Dicas

Dicas para economizar na compra de uma moto usada

Avaliar o estado da moto antes de fechar a compra é essencial para fazer um bom negócio! Veja dicas para encontrar a moto usada ideal!

Anúncios

Descubra como avaliar uma moto usada à venda e não seja pego de surpresa em sua compra!

Confira como avaliar e economizar! Fonte: AdobeStock.
Confira como avaliar e economizar! Fonte: AdobeStock.

Quer economizar na compra da sua nova moto, já considerou a possibilidade de adquirir uma usada? Assim, que tal conhecer estratégias únicas para economizar e tornar seu sonho da moto própria realidade?

Então, descubra como encontrar os melhores modelos de motos semi novas para poupar o seu dinheiro! Aprender a negociar preços para evitar golpes e enganações é fundamental para conquistar a estrada!

Rodas de motos.

Como e onde comprar motos de leilão?

Saiba como e onde comprar motos de leilão e faça um excelente negócio ainda hoje!

Seja você um piloto experiente ou um novato ansioso para por as rodas na rua, todas as dicas que oferecemos serão interessantes! Com a alta dos preços, existem cada vez mais possibilidades de modelos para você escolher!

Então, caso você queira saber mais informações sobre como comprar uma moto usada pagando menos e obter dicas exclusivas, confira nosso post.

O que considerar antes de comprar uma moto usada?

Antes de comprar uma moto usada, é essencial considerar diversos fatores. Primeiramente, pesquise o mercado para ter uma ideia realista dos preços e estabeleça um orçamento definido para você não fugir do que pode pagar.

Em seguida, considere os preços que encontrar e qual é sua intenção ao adquirir uma moto. Assim, pode ser que talvez valha mais a pena gastar um pouco mais de dinheiro para adquirir uma moto nova.

Além disso, diferentes estilos de motocicletas terão preços diferentes! Então, fique atento. É importante você avaliar o estado da moto! Isso inclui tanto a parte física e de desempenho quanto a documentação e histórico do veículo!

Como avaliar o estado da moto antes de comprá-la?

Mas, afinal, o que é importante? Fonte: AdobeStock.
Mas, afinal, o que é importante? Fonte: AdobeStock.

Como dissemos, a avaliação do estado de uma moto usada é crucial antes da compra para garantir que você irá economizar de verdade.

Então, comece pela aparência geral, procurando por arranhões, amassados e sinais de desgaste na lataria.

Além disso, verifique os pneus quanto ao desgaste desigual. Examine o motor e procure por vazamentos de óleo. Faça uma inspeção minuciosa da parte elétrica, incluindo faróis e luzes de freio. Teste os freios, a embreagem e a suspensão.

Avalie a quilometragem, histórico de manutenção e o custo de propriedade a longo prazo. Aliás, lembre-se de calcular quando será o preço que deverá gastar no seguro e manutenção.

moto vermelha estacionada

Alugar ou comprar moto: qual vale mais a pena?

Ter uma moto própria ou alugar? Se você tem essa dúvida, confira esse artigo que vai te mostrar as vantagens e desvantagens de cada opção.

Outros detalhes para se levar em conta ao economizar na compra de uma moto usada!

Também é fundamental verificar toda a documentação da moto à venda, como o CRV e CRLV, e se há pendências no veículo. Essa inspeção abrangente ajuda a garantir uma compra segura e evitar surpresas desagradáveis.

Finalmente, não tenha vergonha e faça um test ride para ter certeza de que a moto atende às suas necessidades. Essas considerações ajudarão a garantir uma compra segura e, assim, poderá economizar na compra de uma moto usada.

Você também pode levar a moto a um mecânico de confiança para fazer uma avaliação completa e se certificar de que a compra é um bom investimento caso a moto não apresente nenhum tipo de avaria escondida!

Como negociar o preço de uma moto usada?

Negociar o preço de uma moto usada requer habilidade e muita pesquisa. Assim, comece fazendo uma investigação no mercado para entender o preço médio do modelo desejado. Isso inclui sites e concessionárias!

Além disso, é importante que durante a negociação você seja paciente e não revele seu orçamento imediatamente. Faça perguntas ao vendedor sobre a moto, destacando quaisquer problemas identificados durante a inspeção.

Assim, use esses possíveis problemas e sua pesquisa de mercado como base para dar a sua oferta inicial. Ofereça um valor menor do que o seu valor máximo, para ter margens para negociação e contraproposta.

