Consórcio

Consórcio de moto: é vantagem fazer um?

Quer comprar uma moto, mas sem pagar entrada? Saiba tudo sobre o consórcio de moto e a vantagem dele para planejar a sua compra.

Anúncios

por Paulo Aléx

Publicado em 24/11/2022

Consórcio de moto: facilite a compra do seu veículo de duas rodas! 

Dirija em direção ao seu futuro com a sua moto nova. Fonte: Pexels.
Dirija em direção ao seu futuro com a sua moto nova. Fonte: Pexels.

Ter uma moto própria para locomoção mais rápida, gerar economia e lazer é o sonho de muita gente. E o melhor é que dá para realizá-lo por meio de uma modalidade de compra simples. Saiba a vantagem de um consórcio de moto. 

Melhores consórcios de motos: conheça!

Precisa de ajuda para escolher entre os melhores consórcios de motos? Não se preocupe! Nós te mostramos quais são os ideais para você!

Afinal, essa é uma opção bastante atrativa e segura para quem quer adquirir um automóvel, mas não possui o dinheiro à vista. Nela, um grupo de interessados se junta para adquirir um bem semelhante. 

Anúncios

Como funciona um consórcio de motos?

Na prática, existem grupos interessados em comprar uma moto, do mesmo modelo ou valor. Neste grupo, é criado um tipo de poupança em conjunto, e você se torna um cotista. 

Todos os meses irá ocorrer um sorteio, que pode contemplar você com uma carta de crédito para comprar a sua moto. Ou se não quiser contar com a sorte, você pode oferecer um lance como em leilões.

logo Mycon em fundo roxo

Mycon Consórcio Digital: conheça!

Você já pensou em comprar o seu meio de locomoção para nunca mais passar sufoco? A Mycon Consórcio Digital é confiável para isso!

A diferença é que o lance significa o número de parcelas que você pode antecipar, e consequentemente, ter mais chances de vencer o leilão, entende? 

Sendo assim, a grande vantagem do consórcio de motos é que você pode adequar as parcelas conforme as suas condições de pagamento. Isto é, sem precisar dar alguma entrada ou pagar juros pelas parcelas. 

Por que o consórcio de moto é uma boa opção?

Organização financeira é uma vantagem de optar por um consórcio de moto. Fonte: Pexels.
Organização financeira é uma vantagem de optar por um consórcio de moto. Fonte: Pexels.

A número 1 é a possibilidade de organização financeira, pois com um consórcio as chances de você se endividar são menores. Isso porque o valor das parcelas ficará dentro do orçamento conforme o preço da moto que você escolher.

E ainda, não existe taxa de juros nas parcelas, assim você não será pego de surpresa com valores além do planejado. Contudo, caso exista atraso no pagamento, você fica passível de aplicação de juros e multa.

Outro ponto importante é a segurança na compra. Essa modalidade é completamente segura e confiável para aquisição de uma moto a médio ou longo prazo, tudo bem?

Anúncios

Mais vantagens de fazer um consórcio de motos

O Banco Central cuida de todas as Administradoras de Consórcio, o que torna ainda mais vantajoso adquirir uma moto por consórcio. Sendo assim, as chances de perder dinheiro ou pagar juros exorbitantes são quase nulas, como dito.

Outra vantagem de participar de um consórcio de moto é que não é preciso comprovar renda ou passar por uma análise de crédito. Ou seja, você pode iniciá-lo mesmo que esteja com nome negativado.

Porém, ao ser contemplado, fique ciente de que a análise será realizada. Então, vá regularizar-se o quanto antes para não perder a chance de finalmente ter a sua moto, combinado?

Até lá, é preciso apenas se preocupar em pagar as parcelas em dia para não ficar inadimplente, pois consorciados com pagamento atrasado não são contemplados.

Logo honda vermelho

Consórcio de Motos Honda: conheça!

Saiba tudo sobre o consórcio de motos da Honda aqui: como funciona, se é confiável e o que você pode fazer para ter uma moto em mãos!

É importante saber que cada Administradora tem suas regras, portanto, sempre consulte como funciona caso seja contemplado, para poder usufruir da sua carta de crédito. 

E não para por aí! Como mencionado anteriormente, existe ainda a possibilidade da compra ser mais rápida. Isto é, por meio dos lances você tem ainda mais poder de compra. 

