Dicas

Posso fazer um Consórcio de moto usada? Confira!

Consórcios de motos usadas existem e podem ser a solução para quem quer trabalhar com moto sem gastar com aluguéis. Entenda como funciona!

Anúncios

Existe consórcio para adquirir moto usada? Saiba como funciona e se vale a pena!

Mas, será que é possível comprar pelo consórcio? Fonte: AdobeStock.
Mas, será que é possível comprar pelo consórcio? Fonte: AdobeStock.

Bom, vamos começar dizendo que sim, é possível fazer um consórcio para a compra de uma moto usada. Aliás, existem consórcios específicos para motocicletas usadas oferecidos por algumas administradoras de consórcio.

Dessa maneira, o consórcio costuma ser a maneira mais simples e garantida de se obter um veículo atualmente. Isso porque, essa modalidade oferece estabilidade, segurança e menos gastos!

Motoqueiro andando com moto Motok

Aplicativo Motok Aluguel de Motos: conheça!

Precisa de uma moto temporária? Então conheça o aplicativo Motok, onde todos com CNH podem alugar uma moto usando o celular!

Assim, se você quiser entender melhor como funciona um consórcio de motos usadas e quais são as opções atualmente, venha conferir todos os detalhes deste texto!

O que é um consórcio?

Antes de pensar no consórcio de moto usada, é importante saber o que exatamente significa um consórcio. Mas, vale adiantar que assim que você entender, vai querer participar de um o quanto antes!

Assim, um Consórcio de veículos é um tipo de acordo que um indivíduo faz com uma instituição para adquirir um automóvel, seja uma moto ou um carro. Além disso, o consórcio funciona sempre em grupo.

Dessa maneira, a ideia é que você poupe mensalmente um valor, que é dado a instituição que executa o consórcio. Ao final do prazo estabelecido pelo contrato, você receberá o dinheiro exato para comprar o veículo que queria.

Contudo, a vantagem está no fato de que, mensalmente, você participa de sorteios. Ou seja, todos os meses até o fim do consórcio alguém já receberá o carro adiantadamente. Obviamente, você deve continuar pagando as mensalidades.

Vantagens de um consórcio

Desse modo, a vantagem está no fato de que, para quem não tem o dinheiro total de um veículo para comprar à vista, pode economizar aos poucos e se planejar mensalmente.

Mas, em vez de você guardar esse dinheiro, entrando no consórcio, você tem essa oportunidade de receber o carro antes do planejado! Além disso, existem outras regras que envolvem leilões para quitar sua dívida com antecedência.

Moto azul estacionada

Melhores consórcios de motos: escolha entre eles!

Precisa de ajuda para escolher entre os melhores consórcios de motos? Não se preocupe! Nós te mostramos quais são os ideais para você!

Ademais, caso já possua um veículo, é possível oferecê-lo como abatimento da dívida com a instituição organizadora do consórcio.

Mas a questão: “porque participar de um consórcio de uma moto usada?” pode permanecer na sua mente. Contudo, o motivo é que esse é um investimento ainda mais barato e mais acessível!

Consórcio de moto usada: vantagens e desvantagens!

Afinal, vale a pena? Fonte: AdobeStock.
Afinal, vale a pena? Fonte: AdobeStock.

Essa pode ser uma opção ideal para pessoas que querem trabalhar com motos de delivery, por exemplo. Assim você não precisa gastar um dinheiro com aluguel, podendo investir na sua moto própria, mesmo que usada!

Então, vamos entender melhor outros detalhes sobre como funciona um consórcio de motos usadas!

É importante ressaltar que o valor da moto usada será considerado na hora da contemplação, ou seja, você pode ser contemplado com uma carta de crédito de valor inferior ao preço da moto nova.

Outras possibilidades!

Além disso, é importante verificar as condições de uso e histórico da moto antes de realizar a compra para evitar problemas futuros. Aliás, antes de optar pelo consórcio, avalie outras opções de financiamento.