Além disso, é importante que você esteja preparado para recuar se o preço não estiver dentro de seu orçamento. Lembre-se, a negociação é uma arte, e o objetivo é chegar a um acordo que beneficie ambas as partes.

O que é importante saber sobre a documentação da moto usada?

A documentação de uma moto usada é de extrema importância para você economizar na compra de um veículo de boa qualidade! Você pode conferir se não há pendências, multas ou restrições no veículo, junto ao Detran. 

Assim, antes da compra, verifique se o vendedor possui o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que comprovam a propriedade legal.

Se houver financiamento anterior, tenha certeza que as dívidas estejam quitadas e documentadas. Além disso, exija uma cópia do recibo de compra e venda.

Lembre-se que a documentação adequada garante uma transição tranquila da propriedade da moto.

Como escolher a melhor opção de financiamento para uma moto usada?

Então, analise a melhor escolha para seu bolso! Fonte: AdobeStock.
Então, analise a melhor escolha para seu bolso! Fonte: AdobeStock.

Caso esteja pensando em financiar sua moto usada, é importante saber como escolher o melhor financiamento. Assim, lembre-se de levar alguns pontos em consideração para garantir que irá economizar na compra da moto usada!

Primeiramente, avalie sua situação financeira para saber o valor que pode pagar como entrada e parcelas que cabem no seu orçamento.

Compare as taxas de juros de diferentes instituições financeiras, como bancos, para encontrar a opção mais vantajosa.

Além disso, leia atentamente o contrato, verificando as cláusulas de seguro e as condições de pagamento. Considere a duração do financiamento, buscando equilibrar parcelas acessíveis com o menor custo total.

Outras informações para ajudar a economizar na compra da sua moto usada!

Por fim, lembre-se que você pode também optar por um consórcio! Diversas instituições oferecem possibilidades interessantes para economizar na compra de motos usadas e novas!

Além disso, economize o seu dinheiro. Crie um plano e uma estratégia baseada em pontos importantes da educação financeira para que você possa juntar o dinheiro para comprar sua moto usada!

Ademais, uma moto usada pode ser uma fonte de renda para muitas pessoas! Assim, ela pode ser um pontapé inicial para você comprar uma moto nova ou realizar outros sonhos! Então, pense e calcule com calma!

Conheça outras recomendações: Consórcio de Motos Embracon!

Agora que já sabe quais são as melhores dicas para economizar na compra de uma moto usada, coloque tudo em prática e escolha o melhor modelo e marca para você e saia pilotando uma moto acessível!

Por outro lado, que tal conhecer uma opção de consórcio de motos que oferece diferentes possibilidades? Assim, a Embracon é uma ótima empresa que traz um serviço de qualidade para você economizar!

Sem juros e sem entrada, a Embracon te ajuda a economizar através de um atendimento personalizado. Com o dinheiro é possível comprar tanto uma moto nova quanto seminova! Assim, escolha a melhor opção para o seu bolso!

Homem dirigindo moto com mulher na garupa, ambos sorrindo

Consórcio de Motos Embracon: conheça

Quer sair por aí pilotando a sua moto nova o quanto antes? Com o Consórcio Embracon você escolhe sua moto com flexibilidade, do jeito que quiser!

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Comprar moto potente de leilão: Onde e como arrematar a sua

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar moto potente de leilão: Onde e como arrematar a sua

Continue lendo
content

Plataforma Seguro Auto: conheça e saiba se é confiável!

Quer a opção mais econômica na hora de ser segurado? Conheça a Seguro Auto, que te da uma cotação que é confiável com múltiplas seguradoras!

Continue lendo
content

Lançamentos adiados pelo coronavírus: Os 10 carros que ficarão para depois!

A Pandemia afetou diferentes áreas da economia e foi brutal com o setor automotivo. Conheça os 10 principais lançamentos adiados pelo coronavírus!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aluguel de motos em Curitiba: conheça as opções!

Existem boas opções no mercado para quem quer fazer aluguel de motos em Curitiba. São diversas locadoras com modelos que cabem no seu bolso!

Continue lendo
content

Consórcio de moto: é vantagem fazer um?

Num consórcio de moto, a vantagem é você se organizar melhor financeiramente para ter o seu veículo. Saiba outras e entenda sobre a opção!

Continue lendo
content

Creditas Auto: conheça e saiba como comprar ou vender seminovos online!

O Creditas Auto é uma plataforma de compra e venda de carros, totalmente digital. Assim, conheça e saiba como comprar ou vender seminovos!

Continue lendo