Siga nas Redes Sociais

Artigos

Evolução do Volkswagen Golf: De Carro Popular a Referência Elétrica

Por

Senhor Carros 

| Publicado em

Quando uma montadora fabrica um carro e ele tem bons resultados a esperança é que surjam novas versões, atualizadas e melhoradas do modelo em questão. Existem carros que criaram uma trajetória memorável no mercado e se tornaram ícone dos automotores. Hoje, apresentamos a vocês, o novo quadro do Senhor Carros, o “Evolução dos Carros”. Nós iremos mostrar a evolução de carros memoráveis que alavancaram o mercado automotivo, começando com o ilustre Volkswagen Golf, que tem uma excelente presença no mercado, se mantendo firme e representando a Volkswagen. 

Continue lendo e confira a evolução do Volkswagen Golf: de carro popular a referência elétrica!

ANÚNCIOS

Origem

O Volkswagen Golf foi lançado no mercado europeu em 1974, chegou no mercado brasileiro em 1995, quando já estava em sua terceira geração. Talvez poucos saibam disso, mas o Golf é o sucessor do majestoso Fusca, então a pressão era tremenda para o Golf, já que o Fusca era o carro mais vendido da Volkswagen. O nome (Golf) é originalizado alusivo ao desporto, como o carro, que refere não somente a desportividade, mas também o requinte.

  • evolução dos carros
  • evolução dos carros

Desde que chegou no mercado brasileiro o Volkswagen Golf encontrou seu espaço, em pouco tempo se tornou um dos principais carros da montadora aqui no Brasil e um dos veículos mais vendidos do país. Ele foi um dos primeiros hatchbacks com tração dianteira, passava seus concorrentes, que na época eram o Peugeot 308, que era muito bem aclamado na Europa, o Citroën C4, Citroën C4L que ganhou o prêmio “CAR Awards 2014” e o Renault Megane, que ganhou “Carro do Ano na Europa 2003”.

ANÚNCIOS

Gerações

A primeira geração do Volkswagen Golf, intitulada de Golf MK1, era a cara dos anos 70. A Volkswagen conseguiu surpreender o mercado com um carro novo pós Fusca, deixando concorrentes como Morris Mini, Honda N360 e Fiat 128 para trás, devido ao pouco sucesso nos Estados Unidos. O modelo desde o princípio possuía sua autenticidade, com uma lataria e detalhes de design que só quem era nascido recorda. 

evolução dos carros
Volkswagen Golf - Primeira Geração

Depois que o Volkswagen Golf MK1 fez um sucesso grandioso no mercado europeu, chegou a segunda geração do Golf em 1984, 10 anos depois do lançamento da primeira versão. Com injeção eletrônica Bosch K-Jetronic (CIS), logo surgiu o primeiro GTi, que fazia 129 cv na versão norte-americana e 139 cv na versão europeia com motor 1.8 16v. A versão teve produção até 1993.

evolução dos carros
Volkswagen Golf - Segunda Geração

A terceira geração surgiu antes mesmo da segunda sair de linha, em 1991 o Golf MK3 já estava sendo produzido, e foi lançado em 1992, tendo comercialização brasileira dos modelos GL (1.8) e GLX (2.0), além do VR6 2.8 e GTi (2.0 8v dotado de fluxo cruzado de admissão). Enquanto na Europa foi comercializado um modelo a mais do Golf, o GTi 2.0. Na terceira geração do Golf já dava pra imaginar a evolução dos carros ocorrer com esse modelo. 

Volkswagen Golf - Terceira Geração

A quarta geração do Golf passou por tremendas mudanças mecânicas, deixando o Golf com uma postura diferente. Intitulado de Golf MK4, o carro sofreu alterações em seus motores, em quase todas as suas versões. Foi comercializado no Brasil como Golf TotalFlex 1.6 e a versão GTi 1.8 deixou de ser produzida e comercializada no Brasil. Foram muitas mudanças no Golf 4º geração, mudanças que fazem parte da evolução dos carros. A fabricação do Golf MK4 durou até 2006.

Volkswagen Golf - Quarta Geração

Foi lançado na Europa a quinta versão do Volkswagen Golf em 2003, bem antes de acabar a produção da quarta. Ela possui diferentes versões, com motores 1.4 FSI 90cv, 1.4 16V de 80cv e 1.4 TSI de 140cv e 170cv. Esta geração não foi comercializada no Brasil e teve finalização da produção em 2009.

Volkswagen Golf - Quinta Geração

Lançada em Portugal desde 2008, a sexta geração do Volkswagen Golf começou a ter o visual moderno que conhecemos hoje. Com uma frente mais desportiva e atual, bem atraente. Um carro que é belo e com excelente mecânica, e quem tem o desejo de dirigir terá que ir até à Europa. Com a evolução dos carros e a tecnologia avançando, o Brasil ainda não suporta tanta coisa assim.

