Dicas

Como saber se a bateria do carro estragou? Veja nossas 5 dicas simples!

Vai sair de manhã para ir ao trabalho ou à faculdade e o carro não pega? Todo mundo já passou por esse problema, não? Então como saber se a bateria do carro estragou? Veja nossas 5 dicas simples!

Anúncios

por Carlos Zecchin

26/02/2022 | Atualizado em 04/03/2022

Será que a bateria do carro estragou? Não fique na mão, saiba como evitar!

Mas, afinal, como saber se a bateria do carro estragou? Fonte: Adobe Stock.
Mas, afinal, como saber se a bateria do carro estragou? Fonte: Adobe Stock.

Uma situação pela qual quase todo mundo já passou é quando você gira a chave do carro e ele não quer pegar. Esse problema, muitas vezes, é sinal de que a bateria está com problemas. Mas como saber se a bateria do carro estragou?

Então, ela é um dos componentes que mais apresentam problemas no automóvel, isso porque sua duração tem um tempo limitado. E pior, não funciona quando menos se espera, e acaba deixando a gente em situações difíceis.

Portanto, sempre é bom estar atento a alguns detalhes para não ter problemas na hora de ligar o seu veículo, pois como ela não custa tão caro, é melhor verificar se não é hora de trocá-la.

Assim, poderá evitar gastos maiores com serviços de guincho ou assistência mecânica, por exemplo. Desse modo, vamos mostrar 5 dicas práticas para saber se a bateria do carro estragou. E ainda, algumas dicas de como evitar que esse problemas aconteça. Acompanhe!

Carros pretos estacionados em fileira

Melhores seguradoras que aceitam carros de leilão

Pretende comprar um veículo novo ou usado, e já se decidiu que leilões de carros são uma boa opção? Conheça as seguradoras que aceitam fazer o seguro!

Anúncios

5 dicas práticas para saber se a bateria do seu carro estragou ou não: confira! 

Confira nossas dicas práticas. Fonte: Unsplash.
Confira nossas dicas práticas. Fonte: Unsplash.

Muito bem, seu carro não quer pegar e provavelmente o problema é com a bateria. Então, veja abaixo 5 dicas para saber se ela estragou.

1. Bateria descarregando

Um sinal muito comum é quando sua bateria está descarregando com frequência, pois isso é um alerta de que a sua vida útil está no final. Ou ainda, se for uma nova e com garantia, provavelmente está com defeito e você deve solicitar a troca.

Anúncios

2. Bateria com cheiro forte ou com vazamento

Então, outro fator que pode indicar se a bateria estragou é se ela está exalando um cheiro forte, ou ainda, com vazamento de água. Assim, caso isso aconteça, é um sinal de que ela está fervendo. Portanto, já está mais do que na hora de providenciar sua troca por uma nova.

3. Zinabre nos polos

Verifique as condições da bateria. Fonte: Pexels.
Verifique as condições da bateria. Fonte: Pexels.

Outro sintoma de que a bateria está fraca é se os pólos estiverem com zinabre. E o que é o zinabre? O zinabre é aquele resíduo esverdeado que se acumula nos pólos com o tempo.

Isso faz com que a passagem da corrente elétrica seja prejudicada e ela não funcione adequadamente. Portanto, caso seja esse o motivo, providencie a limpeza. Então, na internet, encontram-se várias dicas de como fazer essa limpeza de modo adequado.

4. Motor gira devagar ou não gira

Pois bem, ao tentar ligar o carro, o motor gira devagar ou não dá a partida. Esse é outro indicador de que a bateria do seu veículo não está com carga suficiente. Assim, pode ser que sua vida útil esteja acabando, pois não consegue carregar adequadamente. Desse modo, para não ficar na mão, é bom providenciar a sua troca.

5. Data de fabricação

As baterias normalmente não têm um prazo de validade definido, mas têm vida útil limitada. Assim, verifique qual a data de fabricação da bateria do seu carro, na parte superior dela, pois geralmente elas duram por volta de dois anos. Algumas ainda duram um pouco mais. De qualquer modo, se esse período já passou, pode ser a hora de aposentar a sua e trocá-la por uma nova.

Então, esses são alguns dos sintomas que as baterias apresentam, indicando que uma hora vão te deixar na mão.

Ainda, o mau funcionamento pode acarretar problemas tanto ao alternador, como para os componentes elétricos do seu carro. Mas antes de sair por aí comprando outra, é bom fazer um teste para saber suas reais condições. Desse modo, procure um revendedor autorizado e solicite um.

Através dele é feita a medição da tensão que ela está fornecendo e o nível de carga da mesma. Também é possível verificar se, ao dar a partida, é mantido o fornecimento da tensão necessária para ligar o carro. Assim, com estes testes, será possível identificar se realmente está na hora de substituir a bateria.

E mais, se o revendedor for de sua confiança, poderá pedir sua opinião a respeito da necessidade real da troca, e assim evitar um custo desnecessário. E também, solicite um teste do alternador, pois o problema pode ser com esse componente.

Dicas úteis para evitar que a bateria estrague

Pois bem, todo proprietário de um carro já deve saber que as baterias são alérgicas ao frio. Isso porque a reação química que produz a energia elétrica fica mais difícil de acontecer em temperaturas baixas. É aí que o problema aparece, mas não significa que elas estejam com problemas.

Também evite deixar os equipamentos elétricos ligados durante o período que o carro está com o motor desligado, pois isso pode causar uma descarga maior nela. Além disso, é bom evitar deixar o veículo parado por muito tempo na garagem. Assim, mesmo que não vá sair de casa, é melhor ligar regularmente o motor por um tempo.

Então, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a não ter problemas, na hora de usar seu carro.

Desse modo, sempre é bom ficar atento. A simples troca da bateria pode evitar que você tenha gastos muito maiores ou tenha transtornos desagradáveis, pois, dependendo de onde o automóvel apresentar problemas, talvez você tenha custos para acionar um serviço de guincho ou de um mecânico. Ou ainda, danificar equipamentos elétricos, que custam mais caro que uma simples bateria.

Por fim, não caia na besteira de querer economizar seu dinheiro comprando as recondicionadas ou de marcas desconhecidas. Procure sempre por marcas de confiança e com garantia, para evitar problemas. Assim, não vai se arrepender depois e pode dirigir seu veículo sem medo de ser surpreendido.

E se quer conhecer mais curiosidades sobre o mundo automotivo, confira a seguir quais são os carros mais caros para encher o tanque em 2022!

TOP 15 carros mais caros para encher o tanque

Veja aqui quais são os veículos mais caros para encher o tanque em 2022 e fique atento antes de comprar um desses modelos!

Sobre o autor

Carlos Zecchin

Entusiasta da escrita, tem interesse pessoal em assuntos relacionados a negócios, empreendedorismo e, como todo brasileiro, por carros. Acredita que todo conhecimento adquirido é um bem pessoal intocável.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Prós e contras do Chevrolet Onix: Saiba como é ser dono de um exemplar

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Prós e contras do Chevrolet Onix: Saiba como é ser dono de um exemplar

Continue lendo
content

Lut Leilões: como se cadastrar para comprar

A vantagem de adquirir um carro em leilão são os preços baixos. Saiba como comprar na Lut Leilões e aproveite as oportunidades!

Continue lendo
content

Locação de veículos Kinto Share ou Luxury Signature: qual o melhor?

É um sonho ter um carro 0km da Audi ou Toyota para dirigir? Então, conheça a locação de veículos da Kinto Share e Luxury Signature!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Locadora Alamo: como se cadastrar e alugar?

Precisa de um carro para trabalhar ou passear, seja no Brasil ou exterior? Conheça a Locadora Alamo e saiba como alugar de forma fácil!

Continue lendo
content

Como comprar seu veículo na Guariglia Leilões

Saiba quais são os passos necessários para comprar na Guariglia Leilões e descubra como como garantir seu carro ainda hoje!

Continue lendo
content

Fiat Mobi 2021: O que o compacto tem de novidades?

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Fiat Mobi 2021: O que o compacto tem de novidades?

Continue lendo