Carro

Carro usado agora é investimento? Veja se realmente vale a pena!

Os preços dos carros usados subiram com a demanda em alta e a produção reprimida. Mas será que seu carro usado pode servir como investimento? Saiba mais e veja alternativas aqui!

Anúncios

por Carlos Zecchin

Publicado em 01/03/2022

Descubra como está o mercado de carros usados e se eles valorizaram mesmo

Saiba mais sobre o mercado de automóveis e se carro usado é investimento. Fonte: Adobe Stock.
Saiba mais sobre o mercado de automóveis e se carro usado é investimento. Fonte: Adobe Stock.

Então, com a pandemia, o mercado de venda de veículos sofreu uma reviravolta. Pois, os carros usados que antes eram sempre desvalorizados, agora estão com os preços em alta. Portanto, o carro usado agora é um bom investimento? Descubra aqui se vale a pena!

As estatísticas mostram que os veículos usados estão mais valorizados, se compararmos os preços praticados em 2021 com relação aos de 2020. Assim, se o modelo for um dos mais vendidos, a valorização pode chegar até a 28% maior que antes. E ainda, em alguns segmentos, como as versões de luxo, a valorização chega até 50%.

Diante disso, tem muita gente descobrindo que seu veículo vale mais agora do que quando foi comprado, mesmo já estando rodado. E mais, essa valorização supera bastante a média dos investimentos no mercado financeiro.

Logo Webmotors

Webmotors simulador de financiamentos: como usar

Quer comprar ou trocar de carro e precisa de um financiamento? Então, uma opção é o Webmotors simulador de financiamentos: veja como usar e encontre as melhores opções!

Anúncios

Como está o mercado de carro usado?

Então, a pandemia trouxe uma nova realidade nos hábitos de consumo das pessoas, principalmente na questão da mobilidade. Muitos que antes não possuíam um veículo, agora estão optando por ter um carro próprio. Com isso, eles não dependem mais de transporte público ou de serviços de aplicativos.

Outro fator apontado pelos especialistas é de que os gastos com viagens, restaurantes, cinema, teatro e outros foram substituídos pela compra de um carro. Desse modo, houve aumento na demanda, e a produção da indústria automotiva não o acompanhou. Isso ocasionou a valorização dos veículos usados.

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que reúne 52 Associações de Marcas de todos os tipos de veículos, as vendas em 2021 foram seis vezes maiores que as vendas dos modelos zero km.

Portanto, nesse momento, se analisarmos a questão pelo lado financeiro, pode ser uma boa hora para vender seu carro, ainda mais se você o utiliza pouco e ele fica mais tempo parado na garagem. É mais interessante aplicar o dinheiro da venda e, por exemplo, alugar um quando precisar.

Se desejar, poderá comprá-lo novamente quando os preços começarem a baixar. Assim, pagará um valor mais baixo, pelo mesmo modelo e ano que vendeu.

Então, vamos conhecer alguns motivos pelos quais os carros usados valorizaram.

Por que os carros usados valorizaram?

Mas, afinal, por que houve valorização dos carros usados? Fonte: Adobe Stock.
Mas, afinal, por que houve valorização dos carros usados? Fonte: Adobe Stock.

Pois bem, com a chegada da pandemia, a indústria automotiva, que vinha batendo recordes de produtividade e vendas, teve uma forte redução em suas produções, devido a vários motivos. Primeiro, com os lockdowns implantados pelo governo, as fábricas foram forçadas a paralisar sua fabricação por um período, para conter a pandemia e garantir a saúde de seus colaboradores.

Essas paralisações envolveram não só as montadoras, como também os fornecedores de componentes e insumos. Desse modo, a cadeia de produção ficou muito prejudicada, principalmente pela falta de chips semicondutores e de artefatos de borracha, além de outros itens. Em resumo, ela ficou bastante limitada e a demanda aumentou muito. Isso causou grandes filas de espera pelos carros zero km e a consequente valorização dos carros usados disponíveis para a venda.

