Leilão de Carros

Carro de leilão de financiamento: vale a pena arrematar?

No universo dos leilões existem veículos das mais diferentes origens e os recuperados de financeiras são normalmente os mais procurados. Descubra hoje se vale a pena arrematar um carro de leilão de financiamento!

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 19/07/2021

Carro de leilão de financiamento: saiba mais sobre esse tipo de veículo

No universo dos leilões veiculares existem muitas opções de automóveis que podem ser arrematados, além de diferentes origens que chamam a atenção dos arrematantes. E um dos preferidos de quem entende do ramo é o carro de leilão de financiamento. 

image
Comprar carro de leilão de financiamento

Onde comprar carro de leilão de financiamento

Descubra onde comprar carro de leilão de financiamento por meio de um ótimo negócio! Pequeno resumo do post recomendado

Por conta da crise financeira que assola o Brasil e também boa parte do mundo, muita gente que tinha financiado veículos acabou não conseguindo arcar com as parcelas e infelizmente acabou perdendo seus automóveis. 

Um carro de leilão de financiamento é na verdade, chamado de carro recuperado de financiamento, o nome assusta um pouco, pois parece que houve algum tipo de dano, não é mesmo?

Mas na verdade é só um nome mesmo, e provavelmente para sua surpresa, esse tipo de veículo é um dos mais procurados em leilões Brasil afora! 

No artigo de hoje, vamos te explicar o que é um carro de leilão de financiamento, se vale a pena arrematar um exemplar dessa natureza, além de trazer algumas informações que vão te surpreender. 

E aí? Bora saber mais sobre esse tipo de veículo? 

Anúncios

O que é um carro de leilão de financiamento?

O termo correto para carro de leilão de financiamento é carro recuperado de financiamento. 

Embora possa parecer óbvio para alguns, para outros pode soar meio estranho, mas é muito simples. 

Esse tipo de carro nada mais é do que um veículo que foi tomado pelas instituições financeiras como forma de pagamento de dívidas de financiamento. 

Quando alguém realiza um contrato de alienação fiduciária com um banco ou uma instituição financeira, ou seja, financia um crédito para compra de um carro, embora tenha posse direta do veículo, o automóvel pertence à instituição que forneceu o crédito e só será transferido ao comprador quando a dívida assumida for integralmente paga, ou seja quando o financiamento acabar. 

Assim, quando você optar por financiar um veículo, saiba que até o pagamento de todas das parcelas do crédito, o bem móvel não será de sua propriedade, mas sim da instituição financeira onde você financiou o seu carango. 

Trata-se do caso clássico no qual o veículo está alienado! 

Acontece que, muitas vezes as pessoas assumem dívidas que não conseguem pagar. 

E para esses casos, é possível que o bem seja retido para o abatimento dos valores devido à instituição. 

E é justamente desse tipo de situação, quando as parcelas do financiamento não são pagas adequadamente surgem os carros de leilão de financiamento. 

Carro de leilão de financiamento: aparência de zero km

Um ponto importante a ser ter em mente, que embora esse tipo de veículo seja “chamado” de carro recuperado de financiamento, o termo “recuperado” não tem nada a ver com sinistros iguais os de seguro ou de danos. 

Mas sim, com carros cujos compradores originais não conseguiram arcar com as dívidas até o final e tiveram o bem tomado de si. 

Dessa maneira, para recuperar o investimento, o banco ou a financeira pega o carro de volta e o coloca para ser leiloado para dessa maneira, abater parte ou recuperar o seu prejuízo. 

Carro de leilão de financiamento é grande negócio!
Carro de leilão de financiamento é grande negócio!

De maneira geral, os carros de leilão provenientes de financiamento estão em ótimo estado de conservação.

É muito fácil encontrar esse tipo de veículo em estado de zero km e o que é melhor de tudo, pagar valores muito mais baixos e acessíveis por eles. 

Hoje em leilões veiculares, os veículos mais procurados são os recuperados de financiamento ou então os provenientes de frotas. 

Depois de conhecer o que é um carro de leilão de financiamento, nós vamos responder outra pergunta: Se vale a pena arrematar um carro dentro dessa modalidade. 

Anúncios

Vale a pena arrematar um carro de leilão de financiamento?

