Artigos
Desvende a tecnologia por trás de carros que freiam automaticamente!
Anúncios

Provavelmente você já passou por uma situação de frenagem de emergência, seja por falta de atenção ou descuido de terceiros. Hoje, porém, existem sistemas de segurança para evitar que tais situações acabem se tornando um acidente grave. Os sistemas autônomos de frenagem de emergência, ou AEB, prometem diminuir a velocidade ou até mesmo levar o carro a total imobilidade caso seja identificada uma possível colisão.
Através de sensores localizados na parte frontal do veículo são identificados obstáculos na trajetória do automóvel e são calculadas a distância e a velocidade que os objetos estão. A partir daí é analisado pelo sistema qual a melhor ação a ser tomada. Ou se para totalmente o veículo ou se aplica pressão nos sistemas de freios para diminuir sua velocidade.
Identificação do obstáculo

A total parada do veículo geralmente é limitada a baixas velocidades, em alguns casos, como a Volvo, o sistema é limitado a 50 km/h. Em velocidades superiores o sistema reduz a velocidade com o objetivo de minimizar os efeitos de uma colisão.
A Volvo tem sido pioneira e referência no desenvolvimento de sistemas de segurança, e já oferece o sistema de frenagem automática em seus modelos. Ao redor do mundo todas as grandes montadoras já aplicam a tecnologia enquanto no Brasil poucos modelos de fabricação nacional oferecem o assistente de frenagem. É o caso do Ford Focus Titanium Plus, a opção mais em conta no mercado nacional que possui a tecnologia.
Você será redirecionado a outro site
Modelo do Ford Focus com tecnologia de frenagem autônoma

Avanço conjunto
Já nos EUA foi firmado um acordo entre mais de 20 montadoras se comprometendo a incorporar o sistema como item de série em seus veículos a partir de 2022. Em nosso país, assim como ocorreu com ABS e Air Bag que um dia foram opcionais e exclusivos de modelos de luxo, esse tipo de auxílio eletrônico tende a ter um menor custo no futuro e poderá também se tornar um item de série em nossos veículos.
Segundo o IIHS, Instituto de Seguradoras de Segurança para Rodovias, o sistema de frenagem autônoma pode reduzir acidentes em até 35%. Já o EuroNCAP, instituição que avalia o nível de segurança de veículos automotores, já considera a tecnologia para realizar a pontuação de seus testes.
Abaixo é possível visualizar o teste da EuroNCAP em alguns veículos equipados com o AEB, como o Ford Focus:
O AEB tem obtido respostas muito satisfatórias nos testes e em uso, e em breve a tecnologia deve se tornar mais acessível no país. O que pode ajudar a diminuir as altas estatísticas de acidentes fatais no Brasil.
Em Alta
Como comprar Renault Logan: Conheça os principais macetes
Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Como comprar Renault Logan: Conheça os principais macetes
Continue lendo
As 18 melhores SUVs no mercado brasileiro
As SUVs conquistaram os consumidores por suas vantagens. Descubra quais as melhores SUVs no mercado brasileiro e escolha sua favorita!
Continue lendo
Consórcio de Motos Magazine Luiza: conheça e saiba como funciona!
Quer saber como funciona o Consórcio de Motos da Magazine Luiza? Ela oferece preços, taxas e prazos de pagamentos diversos! Escolha a melhor!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como comprar Fiat Toro: Saiba quais são as diferentes formas
Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Como comprar Fiat Toro: Saiba quais são as diferentes formas
Continue lendo
Posso fazer um Consórcio de moto usada? Confira!
Fazer um consórcio de moto usada é uma dúvida de muitos. Mas pode valer muito a pena se você quer investir menos e ter a moto própria!
Continue lendo
Consórcio de Automóveis Itaú: conheça e saiba como funciona!
Como funciona Consórcio de Automóveis do Itaú? Essa é uma opção para quem não pode gastar muito dinheiro de uma vez para ter seu carro novo!
Continue lendo