Volkswagen Golf - Sexta Geração

Finalmente o Golf voltou para as vias brasileiras. Com a sétima geração, iniciada em 2012 e comercializada aqui desde 2014, a Volkswagen lança uma geração com estilo e diversos detalhes e melhorias. A sétima geração tem um porta-malas amplo comparado com as antigas, com 380 litros de espaço. O Volkswagen Golf possui três versões, Highline de 1.4 TSI de 140 cv, tem a Confortline MSI de 120 cv e a mais cara GTI 2.0 TSI de 220 cv.

Volkswagen Golf - Sétima Geração
ANÚNCIOS

  Especificações

O Golf é um carro com forte presença na Europa, principalmente na Alemanha, onde é a sua origem. Uma das novidades do Golf é sua motorização, que conta com motores common rail (os antigos eram bomba injectora). Além do mais, o Volkswagen Golf tirou nota B no Selo Conpet do Inmetro, o que é excelente. 

O nível de conforto acústico e os níveis de insonorização suprem todas as barreiras da classe. Um modelo que tem volante derivado do Passat CC, com detalhes do alumínio escovado, deixa a impressão de que está a bordo de um veículo de segmento superior. Acompanhando a evolução dos carros, a Volkswagen deixou o Golf um carro muito confortável, elegante e moderno.

Volkswagen Golf Interno

Falando de segurança, o Volkswagen Golf possui o ACC, Controle de Distância Automático e outros sistemas de assistência à condução como “Park Assist”, função de estacionamento automático e também chassis adaptativos (DCC). Fatores que deixam o Volkswagen Golf com um alto nível de segurança. 

O Golf vive não só a evolução dos carros, mas também da tecnologia. Com equipamentos de seguranças precisos, contando com 7 airbags de respostas imediatas em todo seu campo de ação, com luzes de presença diurnas e sistema de detecção de cinto de segurança nos lugares traseiros. 

ANÚNCIOS

Prêmios e Detalhes

O Volkswagen Golf não é o nosso primeiro carro do quadro “Evolução dos Carros” à toa, ele é de alta qualidade, e por isso iremos mostrar alguns prêmios que ele possui e também algumas curiosidades. Se você lembrar, saberá que o Golf não teve muita presença aqui no Brasil, mas o pouco que teve já foi o suficiente para ganhar o primeiro prêmio da nossa listagem:

  • Carro do Ano em 2014
  • North American Car of the Year 2015 (Carro do ano Norte-americano)
  • Hatchback do Ano EUA 2019
  • Best of 2018
  • Best Cars 2015
  • Imprensa Automotiva 2016
  • World Car of The Year 2009

Prosseguindo com a evolução dos carros citando o Volkswagen Golf, iremos mostrar alguns detalhes e curiosidades incríveis que esse modelo tem. Estes foram apenas alguns dos prêmios que ele ganhou. O Golf é, atualmente, o carro de maior sucesso e vendas na história da Volkswagen, superando até o lendário Fusca, veículo que substituiu na Europa na década de 1970.

Bem antes mesmo de ser papa, o ex papa Bento XVI teve um Volkswagen Golf, na época que ainda era cardeal, veja a foto abaixo:

Volkswagen Golf do Papa

A Volkswagen tem grandes promessas para o Volkswagen Fusca, com lançamentos de híbridos recentes que irão alavancar a montadora.

ANÚNCIOS

Futuro

Recentemente, meados 2019/2020, a Volkswagen anunciou a chegada de dois veículos extremamente inovadores no mercado, que como foi dito acima, irão alavancar a marca alemã, um feito completamente aperfeiçoado pela evolução dos carros. O primeiro é o Volkswagen Golf, um híbrido que combina o motor 1.4 TSI de 150 cv (em versão a gasolina) a outro motor elétrico com potência de 102 cv. Pode ser carregada em tomadas e demora 3 horas e 45 minutos para carregar em uma tomada de 220 volts. Com a carga no máximo, ele roda 50km usando apenas energia. A autonomia combinada chega até 939 km.

Volkswagen Golf GTE

Agora o e-Golf é 100% elétrico, o motor gera 136 cv de potência e ele oferece autonomia de 300 km se o pack de baterias estiver carregado. Ele tem um tempo de carga total em torno de 6 horas em tomadas de alta voltagem de acordo com a montadora. O veículo não possui saída de descarga, é totalmente elétrico, totalmente futurístico. Uma grande evolução dos carros, uma tremenda evolução da Volkswagen, e claro, do meio ambiente.

Volkswagen e-Golf
ANÚNCIOS

Todas as versões 

  • evolução dos carros
  • evolução dos carros
  • evolução dos carros
  • evolução dos carros
  • evolução dos carros
  • evolução dos carros
  • evolução dos carros
  • evolução dos carros

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta