Leilão de Carros

Carro de leilão: as 5 principais dúvidas sobre esse tipo de veículo

Conheça as principais respostas para dúvidas sobre carro de leilão e saiba porque garantir o seu exemplar por meio desse tipo de compra é uma ótima ideia.

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 21/06/2021

As principais dúvidas sobre carro de leilão

Leilões têm se tornado grandes oportunidades para quem deseja economizar grandes quantias de dinheiro ao adquirir um bem de grande valor, como imóveis e veículos dos mais diferentes tipos. Realizados tanto de forma presencial, quanto online pela internet, comprar carro de leilão tem se tornado algo cada vez mais frequente para muitos brasileiros. 

image

Leilão para compra de carro

Conheça ótimas opções de leiloeira para você comprar seu veículo pagando o preço justo.

Mas infelizmente, as fake news não estão só presentes apenas na política. 

No universo dos leilões automotivos existem muitas mentiras que foram contadas há muito tempo que até hoje são consideradas verdades e que causam muitas dúvidas em um grande número de pessoas. 

É por isso que ainda existem uma série de questões que surgem para quem pretende adquirir carros de leilão, especialmente para quem não está muito familiarizado com esse tipo de negociação. 

Dessa maneira, com o objetivo de esclarecer uma série de questões, separamos as 4 principais dúvidas sobre carro de leilão. 

Se você tem algum questionamento sobre esse tipo de veículo, a leitura do artigo de hoje é mais do que obrigatória! 

Anúncios

5 principais dúvidas sobre carro de leilão

Conheça agora quais são as principais dúvidas sobre carro de leilão e no fim do artigo saiba responder se vale ou não a pena comprar um veículo nesse tipo de negócio. 

Partiu conferir?

5. Todo carro de leilão tem algum defeito?

Essa é uma das dúvidas mais comuns sobre carro de leilão e a resposta para ela é bem direta: Não! 

O simples fato do carro ser proveniente de leilão, não significa que ele tenha algum tipo de defeito. 

Embora esse pensamento seja comum e recorrente, você precisa saber que existem diversos fatores que podem fazer um carro ir parar em um leilão veicular. 

Carros vendidos em leilão muitas vezes têm origem, por exemplo, em ações judiciais por conta de dívidas ou de frotas de empresas e locadoras. 

É muito fácil encontrar carro de leilão sem nenhum defeito!
É muito fácil encontrar carro de leilão sem nenhum defeito!

Nesses casos, a maioria deles estão em bom estado de conservação e não precisam de nenhum tipo de conserto ou ajustes. 

Agora na pandemia, pelo fato de muita gente ter perdido o emprego, o que se viu foi muita gente não conseguindo pagar os financiamentos. 

Com dívidas atrasadas, bancos e financeiras podem reaver o veículos dos inadimplentes e leiloar o carro para não ficar no prejuízo. 

No entanto, é preciso deixar claro que existem sim, situações onde um carro de leilão é negociado com avaria ou até mesmo na condição de sucata para aproveitamento de peças. 

Se esse for o caso, todas as informações a respeito das condições estarão presentes no edital do veículo a ser leiloado que deve ser lido por qualquer pessoa que tem a intenção de participar do leilão

Anúncios

4. É possível fazer seguro para um carro de leilão?

Essa é outra dúvida muito recorrente e até mesmo importante e felizmente, a resposta é sim. 

Um carro comprado em leilão pode sim, ser segurado, mas depende da situação. 

Isso porque os carros comprados sem avarias podem ser aceitos normalmente pelas seguradoras, sendo comparados a um veículo que é comprado seminovo. 

Além disso, é preciso se certificar de que as demais características do veículo permitam que o seguro auto seja feito

Essas características são: modelo e ano de fabricação do veículo. 

Entretanto, caso o veículo comprado em leilão tenha registro de sinistro em seu histórico, é muito provável que o seguro não seja aprovado. 

Mas é importante ressaltar que esse é um critério adotado pelas seguradoras na hora de avaliar todo e qualquer tipo de veículo, não havendo nenhuma relação com o fato do carro ter sido comprado em um leilão. 

3. Qual é a forma de pagamento de um carro comprado em leilão?

De maneira geral todo e qualquer tipo de veículo comprado em um leilão deve ser pago à vista. 

Esse pagamento pode ser feito via transferência bancária identificada ou por meio de boleto que pode ser pago em qualquer instituição financeira em um prazo determinado que pode chegar a até 7 dias úteis. 

Embora de modo ainda tímido, dependendo de quem está promovendo o leilão, alguns bancos e financeiras já estão oferecendo a possibilidade de pagamento via financiamento. 

