Carro

Comprar carro batido: será que vale a pena?

Comprar um automóvel batido pode valer a pena para você! Mas, esse é um negócio arriscado, que deve ser feito quando se entende do assunto!

Anúncios

Economize sem medo! Descontos surpreendentes valem os riscos controlados?

Afinal, será que esse mercado vale a pena? Fonte: AdobeStock.
Afinal, será que esse mercado vale a pena? Fonte: AdobeStock.

Desvendar o mistério por trás da pergunta “Vale a pena comprar carro batido?” é como desbravar um território pouco explorado do universo automotivo. Não estamos falando de generalidades, mas de uma análise detalhada.

Você pode ter descontos irresistíveis, oportunidades de personalização e o desafio de se tornar um verdadeiro “caçador de carros”. No entanto, por trás dessa fachada de descontos, há nuances a serem exploradas.

Desenho com logo

Só Batidos: vale a pena comprar carros sinistrados

Compre seu carro seminovo com preços acessíveis e com garantia de qualidade e funcionalidade através da Só Batidos!

Há diferentes categorias de carros, há empresas que vendem peças, outras funcionam apenas como revendedoras de carros. De qualquer forma, tanto comprar quanto vender um automóvel sinistrado, pode ser um bom negócio!

Como funciona o mercado de compra de carro batido?

Um ponto de grande interesse das pessoas que querem adquirir um carro batido é o fato do preço ser barato. Contudo, leve em conta que você precisará reparar o veículo e que muitas vezes ele não fica como um novo!

Aliás, todos os defeitos dos carros vendidos nesse tipo de mercado são deixados às claras. Para garantir isso é necessário que você compre em uma empresa considerada segura! E existem várias há anos em atuação no Brasil.

Dependendo da categoria do carro, da monta, será necessário fazer uma avaliação no Detran para saber se ele realmente pode voltar a circular com segurança nas ruas após a reforma.

Outras informações

O mercado de carro batido também está repleto de situações nas quais os veículos estão com dívidas pendentes. Esse é outro ponto para se atentar antes de fechar um negócio.

Questione ao vendedor ou a empresa responsável se o carro está em dia, se não for o caso, calcule o custo de pôr todas as contas em dia. Em muitos casos a compra e reforma podem compensar.

Para você ter noção de quão complexo esse mercado é, até a cor do carro impacta na hora da reforma. Por exemplo, automóveis vermelhos são mais difíceis de pintar, pois existem diferentes tons entre as marcas.

Vale a pena comprar carro batido?

Mas, será que é uma boa estratégia? Fonte: AdobeStock.
Mas, será que é uma boa estratégia? Fonte: AdobeStock.

Como dissemos, essa é uma questão bastante complexa de se responder. Se você tem interesse em comprar um carro batido, isso é compreensível. Os preços são bem mais em conta, podendo ir de 30% a 50% do preço da tabela FIPE.

Contudo, esse é um negócio que pode ser considerado arriscado, pois envolve veículos que não são apenas de segunda mão, mas que tiveram danos em sua estrutura, parte mecânica ou externa.

Lembre-se que depois de comprar o carro, muitas vezes é necessário realizar uma reforma, que vai necessitar a resolução do defeito. Assim, você irá gastar mais uma porcentagem em cima do valor pago pela compra.

Quais são as dicas para comprar carro batido?

Como já dissemos, é melhor apenas comprar um carro batido quando você já sabe um pouco mais sobre o assunto. Uma boa ideia é levar consigo um mecânico de confiança para fazer um orçamento e avaliar se o veículo compensa.

Assim, é importante conhecer uma empresa de confiança, que não vai mascarar os defeitos que o carro contém. Além disso, dependendo das categorias de danos, a facilidade pode ser maior ou menor em recuperá-lo.

Então, lembre-se que comprar carro batido pode ser uma aposta, você pode usufruir de uma grande oportunidade, mas também pode acabar com prejuízos que não esperava ter que lidar.

Outras dicas para comprar carro batido

Ainda assim, se você continuar na intenção de encontrar o seu carro batido e comprá-lo, busque veículos que tenham sido fabricados depois de 2010.

Isso porque, carros anteriores tendem a ter cuidados mecânicos mais caros, que podem não compensar. Além disso, o preço deve estar acima dos 20 mil na tabela FIPE.

Caso contrário, o carro também não tende a ser dos melhores para reformar. Também repare na quilometragem rodada, mais de 300 mil já é sinal vermelho.

Repare bem nos para-choques. Os que são presos com parafuso são bem mais baratos e fáceis de arrumar. Por outro lado, os soldados acabam sendo mais complexos.

Comprar para revender vale a pena?

Entenda como lucrar! Fonte: AdobeStock.
Entenda como lucrar! Fonte: AdobeStock.

Outra possibilidade de comprar carro batido é ter como alvo a revenda. Ou seja, você faz o investimento inicial adquirindo o carro, conserta o veículo e, em seguida, o coloca para venda seminovo.

Mas, essa também é uma opção que não é recomendada para quem não entende do assunto. Novamente, os riscos financeiros envolvidos são grandes. O carro pode acabar dando mais problemas ou não gerar compradores.