Uma das possibilidades é o financiamento direto com o vendedor ou com instituições financeiras. Considere também o valor total que você pagaria pelo consórcio, incluindo as taxas e os juros.

Dessa maneira,compare os valores com outras opções para fazer a escolha mais vantajosa para suas condições financeiras. Ou seja, o mais importante é pesquisar para ter certeza da sua escolha!

Como participar de um consórcio de moto usada?

Então, saiba como participar! Fonte: AdobeStock.
Então, saiba como participar! Fonte: AdobeStock.

Mas, digamos que você realmente está decidido a optar por um consórcio de motos usadas. Então, para fazer um consórcio de moto usada, você precisa seguir os seguintes passos:

Primeiramente, pesquise as administradoras de consórcio que oferecem consórcios específicos para motocicletas usadas.

Aliás, você pode encontrar essas informações no site das administradoras, em agências ou através de indicação de amigos e conhecidos. O banco Itaú e Banco do Brasil são alguns exemplos.

Além disso, escolha a administradora de consórcio que melhor atenda às suas necessidades e faça uma simulação de consórcio para moto usada. Verifique todas as parcelas e taxas administrativas.

O que fazer se estiver decidido pelo consórcio?

Se você concordar com as condições apresentadas, assine o contrato de adesão ao consórcio e faça o pagamento da primeira parcela.

Aguarde a contemplação da sua cota de consórcio para poder utilizar o valor da carta de crédito para comprar a moto usada. Assim que for contemplado, escolha a moto usada e verifique as condições de uso e a documentação.

Feita a escolha, informe à administradora do consórcio e solicite a liberação do valor da carta de crédito para a compra da moto usada.

Após a liberação do valor, efetue a compra da moto usada e informe a administradora sobre a conclusão da compra. Por fim, continue pagando as parcelas do consórcio até a quitação total do seu contrato.

Conheça outras opções: Consórcio de Carros Itaú!

Assim, fazer um consórcio de moto usada é mais do que possível, é uma realidade! Mas, se depois de todas essas explicações você achar melhor um outro tipo de consórcio, fique tranquilo que podemos te apresentar mais opções!

Assim, o Consórcio de automóveis do banco Itaú é uma ótima forma de você adquirir seu carro zero de maneira organizada, planejada e com taxas abaixo do mercado!

Então, se quiser conhecer mais sobre como esse consórcio funciona, pode conferir nosso review sobre o assunto e até mesmo seguir um passo a passo para participar desse consórcio!

Então, não perca tempo e tenha seu carro novo o quanto antes! Clique agora no link a seguir e confira todos os detalhes do Consórcio do Itaú!

Mulher sorrindo segurando chave de carro

Consórcio de Automóveis Itaú: conheça

Quer o tão sonhado carro novo, mas não têm dinheiro à vista? Com o consórcio do Itaú, esse sonho ficou próximo da realidade!

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Renault Logan: Descubra quais são as novidades do sedan

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Renault Logan: Descubra quais são as novidades do sedan

Continue lendo
content

Leilão de caminhões: tire suas dúvidas!

Saiba como participar de um leilão de caminhões. Como funciona, quais os fatores a serem levados em consideração e quais são as vantagens.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Sandero GT Line 2020: Novidades são meramente estéticas

Renault lança Sandero GT Line 2020, mas as mudanças são meramente estéticas. O apelo esportivo do modelo está só no visual!

Continue lendo
content

UseCar carro por assinatura: conheça e saiba se vale a pena!

Sonha em ter um carro 0km para usufruir como quiser? Então veja como funciona a UseCar carro por assinatura e saiba se vale a pena!

Continue lendo
content

Motocicleta elétrica: 5 vantagens para utilizar!

A motocicleta elétrica está na vanguarda da mobilidade sustentável e econômica, com pouca carga você percorre quilômetros!

Continue lendo