Nesse caso, o vencedor do lance pode financiar o pagamento do leilão e pagar de maneira suave em prestações menores e que cabem no bolso. 

Mas isso ainda é uma minoria e não se faz presente na realidade de muitos leilões país afora. 

É importante ressaltar que também entra nesse valor a comissão do leiloeiro e eventuais custos adicionais, tais como guincho, documentação e acerto de débitos em atrasos como multas e impostos, por exemplo. 

Por isso é importante considerar esses custos antes mesmo de oferecer um lance, evitando os problemas de uma desistência ou não pagamento do lance. 

2. Como me certificar que o carro de leilão é de boa procedência

Por conta da quantidade de veículos que costumam ser negociados em um mesmo leilão, o ideal é que você vá avaliar o veículo ao vivo. 

Embora muita gente não saiba, os carros vendidos em um leilão não podem ser ligados ou testados. Ou seja, você não pode fazer um test drive. 

Só é possível avaliar o veículo com os olhos e com as mãos. 

Por isso se você estiver pensando em comprar um carro de leilão, a dica que damos sempre é a seguinte:

Vá ver o carro ao vivo e leve um mecânico de sua confiança! 

Avaliar o carro ao vivo antes de comprar é fundamental
Avaliar o carro ao vivo antes de comprar é fundamental

Apenas um especialistas pode notar algo de errado com o carro e te livrar de um mau negócio que pode se tornar um prejuízo no futuro. 

Além de conferir o veículo fisicamente e ao vivo, outra forma muito eficaz e funcional de garantir que o veículo é de boa procedência se dá por meio da utilização de informações disponíveis no edital do leilão.

O edital do leilão contém uma série de documentos sobre o veículo, principalmente o número do Renavan.

Com o número do Renavam é possível conhecer todo o histórico do veículo, tais como a presença de multas, histórico de acidente e se há algum tipo de pendência de documento que precisa ser regularizada. 

1. Comprar carro de leilão vale a pena ?

E a última dúvida sobre carro comprado em leilão é a seguinte: afinal, vale a pena comprar carro de leilão?

Essa é uma dúvida que chega até os especialistas do Senhor Carros quase todos os dias e respondemos sem sombra de dúvida alguma: Sim! 

O primeiro motivo para isso é o preço. Em um leilão é possível encontrar veículos com até metade do preço estipulado na tabela FIPE. 

Outro ponto interessante é a grande variedade de marcas e modelos possíveis de encontrar em um leilão que jamais seriam encontrados em concessionárias e estacionamentos de veículos. 

E por último, mas não menos importante, é preciso ressaltar que os leilões veiculares são uma maneira segura e amparada na lei para que os brasileiros possam comprar seus veículos por valores muito abaixo dos praticados. 

Por isso, se você quer comprar um carro e não quer gastar rios de dinheiro para efetivar a compra, nossa sugestão é simples: Busque um leilão de confiança. 

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre carro de leilão, vamos continuar te ajudando nesse assunto. 

Separamos ótimas opções de leiloeiras onde comprar seu carro é uma tarefa rápida simples e divertida. 

Para conhecer quais são essas opções, é só clicar abaixo! 

Leilão para compra de carro

Conheça ótimas opções de leiloeira para você comprar seu veículo pagando o preço justo.

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Prós e contras do Fiat Uno: Como é ter um exemplar?

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Prós e contras do Fiat Uno: Como é ter um exemplar?

Continue lendo
content

As melhores marcas de carros para PCD 2022: compare os preços e ofertas de todos os modelos!

Montadoras voltaram a oferecer modelos para PCD com novo teto para R$ 140 mil. Assim, saiba quais são as marcas que possuem carros PCD!

Continue lendo
content

Prós e contras do Fiat Mobi: Como é ter um exemplar

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Prós e contras do Fiat Mobi: Como é ter um exemplar

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Simulador de financiamentos Meu Carro Novo: veja como comprar com as melhores condições

Veja como comprar com o Simulador de financiamentos Meu Carro Novo e encontre as melhores condições de negócio para o seu bolso!

Continue lendo
content

Comprar SUV Compacto em leilão: Saiba como e onde garantir o seu

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar SUV Compacto em leilão: Saiba como e onde garantir o seu

Continue lendo
content

Como comprar Renault Sandero: Conheça diferentes maneiras

Aprenda aqui como comprar seu Renault Sandero online e tire todas as suas dúvidas! Veja como comprar direto na Renault ou outras plataformas!

Continue lendo