Listas

Saiba quais são os 10 carros populares mais seguros do Brasil

Confira quais são os 10 carros populares mais seguros do Brasil

Por

Murilo C. 

| Publicado em

Se você é um apaixonado por veículos, certamente já se pegou pensando em quais são os carros populares mais seguros do Brasil. No começo dos anos 2000 a segurança dos veículos brasileiros deixavam a desejar. Mas hoje os modelos que rodam por aqui melhoraram muito em termos de seguridade.  

Até pouco tempo atrás muitas pessoas mal sabiam o que era um airbag. Hoje os modelos são obrigados a dispor dessas bolsas de ar e sistemas de freio funcionais como é o caso do ABS, por exemplo. 

populares mais seguros do Brasil

Assim é possível afirmar sem medo algum que os carros populares que rodam por aqui são seguros. Mas uns oferecem maiores níveis de segurança do que outros. 

Hoje os testes de segurança em veículos brasileiros são realizados pelo Latin NCAP – New Car Assessment Programme. 

Trata-se de um programa de segurança automotivo fundado em outubro de 2010 com o intuito de avaliar e melhorar a segurança dos veículos que rodam na América Latina tanto para passageiros adultos quanto para crianças. 

Assim com base nos testes realizados pelo Latin NCAP nós do Senhor Carros vamos te mostrar hoje aqueles que são os 10 carros populares mais seguros do Brasil. 

Se você quer rodar em segurança com toda a sua família não pode deixar de conferir o conteúdo de hoje.

ANÚNCIOS

Top 10 carros populares mais seguros do Brasil

Conheça agora os modelos populares mais seguros que rodam nas ruas e estradas brasileiras. 

ANÚNCIOS

10. Renault Kwid

Na décima posição entre os carros populares mais seguros do Brasil temos o Renault Kwid que é também hoje o carro mais barato do mercado brasileiro. 

O modelo é o único  entre os subcompactos que dispõe de quatro airbags de série em todas as suas variantes. Seus concorrentes que são o Up! e o Mobi não contam com esses recursos nem como opcionais. 

Renault Kwid
Renault Kwid

O Renault Kwid obteve 22,85 pontos de 34 possíveis de segurança para adultos e 33,87 pontos de 49 possíveis para proteção das crianças e por isso foi avaliado três estrelas nos testes conduzidos pela Latin NCAP.

O pequeno da Renault conta também com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. 

ANÚNCIOS

9. Hyundai HB20

O HB20 que está entre os carros mais vendidos do Brasil e alcançou quatro estrelas no quesito segurança. 

Quando falamos em segurança de adultos o modelo atingiu 22,53 pontos dos 34 possíveis e para as crianças o score foi de 29,64 pontos. 

Hyundai HB20
Hyundai HB20

O modelo de entrada oferece sistema Isofix com TOp Tether e coluna de direção colapsável que visa proteger o motorista em casos de acidentes frontais. Airbags laterais só estão disponíveis em versões mais caras. 

ANÚNCIOS

8. Ford Ka

O Ford Ka também recebeu quatro estrelas no total mas é mais seguro do que o HB20 porque obteve 22,83 pontos na proteção aos adultos e 35,41 para as crianças. 

Ford Ka
Ford Ka

O Ka vem de série com dois airbags freios ABS e sistema EBD. A exemplos dos anteriores também dispõe de sistema Isofix e conjunto elétrico. É mais uma boa opção no nosso mercado 

ANÚNCIOS

7. Renault Sandero e Logan

Na sétima posição temos o Sandero e Logan Juntos. Os modelos que diferem apenas pela questão do porta-malas foram renovadas e aumentaram suas notas anteriores. 

Os “irmãos” tiveram notas de 23,40 e 38,52 para proteção de adultos e crianças respectivamentes e assim ostentam 4 estrelas em nível de segurança. 

Renault Sandero
Renault Sandero

Algo bacana sobre ambos os modelos é que já em suas versões de entradas eles contam com airbags de um série. Um verdadeiro chamariz para os motoristas que prezam por segurança. 

ANÚNCIOS

6. Toyota Yaris

Embora não seja totalmente um popular por conta do seu preço o Toyota Yaris vem se tornando cada vez mais acessível aos brasileiros. 

O Japonês recebeu quatro estrelas em seu último teste de segurança com 26,99 pontos de 34 possíveis para a proteção de adultos e 38,05 de 49 para as crianças. 

Toyota Yaris
Toyota Yaris

Hoje a versão de entrada do Yaris conta com Airbag duplo, controle de tração e estabilidade, freios ABS e EBD além de assistente de partida em subida e sistemas Isofix e Top Tether.

