Artigos

O que você precisa saber para evitar acidentes graves de carro

Advertisement

Dentre os vários itens de segurança presentes em veículos, o mais importante para evitar acidentes é sem dúvida o sistema de frenagem. Para saber como agir em uma situação de risco é essencial conhecer qual é o tipo de sistema de freio do seu veículo e como ele atua.

Em seus primórdios os freios eram responsáveis por garantir a redução de velocidade e a parada do automóvel, simples assim. No entanto, com a evolução tecnológica este sistema foi aprimorado e surgiram novas funções que auxiliam na segurança da frenagem e no comportamento dinâmico do veículo.

Tais inovações e diferenças de aprimoramento em sistemas de freio exigem um comportamento específico do condutor diante do sistema utilizado em seu veículo. Por isso é necessário o conhecer como os diferentes tipos de freios funcionam e como se deve agir ao utilizar cada um deles.

Freios comuns (sem atuação de sistemas eletrônicos)

Podem ser a disco, a tambor, ou até mesmo a ar para veículos de maior porte. São acionados diretamente pelo condutor quando pressionam o pedal do freio e requerem atenção em sua utilização.

Em uma parada brusca e em alta velocidade, por exemplo, enquanto se mantém o pedal pressionado o automóvel perde a sua manobrabilidade fazendo com que o veículo deslize na direção em que seguia no momento da frenagem. Ou seja, neste caso de nada adiantaria girar o volante com as rodas travadas, pois o carro não mudaria sua trajetória.

Para evitar tal perda de controle e manter as condições de esterçamento é necessário que não se deixe a roda travar por completo, ou seja, o condutor teria de pressionar de forma intermitente ou “bombar” o pedal de freio para que as rodas não travem por completo e se consiga direcionar o veículo.

Ao não deixar as rodas travarem por completo você também irá melhorar o desempenho de frenagem, sendo mais direto, o carro irá parar mais rápido.

Freios ABS

O freio ABS (do inglês Anti-lock Braking System) é sistema de travamento antibloqueio que é obrigatoriamente instalado nos carros fabricados no Brasil desde o início de 2014. Trata-se de um sistema eletrônico que impede que as rodas do veículo se travem por completo durante a frenagem quando o condutor mantém o freio pressionado ao máximo. Isto possibilita que o esterçamento do volante corrija a trajetória e, assim, é encurtada a distância até a parada total do veículo.

Essa tecnologia pode ainda ser assistida por outros sistemas, como o EBD (do inglês Eletronic Brake Force Distribuition) que é um controle eletrônico de frenagem. Ele é responsável por distribuir a força aplicada nos freios, ajudando a garantir ainda mais a estabilidade e a menor distância de parada durante frenagens.

Sistemas de frenagem ativa

Esse tipo de frenagem entra em ação mesmo quando não solicitado pelo motorista, quando o sistema entende que há perda de estabilidade do veículo. Encontrados nos sistemas de controle de estabilidade, chamados por algumas montadoras de ESP (do inglês Eletronic Stability Program), eles conseguem travar cada uma das rodas de forma independente ajudando na correção de trajetória do veículo.

O ESP consegue corrigir a trajetória do veículo se necessário uma vez que monitora os movimentos feitos no volante e compara com a trajetória real (no sistema da Bosch esta verificação ocorre 25 vezes por segundo). Se precisar, o sistema pode atuar no motor e acelerar as rodas.

A atuação de sistemas eletrônicos nas frenagens atualmente traz ao condutor um enorme nível de segurança se comparado aos sistemas tradicionais, já que dividem com o motorista as responsabilidades do controle do veículo em situações de risco, permitindo que condutores comuns tenham um maior controle sobre o veículo.

Sempre verifique a situação do seu sistema de freio. Se precisar de uma boa oficina procure bem online antes ou pergunte a conhecidos e encontre a oficina de confiança mais próxima de você.

Trending Topics

content

Como consultar se o carro é de leilão? Aprenda de forma gratuita

Se quer saber como consultar se o carro é de leilão de forma gratuita, confira aqui! É possível pelo Renavam e pela placa do veículo. Entenda.

Keep Reading
content

Carro automático de leilão: benefícios e cuidados a se tomar

Comprar carro automático de leilão tem várias vantagens, como preço acessível e facilidade. Veja os cuidados necessários para fechar negócio!

Keep Reading
content

As 29 SUVs para evitar de qualquer maneira

Estes SUVs chamam atenção com seu acabamento externo. Mas, hoje, o Senhor Carros mostrará a você os piores carros do segmento de SUVs, confira!

Keep Reading

You may also like

content

Geração millennial é a que mais compra veículos em leilão

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Geração millennial é a que mais compra veículos em leilão

Keep Reading
content

Suspensão da CNH de inadimplentes: como funciona?

Será que a suspensão da CNH de inadimplentes está efetivada? Existem várias situações onde você pode manter sua carteira de motorista.

Keep Reading
content

Comprar Volkswagen Tiguan Allspace: Aprenda a fazer um bom negócio

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar Volkswagen Tiguan Allspace: Aprenda a fazer um bom negócio

Keep Reading