Artigos

Você sabe o que fazer quando quando seu carro começa a pegar fogo?

Anúncios

Você já passou pela incômoda e angustiante situação do seu carro fumacear? Se sim, ainda deve lembrar-se da sensação de pânico ao perceber que não fazia ideia se havia risco de incêndio.

Ao perceber fumaça saindo do seu capô é importante verificar dois aspectos: a cor da fumaça e o seu cheiro (obviamente, depois de estacionar o veículo em segurança o mais rápido possível em um local aberto).

Fumaça branca

Se a fumaça for branca e não tiver cheiro, fique tranquilo, não há risco de incêndio. Com certeza algo está errado, mas isso é algo que o seu mecânico irá analisar. O mais importante é que você e os demais ocupantes do veículo estão seguros.

Fumaça preta

Porém, se a fumaça for escura e apresentar cheiro, retire todos os ocupantes do veículo, pois se trata de um princípio de incêndio. Dificilmente haverá risco de explosão, pois o motor fica longe do tanque de combustível. Então, mantenha a calma.

O que fazer?

Após romper o lacre e destravar a válvula do extintor, abra o capô do carro. Lembre-se que o oxigênio alimenta o fogo. Portanto, se você abrir o capô demais ou bruscamente, as chamas só irão aumentar. Abra o suficiente para direcionar o bico do extintor para o motor.

Para que o extintor atue corretamente, deixe-o em pé (na horizontal o extintor só irá liberar pressão e não o pó químico). Despeje uma quantidade considerável de pó químico antes de verificar a situação. Levante o capô aos poucos, se o fogo persistir direcione o jato para a base das chamas fazendo movimentos laterais.

Após certificar-se que tudo está apagado e de chamar o guincho, vá a oficina mais próxima para acabar de vez com o pesadelo.

Sobre o autor  /  Senhor Carros

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Comprar Chevrolet Cruze: Conheça os caminhos para um bom negócio

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar Chevrolet Cruze: Conheça os caminhos para um bom negócio

Continue lendo
content

Financiamento Auto BB: conheça o financiamento de veículos e saiba se é confiável

O Banco do Brasil oferece uma das melhores taxas do mercado para você financiar seu carro. Descubra se o Financiamento Auto BB é confiável!

Continue lendo
content

Carros usados e seminovos: qual a diferença, afinal?

Descubra de uma vez por todas quais são as diferenças entre carros usados e seminovos e saiba o que levar em consideração na hora da compra!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Lut Leilões: conheça e saiba se é confiável

Na Lut Leilões, você pode encontrar o carro que procura por um bom preço. Então saiba como funciona a Lut Leilões e se é confiável!

Continue lendo
content

Confira como participar dos leilões de veículos da Polícia Federal!

Tem dúvidas de como participar de leilões de carros da Polícia Federal? Aqui você vai conhecer as melhores dicas para adquirir seu automóvel!

Continue lendo
content

Qual a desvalorização de um veículo recuperado?

A desvalorização do veículo recuperado pode ser de 30 a 45% menos do que um seminovo de acordo com a tabela FIPE a depender de sua origem.

Continue lendo