ANÚNCIOS

5. Toyota Etios

O Etios também ganhou espaço na nossa lista dos carros populares mais seguros do Brasil. 

O pequeno japonês também recebeu quatro estrelas em termos de segurança após avaliação do Latin NCAP 

Toyota Etios
Toyota Etios

O modelo alcançou 25,42 pontos de proteção para ocupantes adultos e 40 pontos para proteção de ocupantes crianças. Um número muito positivo. 

A versão de entrada do Etios oferece cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os cinco ocupantes e airbags duplos frontais. Além disso o compacto conta ainda com sistema de fixação Isofix. 

ANÚNCIOS

4. Volkswagen Up!

Aqui temos o primeiro modelo com cinco estrelas. o Up! foi muito bem avaliado e conquistou importantes notas de segurança sendo assim uma ótima opção para quem busca um veículo seguro.

Na questão de pontuação para adultos o Up! atingiu 25,86 dos 34 pontos possíveis e na proteção para crianças o número foi de 39,54 dos 49 possíveis. 

Volkswagen Up!
Volkswagen Up!

A versão de entrada oferece airbag duplo, alerta de frenagem de emergência e sistema Isofix com Top Tether. A versão turbo TSI de entrada dispõe também de controle de tração. 

ANÚNCIOS

3. Honda Fit e City

Com a medalha de bronze em termos de segurança temos a dupla japonesa Honda Fit e Honda City. Eles não são considerados exatamente tão populares por conta de seu valor um pouco elevado. Ambos receberam cinco estrelas. 

Ambos tiveram pontuação superior a 29 pontos dos 34 possíveis visando a segurança de adultos. Na pontuação para o público infantil o Fit atingiu 39,48 pontos enquanto o City alcançou 41,81 pontos dos 49 possíveis. 

Honda Fit
Honda Fit

Ambos os modelos vêm equipados de fábrica com controle estabilidade e tração, airbags, assistentes de condução e alerta de frenagem além de sistema Isofix. 

ANÚNCIOS

2. Chevrolet Onix e Onix Plus

Na segunda posição dos carros mais populares do Brasil temos o modelo mais vendido junto do seu irmão com porta-malas estendido. Ambos conquistaram cinco estrelas em segurança. 

A pontuação de proteção para adultos foi de 28,9 para o Hatch e 28,34 para o sedã em 34 possíveis e para as crianças o score foi de 44,33 e 42,33 de 49 possíveis respectivamente.

Chevrolet Onix
Chevrolet Onix

Os dois modelos contam em todas as suas versões com seis airbags, controle de tração e estabilidade, além de direção elétrica progressiva.  Há também sistema Isofix para fixação da cadeirinha de criança.  

Além de ser líder de vendas o Onix pode se gabar de ser um dos carros mais seguros do Brasil. 

ANÚNCIOS

1. Volkswagen Polo

E na liderança temos o reestilizado Volkswagen Polo. Embora ele não seja tão popular quanto alguns modelos no quesito preço se o compararmos com outros da própria marca é fácil notar que ele tem ótimo custo benefício. 

O Hatch recebeu cinco estrelas em segurança. Quanto à pontuação o Polo marcou 32,13 dos 34 pontos possíveis para proteção de adultos e 43 dos 49 possíveis para proteção de crianças. 

Volkswagen Polo
Volkswagen Polo

O modelo se destaca por oferecer quatro airbags de séries em todas as suas versões e sistema IsoFix com Top tether. 

Em versões superiores o veículo ganha itens que o tornam ainda mais segura como bloqueio eletrônico do diferencial, detector de fadiga e controles de tração e estabilidade. 

ANÚNCIOS

Conclusão

Como citamos no início deste artigo a segurança dos carros brasileiros aumentou muito na última década e deve se manter assim daqui pra frente. Algo muito positivo tendo em vista que o trânsito brasileiro é um dos mais perigosos do mundo. 

Agora queremos saber de você. Dentre os populares mais seguros do Brasil qual é o seu preferido? Deixe um comentário pra gente falando qual foi o motivo da sua escolha! 

E aproveitamos que estamos falando de segurança que tal conferir alguns modelos que são seguros e baratos e que realmente valem a pena? Para saber quais são é só clicar no link abaixo:

ANÚNCIOS

Listas

Fiat Mobi 2021: O que o compacto tem de novidades?

Confira todas as novidades do Fiat Mobi 2021 e saiba porque considerar o compacto pode ser uma ótima opção para você!