Agora que você já sabe que um carro que foi recuperado de financiamento é aquele cujo comprador original não teve condições de pagar e por isso a instituição o tomou de volta para amenizar os prejuízos você deve estar se pergunando:

Será que vale a pena arrematar um carro de leilão de financiamento?

A resposta para essa pergunta vem direto dos nossos especialistas é um grande: SIM.

Sim, arrematar um carro de leilão de financiamento vale MUITO a pena!

O leilão de carros provenientes de recuperação de financiamento é muito vantajoso para quem quer um carro de qualidade, aliado à economia de investimento. 

Nesse tipo de negócio, é possível encontrar exemplares por valores finais entre 30% e 40% da Tabela Fipe.

Dessa maneira, é possível que você realize a compra de um carro que veio de um financiamento que não deu certo, está em ótimas condições e com um valor muito abaixo do mercado. 

Um ponto importante e honesto sobre leilões é que nem todos veículos que são leiloados sofreram algum tipo de dano e sinistro. 

Mas caso tenham sofrido, isso estará bem claro no edital do leilão e você vai saber caso haja algum tipo de dano anterior à compra. 

Como já citamos, esse tipo de carro é sem sombra de dúvidas uma das melhores opções para se arrematar em um leilão! 

Bônus: É possível financiar um carro de leilão de financiamento

Se você é nosso leitor, certamente já leu em alguns de nossos artigos que para arrematar um veículo de leilão é preciso pagar por ele à vista. 

No entanto, para veículos de leilão recuperados de financiamento existe um bônus a mais: é possível fazer um financiamento para comprar esse carro.

Embora seja uma opção possível e até mesmo vantajosa em certo ponto, ela pode ser um pouco trabalhosa, uma vez que para ter um financiamento aprovado é preciso seguir algumas regras. 

Financiar o carro de leilão de financiamento muitas vezes acaba não se tornando uma realidade por causa da necessidade de dar entrada, a inexistência de um score alto e também do preço aumento, uma vez que financiamentos contêm juros. 

É possível conseguir financiamento!
É possível conseguir financiamento!

Para conseguir financiar um carro de leilão que foi recuperado em financiamento existe uma série de fatores que precisam estar alinhadas, como mostramos aqui nesse artigo

Logo, nossos especialistas dão uma dica mais fácil:

Busque sim, um carro de leilão de financiamento, mas tente arrematá-lo de maneira convencional, ou seja, à vista! 

Dessa maneira o negócio é feito diretamente, sem nenhum tipo de complicação e você não fica com um carnê a perder de vista para pagar, principalmente se seu objetivo for revender esse carro. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é um carro de leilão de financiamento e que realmente vale a pena arrematar um exemplar desse tipo, certamente está se perguntando:

Mas onde posso encontrar um carro de leilão recuperado de financiamento?

Não se preocupe. 

Nossos especialistas mais uma vez estão aqui para te ajudar e fizeram uma seleção mais do que especial para você. 

Eles te ensinam os principais cuidados para se tomar nesse tipo de compra, os passos para participar desse tipo de leilão e o mais importante de tudo: onde encontrar o seu exemplar. 

Ficou curioso? Quer saber mais? Para isso é só clicar abaixo! 

Comprar carro de leilão de financiamento

Onde comprar carro de leilão de financiamento

Descubra onde comprar carro de leilão de financiamento por meio de um ótimo negócio! Pequeno resumo do post recomendado

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Saiba tudo e mais um pouco sobre o seguro auto Mapfre

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Saiba tudo e mais um pouco sobre o seguro auto Mapfre

Continue lendo
content

Saiba quais são os 10 carros populares mais seguros do Brasil

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Saiba quais são os 10 carros populares mais seguros do Brasil

Continue lendo
content

Novas motos 2022: veja 8 lançamentos imperdíveis!

Honda e Yamarra são marcas que colocaram novas motos no mercado em 2022! Veja esses e outros lançamentos de motos e escolha uma para você!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

10 motos mais baratas para trabalhar: economize em 2022!

Uma moto é uma boa escolha de locomoção hoje em dia. Assim, veja quais os modelos de motos mais baratas para trabalhar e economize em 2022!

Continue lendo
content

Leilão de motos da Receita Federal ou do Detran: qual escolher?

Quer comprar uma moto por preço bem vantajoso? Você pode escolher entre o leilão de motos da Receita Federal ou do Detran e sair satisfeito!

Continue lendo