Listas
Ford F-1000 : A história da Picape Clássica que deixou saudades
Conheça a história da Ford F-1000 picape que deixou saudade em muita gente
Anúncios
O segmento de picapes grandes no Brasil teve início no ano de 1957 e foi inaugurado pela F-100. Entretanto nos anos 70 com a crise do petróleo e a alta do preço da gasolina fez as montadoras buscarem alternativas. Assim em 1979 a Ford F-1000 foi lançada equipada com um motor a diesel.
O que poucos podiam imaginar é que essa caminhonete iria entrar para a história de vida dos brasileiros e deixar muita saudade.
Como forma de te informar e homenagear o veículo nós do Senhor Carros fizemos uma análise detalhada da F-1000 desde o seu nascimento até o momento de sua aposentadoria. Bora conhecer?
Com a Ford F-1000: as picapes foram do campo para as cidades
De maneira predominante, as caminhonetes da Ford eram mais utilizadas no campo. Mas isso mudou em 1979 com a chegada da F-1000.
O que pouca gente sabe é que o numeral 1000 dizia respeito a quantidade de carga que ela conseguia carregar: Até 1000 kg.
Como forma de provar que conseguia fazer picapes para uso urbano a Ford Instalou na F-1000 um motor MWM movido 3.9 movido a diesel de 83 cavalos e torque na faixa dos 25 kgfm. O que garantia força e torque suficientes para aguentar o trabalho nas selvas de pedra.
Além da força outro chamariz da Ford F-1000 era sua economia de combustível que era cerca de 40% menor do que sua principal concorrente na época a Chevrolet D10 que era movida a gasolina.
A velocidade máxima da F-1000 era 125 km/h. Algo considerado alto para o início dos anos 80. Ainda mais para uma picape de grande porte.
Você será redirecionado a outro site
Carroceria compartilhada
Quando surgiu A F-1000 usava a mesma carroceria da F-100 e era vendida com ágio por conta do grande sucesso que fez.
A F-100 por sua vez foi ficando deixada de lado tanto pelos compradores quanto pela própria Ford e passou a ser vendida como opção de entrada da linha de picapes.
Um dos principais destaques de sucesso da F-1000 era a presença de freio à disco na dianteira e direção hidráulica como opcional. Isso foi mais um bônus que a fez cair nas graças do povo.
O que muita gente não sabe é que para se tornar legal para usar o motor à diesel mesmo usando a mesma carroceria de sua antecessora a F-1000 precisou receber algumas melhorias para conseguir carregar 1.000 kg de carga.
Isso porque de acordo com a legislação brasileira da época qualquer veículo para ter motor a diesel precisava carregar mais de 1 tonelada para ter aprovação de rodagem.
Novidades em 1985
Aos poucos pequenas melhorias foram feitas como forma de agradar os consumidores. No ano de 1985 a Ford F-1000 era um sucesso de vendas.
E por conta dessa sucesso, a Ford decidiu lançar duas novas versões: A F-1000 SS chamada de Super Série e a F-1000A movida a álcool com um motor 3.6 litros de 115 cavalos.
No mesmo ano, a concorrência se mexeu e a concorrente D10 se tornou D20 com novos itens de série e pequenas melhorias cosméticas.
Reestilização de respeito em 1986
No ano de 1986 a Ford apresentou mudanças na identidade visual da F-1000.
Assim, a picape ganhou novos faróis quadrados duplos alinhados com uma também nova grade mais retangular, com luzes de indicação posicionadas próximas aos faróis principais.
As luzes de indicação de seta também foram reposicionados e foram instaladas abaixo dos faróis duplos em formato mais retangular.
Como nessa época a onda de customização ganhava muita força e adeptos a Ford trouxe o conceito e aplicou à caminhonete.
Dessa forma era possível comprar a picape com pintura em dois tons o que virou uma febre. Além disso pneus radiais e calotas de alumínio também estavam disponíveis e podiam ser escolhidos na hora de adquirir a caminhonete.
No interior a Ford caprichou com o intuito de atrair consumidores mais jovens. Assim os bancos foram revestidos com tecido. O sistema de ventilação também ganhou melhorias, mas a grande estrela de toda essa reestilização foi a oferta de teto solar.
A Ford F-1000 foi (e é até hoje) uma das poucas picapes a oferecer teto solar.
Os anos 90 da Ford F-1000
No início dos anos 90 a F-1000 foi a primeira picape nacional a ser contemplada com um sistema de turbocompressor para o seu motor a diesel.