Por

Murilo C. 

| Publicado em

Fiat Mobi 2021: simples porém funcional

Apresentado em meados de outubro o Fiat Mobi 2021 ganhou algumas modificações bastante interessantes capazes de torná-lo ainda mais competitivo em sua categoria. Em um primeiro momento a diferença é o novo logotipo da montadora junto da pequena bandeira italiana. 

Fiat Mobi 2021
  • Categoria: Compacto
  • Preço médio novo: R$  40 mil 
  • Preço médio usado: R$ 30 mil 
  • Versão recomendada: Fiat Mobi Like
  • Consumo médio cidade:  10 km/L
  • Consumo médio estrada: 12 km/L

Mas diferente do que muitos acreditam as novidades não são meramente estéticas. Assim cumprindo o nosso propósito de existência, nosso time de especialistas mais uma vez se reuniu e traz pra você tudo o que há de novo no compacto da montadora italiana. 

E aí bora conferir? 

Novidades do Fiat Mobi 2021

Sempre que falamos das novidades de algum veículo a primeira coisa a ser elencada é o design. 

Nesse caso à pronta entrega o Mobi recebeu pára-choques dianteiros atualizados que acompanham novas molduras na caixa de rodas junto às novas calotas na versão Like.

De maneira geral as mudanças no interior surpreendem mais do que do lado de fora.

Começando pelo Design

Conhecido por ser um desbravador das ruas o Fiat Mobi 2021 manteve o design jovial totalmente pensado para encarar ruas e avenidas de maneira ágil e precisa e o mais importante de tudo sem perder o estilo.

O modelo ficou mais robusto com ângulos de entrada e saída maiores além de contar com altura livre do solo em 190 mm. Com essa robustez o pequeno se dá bem também em estradas de terra e pisos irregulares. 

Destaque positivo também para as novas rodas que possuem novo acabamento escurecido válido tanto para as calotas quanto para as rodas em liga leve. Os desenhos são exclusivos do modelo. 

Ainda na parte externa é preciso elencar os faróis com máscara negra que reforçam a elegância e funcionalidade do compacto. 

Design
Design do Fiar Mobi 2021 continua impecável

A tampa traseira também merece destaque e foi retrabalhada contando agora com maior capacidade de suportar impactos e reduzir os riscos em casos de acidentes e o melhor de tudo: Ficou ainda mais leve. 

E para finalizarmos o exterior do Mobi 2021 o modelo conta com diferentes opções de cores. São elas: Preto Vulcano, Vermelho Monte Carlo, Branco Banchisa, Prata Bari e Cinza Silverstone.

Interior também merece destaque

De fora vamos direto para dentro! 

É só entrar em um Fiat Mobi 2021 para ficar totalmente apaixonado. O compacto possui qualidade superior de acabamento em todos os detalhes desde o banco até o seu painel. 

A condução do pequeno notável pode se tornar ainda mais prazerosa com a possibilidade de regulagem do banco do motorista com poucos toques para cima e para baixo e para frente e para trás. 

Outro ponto que chama atenção é a direção hidráulica que torna a condução mais simples, leve e prazerosa.

Interior
Interior é destaque mais do que positivo

Junto à direção hidráulica existe ainda a possibilidade de regulagem de altura do volante o que deixa a posição de condução do modo que o motorista gosta e se sente seguro. 

E pensando na comodidade é possível abrir o porta-malas e o tanque de combustível sem usar as chaves ou sair do carro. Tudo isso por conta do sistema de abertura interno de ambos dispositivos.

Tecnologia de ponta

O Mobi 2021 é repleto de tecnologia. Embora seja compacto com ele ninguém passa aperto tampouco calor. Equipado com ar-condicionado regulável a tecnologia é extremamente importante e necessária para o clima brasileiro.

O modelo conta ainda com central multimídia Uconnect com tela de 7 polegadas com conexão wireless capaz de sincronizar com Apple CarPlay e Android Auto além de pareamento simultâneo via Bluetooth com dois smartphones. 

Caso o condutor opte por volante multifuncional a condução fica ainda mais segura e prática sendo possível dirigir conectado com aplicativos como Waze e Spotify por exemplo. 

Volante multifuncional
Volante multifuncional é o auge da tecnologia

O volante multifuncional é outro item tecnológico mais do que bem-vindo no Mobi 2021. Com ele é possível controlar as músicas, atender ligações e aumentar o volume do rádio sem tirar as mãos do volante e os olhos do trânsito.

Os retrovisores contam com setas integradas o que aumenta a visibilidade de motocicilstas e evitam acidentes. 

E por falar em retrovisores é possível ajustar os pequenos espelhos sem abrir a janela. Basta um leve toque no botão interno para deixar os espelhos na posição ideal do condutor. 