Enquanto você paga as pequenas parcelas em dia, pode se planejar para dar um lance de antecipação e levar a tão sonhada moto para casa! 

Percebeu a vantagem de participar de um consórcio de moto e quer saber ainda mais sobre a modalidade? Então, continue lendo para entender como fazer parte de um grupo.

Como fazer parte de um consórcio de moto? 

Só falta você fazer seu consórcio e sair rodando. Fonte: Pexels.
Só falta você fazer seu consórcio e sair rodando. Fonte: Pexels.

Bem, agora que você entendeu porque é uma boa opção e tem vantagem fazer consórcio de moto, vai entender como fazer parte de um. Confira o passo a passo abaixo para participar de um consórcio de moto: 

Busque uma administradora credenciada

Para começar, você precisa realizar uma busca pelas empresas certificadas e fiscalizadas pelo Banco Central.

Nessa primeira etapa, se preferir você pode procurar pelas próprias Montadoras que oferecem um consórcio de motos, como a Honda.

Escolha a melhor carta de crédito para você

Após encontrar a melhor Administradora para você, confira os planos de pagamentos disponíveis. Nesta etapa, você vai verificar o que se encaixa melhor no seu bolso. 

Lembrando que o ideal é procurar parcelas que se encaixem na sua organização financeira para manter os pagamentos em dia. 

Escolha o seu grupo

Escolhida a Administradora e o plano de pagamento, chegou a hora de escolher o seu grupo. Aqui, você vai encontrar algumas opções:

  • Grupo em formação: é um grupo que ainda não foi fechado, ou seja, a Administradora está reunindo pessoas com o mesmo interesse para participar. 
  • Grupo formado: aqui, os participantes já estão formados e ativos no consórcio, porém você poderá entrar por uma cota vaga (não comprada ainda) ou por transferência .

Separe os documentos necessários

Encontrou o seu grupo? O próximo passo é fechar o contrato. Novamente, a vantagem do consórcio de motos é não ter muita burocracia. Normalmente, os documentos exigidos para entrar no consórcio são apenas:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda (quando você for contemplado).

É bem simples, porém fica a critério da Administradora pedir algum documento complementar para finalizar a assinatura. 

Comece a pagar as parcelas

Agora você sendo um novo consorciado, vai receber boletos para pagamento das parcelas. A partir daqui, é torcer para ser contemplado com a carta de crédito e pegar a sua moto!

Mas, mesmo sabendo da vantagem de um consórcio de motos, você quer comprar uma e não contar com a sorte, já que tem um pouco mais de dinheiro? Talvez seja uma boa investir em leilão! Confira outras opções para você.

Mulher segurando moto miniatura

Leilão de motos da Receita Federal ou do Detran

Precisando comprar uma moto boa e barata? Comprá-la em leilão é uma oportunidade de fazer bom negócio, com preços bem acessíveis. Conheça então dois leilões baratos!

Sobre o autor

Paulo Aléx

Amante da escrita, apreciador de carros e entusiasta gastronômico nas horas vagas. Ajudo você a se manter informado e tomar as melhores decisões quando o assunto é o mercado automobilístico!

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Edgar Carvalho Leiloeiro: como se cadastrar para comprar

No escritório Edgar Carvalho Leiloeiro você vai encontrar uma boa oportunidade para conseguir seu carro usado: saiba então como comprar!

Continue lendo
content

Consórcio de motos Honda: como fazer?

Quer comprar uma moto zero, sem ter o valor cheio? Confira agora um passo a passo de como fazer um consórcio de motos na Honda!

Continue lendo
content

Car Builder 3D app: como baixar e usar?

Um jogo divertido e fácil de usar que diverte adultos e crianças. Então, saiba como baixar o Car Builder 3D e crie carros espetaculares!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Rentcars: conheça e saiba se vale a pena!

A Rentcars é uma plataforma que compara preços de aluguéis de veículos para quem precisa alugar, mas será que vale a pena? Confira aqui!

Continue lendo
content

Carvisa Proteção Automotiva: como contratar para o seu veículo?

Você pode fazer uma simulação e contratar a Carvisa Proteção Automotiva para o seu veículo online! Veja como aqui.

Continue lendo
content

Leilão de veículos apreendidos do DETRAN RJ: conheça!

Veículos em bom estado e por preços atraentes estão esperando por você no leilão de veículos apreendidos do DETRAN RJ. Saiba mais aqui!

Continue lendo