Assim sua potência subiu para 119 cavalos trazendo melhorias em seu torque e aceleração. Na época ela era capaz de atingir os 100 km/h em 18 segundos. Algo impressionante para um veículo que pode transportar até uma tonelada de carga.
Chegada da nova geração em 1992
A Ford F-1000 só foi ganhar sua segunda geração no ano de 1992 e isso garantiu a picape um sopro de vida.
Mesmo sendo competitiva e tendo muita tecnologia e itens de série a disposição começou a perder terreno para Chevrolet D20. Principalmente em termos de estilo que era algo que vinha sendo cada vez mais pedido pelos consumidores.
Para atender essas solicitações a nova geração da caminhonete ganhou um novo interior com atenção extra para posição de dirigir, um novo apoio central de braço e uma remodelação no teto solar que passou a ser de vidro.
As modificações também chegaram ao motor. O turbodiesel saltou para 122 cavalos com um torque de 37 kgfm.
Na questão visual a dianteira era composta por faróis maiores e ainda mais retangulares embora não tivesse mais as lentes duplas presentes na geração anterior.
A grade diminuiu levemente e os repetidores de seta agora mais quadrados ficavam nas extremidades dos faróis.
Em 1994 uma grata surpresa: O modelo ganhou uma versão 4×4 visando os consumidores mais aventureiros. Uma versão de cabine estendida também foi lançada.
E no ano de 1996 a F-1000 ganhou um motor 4.9 de seis cilindros movido a gasolina com 148 cavalos e injeção eletrônica.
A última geração da F-1000
A última atualização da picape saiu em meados de 1996. Foi quando a F-1000 ganhou linhas mais arredondadas com seus faróis menores do que os da linha anterior.
A grade frontal veio novamente mais larga e com filetes horizontais o que passava um ar mais agressivo do que o do modelo anterior.
No ano de 1998 a picape ganhou uma versão batizada de lightning. Mesmo nome utilizado pela Ford SVT nos EUA.
Sob o capô estava o mesmo motor 4.9 litros V6 movido a gasolina. Os para-choques eram pintados na cor da carroceria, os vidros eram levemente esverdeados e a as rodas de alumínio compunham o visual última Ford F-1000.
E por fim o ano de 1999 foi de transição. Ao sair de linha no final de 1998 a F-1000 preparou o terreno para sua sucessora: A também famosa e querida F250.
Conclusão
O mercado de picapes no Brasil é antigo e sofre renovações constantes. Embora em alguns momentos as caminhonetes possam ter ficado em baixa uma matéria da revista Istoé mostra que novamente esse tipo de veículo está em alta.
Grandes estrelas como é o caso da F-1000 e da D20 por exemplo fizeram tanto sucesso que são famosas até os dias de hoje. Da mesma forma que novos modelos também ganharam seu espaço, como é o caso da Hilux e da S10.
Outra prova de que o mercado de picape está em expansão são os lançamentos de picapes programados para o próximo ano.
Depois de conhecer a história gloriosa da Ford F-1000 te convidamos a conferir quais são atualmente as melhores caminhonetes do Brasil e os lançamentos aguardados para esse crescente setor. Para conferir é só clicar abaixo!
Sobre o autor / Murilo C.
Revisado por / Samantha Scorbaioli
Editor(a) sênior
Em Alta
Carro antigo de leilão é ótima oportunidade de compra: conheça!
Adquirir um carro antigo de leilão é a oportunidade perfeita para você aumentar sua coleção sem gastar muito. Ou, fazer dinheiro!
Continue lendoTransfercar Realocação de carros: como se cadastrar e alugar
Alugar carros na Transfercar Realocação é prático, mas você depende da disponibilidade dos carros. Então, confira as datas disponíveis!
Continue lendoCar Place App: carros de repasse com 30% de desconto
Descubra como o app Car Place pode ajudá-lo a encontrar carros de repasse com até 30% de desconto sem precisar sair de casa!
Continue lendoVocê também pode gostar
Fiat Argo 2021: Modelo ganha mudanças pontuais e aumento de preço
Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Fiat Argo 2021: Modelo ganha mudanças pontuais e aumento de preço
Continue lendoCar Builder 3D app: como baixar e usar?
Um jogo divertido e fácil de usar que diverte adultos e crianças. Então, saiba como baixar o Car Builder 3D e crie carros espetaculares!
Continue lendoCardif Seguradora de Veículos: conheça e saiba como funciona!
Comprou um carro e quer fazer um seguro? Então, conheça a Cardif Seguradora de Veículos e saiba como funciona!
Continue lendo