Segurança

O Fiat Mobi 2021 conta com a tecnologia para aumentar a segurança. Para ajudar a evitar acidentes o compacto conta  com sistema de sinalização de frenagem de emergência que aciona o pisca alerta em caso de freadas bruscas. 

Como não poderia deixar de ser o modelo conta com airbags frontais para promover segurança aos ocupantes que viajam à frente. 

O compacto conta também com freios ABS com distribuição EBD que estabiliza as rodas no momento de frenagens e curvas mantendo o carro o mais estável possível. 

Ainda pensando em estabilidade o Mobi conta com controle eletrônico de aceleração que evita derrapagens tornando qualquer pisada no acelerador algo linear e extremamente objetivo.

E para fecharmos os equipamentos tecnológicos o Mobi conta ainda com sensores de estacionamento que facilitam os mais variados tipos de manobras e disparam alertas sonoros assim que a marcha a ré é engatada. 

Acessórios

O Mobi 2021 conta ainda com alguns acessórios diferenciados que não são encontrados em nenhum de seus concorrentes. 

O primeiro que merece grande destaque é o retrovisor com câmera de ré. Com ele não é preciso ficar torcendo o pescoço na hora da manobra. Com esse dispositivo o motorista ganha um verdadeiro aliado na hora de estacionar. 

Outro acessório bastante útil é a bolsa de acessórios para o porta-malas. Com duas divisórias ela contempla toda a área do porta-malas. O que torna ainda mais fácil organizar todos os pertences. 

E para finalizar a lista de acessórios o Mobi oferece aos proprietários pedaleiras esportivas com detalhes antiderrapantes em 4 cores exclusivas para deixar a condução mais segura e o interior ainda mais bonito. 

Pacotes de serviços adicionais

Outro ponto bastante interessante que envolve o Fiat Mobi 2021 são os pacotes de serviços adicionais que podem ser contratados pelos compradores do modelo. 

O primeiro item é a proteção de pneus.  Ao contratar esse serviço adicional a montadora oferece reposição em caso de avarias ou acidentes com uma cobertura válida pelo período de 12 meses. 

Outro ponto dentro do pacote de serviços é a possibilidade de contratar uma garantia estendida além das revisões de até 5 anos com descontos especiais e preços fixos

E por fim há ainda o plano de revisões sob medida da Fiat onde o comprador do Mobi pode montar planos de revisões programadas que precisar com descontos e preços fixos pré-estabelecidos para não ter gastos futuros. 

Motorização,  câmbio e consumo

Com mais 215 mil unidades vendidas o Fiat Mobi 2021 manteve o mesmo motor que equipava os seus antecessores. 

Trata-se de motor Fire Evo flex 1.0 capaz de render até 75 cavalos de potência quando abastecido com etanol. 

O motor é conhecido por sua valentia e por ser brutalmente econômico uma vez que apresenta excelente relação peso x potência o que garante agilidade e respostas mais rápidas. 

Motorização
Motor simples e funcional dá conta do recado

O propulsor que conta com selo A do Inmetro no que diz respeito a consumo e economia tem tudo o que os motoristas buscam quando o assunto é rodar mais gastando menos. 

Pensando em otimizar o consumo o painel mostra a hora certa para aumentar ou reduzir as marchas o que garante mais eficiência, conforto e principalmente economia ao dirigir.

O Mobi manteve também o câmbio manual de cinco marchas mas agora com uma novidade. O modelo possui um inibidor de marcha ré, o que garante mais segurança ao pilotar. 

E por último mas não menos importante temos os dados de consumo. 

Quando abastecido com etanol o Mobi é capaz de alcançar médias de 8,9 km/L na cidade e 10 km/L na estrada. 

Já com gasolina essas médias sobem para 12,7 km/L em percursos urbanos e 14,3 km/L em rodovias. 

Fiat Mobi 2021 Preços e versões

O Fiat Mobi 2021 é comercializado em três versões que partem dos seguintes valores:

  • Fiat Mobi Easy R$ 38.990;
  • Fiat Mobi Like R$ 46.490;
  • Fiat Mobi Trekking R$ 47.390.

Conclusão

Apimentando ainda mais o mercado de compactos o Fiat Mobi é mais uma ótima opção para quem busca um veículo valente multifuncional e econômico com valores que cabem no bolso de muita gente. 

Agora que você já sabe tudo sobre o Fiat Mobi 2021 te convidamos a saber como é ter um modelo na prática. 

Se você está pensando em comprar um exemplar não pode deixar de clicar no botão a seguir para conferir quais são as vantagens e desvantagens de ter um Mobi na garagem. Não deixe de conferir!

Continuar Lendo

Em Alta