Segundo estimativas da indústria, este setor somente deve começar a se regularizar no segundo semestre de 2022. Assim, em algum momento a situação voltará à sua normalidade. Com a volta da circulação de pessoas e a retomada da vida normal, os preços deverão cair. Mas por enquanto, os carros usados continuarão a ser procurados.

Anúncios

Vale a pena vender seu carro usado agora?

Então, é um bom investimento vender seu carro usado? Fonte: Unsplash.
Então, é um bom investimento vender seu carro usado? Fonte: Unsplash.

Então, como explicado acima, o mercado de vendas de veículos usados está em expansão. Agora pode ser uma boa hora para vender o seu.

Segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o momento atual é de alta na demanda. E as indústrias de automóvel não estão conseguindo supri-la. Desse modo, se considerarmos os valores antes da pandemia, veremos que os carros usados tiveram uma alta nos preços que chegam a quase 25%.

Assim, este pode ser um bom momento para vender e fazer um bom negócio. E caso tenha mais de um veículo na garagem, pode ser interessante vender um deles, pela valorização atual. 

Portanto, poderá investir o dinheiro que vai receber e usá-lo onde desejar. Ou até aguardar o mercado se estabilizar, para novamente voltar a ter um carro. Assim, conseguirá um preço mais baixo e um lucro maior. Ainda, pode ser interessante neste momento vender seu modelo mais caro, comprar um mais barato e ficar com o troco.

Também conseguirá investir o dinheiro que vai economizar, e esperar o setor se normalizar para voltar a ter um automóvel de maior valor. Mas lembre-se, se sua opção for pela troca, também vai encontrar preços altos na hora de comprar.

Então, vale a pena fazer uma boa pesquisa de mercado. Dessa forma, saberá os preços que irá conseguir vendendo o que já possui, e também aquele que deseja adquirir. Pois assim, poderá encontrar oportunidades de realizar um ótimo negócio.

Enfim, conforme você pode ter concluído ao ler nosso artigo, esse é um bom momento para realizar uma transação lucrativa.

Carros por assinatura são nova tendência no mercado

Saiba ainda que, em função dessa nova dinâmica do mercado de venda de veículos, surgiram algumas oportunidades interessantes para ter o automóvel que precisa.

Uma delas é a nova tendência que está em expansão, onde se pode alugar um carro por assinatura. Ela tem algumas vantagens e benefícios, sem precisar usar todo o seu capital.

Nessa nova modalidade, é possível alugar um carro por períodos maiores de tempo sem se preocupar com manutenção, revisão e taxas que existiriam ao comprar seu próprio veículo.

Assim, acompanhe nosso artigo sobre os carros por assinatura acessando o link abaixo e descubra se é uma boa opção para as suas necessidades!

Detalhe de painel e pessoa dirigindo

Carro por assinatura vale a pena? Conheça o que é!

Precisa de um veículo para trabalhar ou estudar, mas não quer comprar um? Pois saiba que isso é possível. Veja aqui se carro por assinatura vale a pena!

Sobre o autor

Carlos Zecchin

Entusiasta da escrita, tem interesse pessoal em assuntos relacionados a negócios, empreendedorismo e, como todo brasileiro, por carros. Acredita que todo conhecimento adquirido é um bem pessoal intocável.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Maserati MC20: Saiba tudo sobre o veículo que também vem ao Brasil

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Maserati MC20: Saiba tudo sobre o veículo que também vem ao Brasil

Continue lendo
content

Porto Seguro Locação de veículos: como se cadastrar para alugar

O programa Porto Plus da Porto Seguro Locação de veículos oferece a seus clientes bons descontos na locação de carros: saiba como alugar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

19 piores carros para comprar em 2020: veja quais evitar!

O ano mal começou e já tem diversas novidades no mercado automotivo, e hoje iremos mostrar os piores carros para comprar em 2020, confira!

Continue lendo
content

Leilão para comprar carro: Descubra como e onde arrematar o seu

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Leilão para comprar carro: Descubra como e onde arrematar o seu

Continue lendo
content

AssineCar LM carro por assinatura: conheça e saiba se vale a pena!

Quer ter um carro zero com muitas vantagens? Saiba como funciona ter um carro por assinatura da AssineCar LM e se vale mesmo a pena!

Continue lendo