jeep, Renault constroem muitos carros que são destinados ao nosso mercado, quanto ao mercado exterior.

Agora queremos saber de você. De todos os carros que estrearam no Brasil, qual é o seu preferido? Deixe um comentário contando o motivo de sua escolha!

Depois de conhecer os carros que foram lançados primeiro aqui, que tal conhecer modelos compactos que estão empacados em vendas? Para conferir a lista dos hatches que são fracassos de vendas em 2020 é só clicar no botão abaixo.

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta