Siga nas Redes Sociais

Artigos

Você sabe o que fazer quando quando seu carro começa a pegar fogo?

Por

Senhor Carros 

| Publicado em

Você já passou pela incômoda e angustiante situação do seu carro fumacear? Se sim, ainda deve lembrar-se da sensação de pânico ao perceber que não fazia ideia se havia risco de incêndio.

Ao perceber fumaça saindo do seu capô é importante verificar dois aspectos: a cor da fumaça e o seu cheiro (obviamente, depois de estacionar o veículo em segurança o mais rápido possível em um local aberto).

Fumaça branca

Se a fumaça for branca e não tiver cheiro, fique tranquilo, não há risco de incêndio. Com certeza algo está errado, mas isso é algo que o seu mecânico irá analisar. O mais importante é que você e os demais ocupantes do veículo estão seguros.

Fumaça preta

Porém, se a fumaça for escura e apresentar cheiro, retire todos os ocupantes do veículo, pois se trata de um princípio de incêndio. Dificilmente haverá risco de explosão, pois o motor fica longe do tanque de combustível. Então, mantenha a calma.

O que fazer?

Após romper o lacre e destravar a válvula do extintor, abra o capô do carro. Lembre-se que o oxigênio alimenta o fogo. Portanto, se você abrir o capô demais ou bruscamente, as chamas só irão aumentar. Abra o suficiente para direcionar o bico do extintor para o motor.

Para que o extintor atue corretamente, deixe-o em pé (na horizontal o extintor só irá liberar pressão e não o pó químico). Despeje uma quantidade considerável de pó químico antes de verificar a situação. Levante o capô aos poucos, se o fogo persistir direcione o jato para a base das chamas fazendo movimentos laterais.

Após certificar-se que tudo está apagado e de chamar o guincho, vá a oficina mais próxima para acabar de vez com o pesadelo.

ANÚNCIOS

Em Alta