Então, se você é um interessado de primeira viagem, deixe essa opção de lado. Ou ainda, estude mais sobre o assunto, mas lembre-se que os riscos são reais e bem altos para quem não domina.

Diferentes categorias: descubra mais sobre carro batido!

Primeiramente, é importante que você conheça as três categorias de carros danificados estipuladas no Brasil. De início, temos a Pequena Monta. Nesse caso, o veículo sofreu apenas pequenos danos, como em pintura, lataria, etc.

Além disso, tem a Média Monta, que é um pouco mais grave. Nessa situação o veículo sofre danos um pouco mais pesados, incluindo parte externa, estrutural e mecânica. Contudo, nesse caso, tudo pode ser substituído.

Em seguida, o veículo pode circular. Por outro lado, na Grande Monta, os veículos sofrem danos que são considerados como irrecuperáveis. Nesse caso, ele não pode voltar a circular. Além disso, na maioria dos casos, ele vira sucata!

Vale a pena vender carro batido?

Essa é uma questão que também convém quando estamos discutindo a situação de comprar carro batido. Isso porque, quem vende também tem interesse em descobrir como esse mercado funciona.

Então, é necessário levar alguns itens em consideração, como por exemplo:

  • O carro possui seguro?
  • O seguro consegue cobrir o valor?
  • Qual foi o dano do veículo?
  • Qual o valor do reparo e o valor residual?

Além disso, algumas empresas não compram veículos danificados com a Grande Monta. Mas, algumas outras têm receptividade para sucata e para peças soltas. Ou seja, podem comercializar parte dos veículos perdidos.

Carro batido com logo da Ideal

Ideal Carros Batidos: seu carro batido vira lucro!

Você pode vender seu automóvel depois de um acidente. A Ideal Carros Batidos é uma empresa especializada em veículos batidos!

Mais informações sobre a venda

Procurar uma das empresas que compram e vendem carros batidos é uma ótima alternativa de recuperar parte do dinheiro perdido com o acidente. Isso porque, as empresas facilitam o comércio.

Pode ser difícil encontrar compradores interessados por conta própria. Assim, as empresas que comercializam carro batido são ótimas chances para você que está sem saber o que fazer com seu carro após sofrer um dano.

Lojas de compra e venda de carro batido!

Existem diversas lojas no mercado nacional que lidam com a compra e venda de veículos batidos ou ainda, carros com dívidas! Assim, um dos exemplos é a Só Batidos, que além de comercializar automóveis, vende peças soltas.

Assim, você consegue encontrar diversos tipos de carros e outros automóveis, como motos, caminhões e até veículos aquáticos. Essa é uma das plataformas virtuais de carros batidos mais completa.

Por outro lado, a Ideal Carros Batidos faz a compra de carro batido diretamente de você. Ou seja, se quer passar o seu veículo adiante, essa pode ser uma ótima opção. Contudo eles só compram veículos de Pequena e Média Monta.

Conheça outras recomendações: Klockner leilão de Veículos!

Agora que você conhece um pouco mais sobre como funciona para comprar carro batido, já pode decidir se essa é uma prática que vale a pena pra você! Assim, existem diversas recomendações aqui no site.

Mas, além disso, que tal conhecer outras formas baratas de comprar o seu próximo veículo? Assim, descubra como funciona um sistema de leilões de veículos com a leiloeira Klockner.

Aliás, nós preparamos um review exclusivo para você tirar todas as suas dúvidas sobre como essa empresa funciona. Veja quais são as vantagens e desvantagens de dar um lance em leilão.

Além disso, te ajudamos a se preparar com dicas exclusivas. Dessa maneira, o seu sonho de comprar o seu carro se torna mais possível e mais barato com maneiras não convencionais de comprar veículos!

Casal olhando tablet e festejando

Klockner Leilões: veja as vantagens de participar!

Descubra as vantagens de participar de leilões online da Klockner. Essa é uma ótima oportunidade para adquirir itens como carros, imóveis, móveis e mais!

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como dirigir carro automático? 10 dicas simples

Confira 10 dicas simples e extremamente funcionais para dirigir carro automático da melhor forma possível e ter bom desempenho sem errar!

Continue lendo
content

Webmotors simulador de financiamentos: como usar para simular

Uma ótima ferramenta para planejar a compra do seu carro é o Webmotors simulador de financiamentos: confira aqui como usar!

Continue lendo
content

Saiba como proteger seu carro com a Azul seguro auto

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Saiba como proteger seu carro com a Azul seguro auto

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Foco Leilões: como se cadastrar para comprar?

Veja aqui como comprar na Foco Leilões e encontre o carro que tanto deseja ter na sua garagem por preços atraentes. Saiba mais!

Continue lendo
content

3 tipos de financiamento diferentes para comprar seu carro

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! 3 tipos de financiamento diferentes para comprar seu carro

Continue lendo
content

Mycon Consórcio Digital: saiba como se cadastrar e fazer parte

Economia na compra da sua casa ou seu carro? Veja como fazer parte do Mycon Consórcio Digital e conseguir! É online, pelo celular.

Continue lendo