Leilão de Carros

Perguntas e respostas sobre leilão virtual: O que você precisa saber

Confira as principais perguntas e respostas sobre o leilão virtual e descubra de uma vez por todas tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 15/06/2021

Perguntas e respostas sobre leilão virtual

O mercado de leilões está mais do que consolidado em muitos países pelo mundo e vem crescendo cada vez mais espaço no Brasil, uma vez que é uma ótima alternativa para quem está buscando boas oportunidades de compra. Assim, pensando em te ajudar, os especialistas do Senhor Carros separaram as principais e mais corriqueiras perguntas e respostas sobre leilão virtual

image
Leilão virtual

Onde participar de um leilão virtual?

Conheça as melhores opções de leilão virtual para participar e arrematar seu veículo!

A própria pandemia do coronavírus reforçou a praticidade de fazer tudo pela internet à distância e, embora muita gente ainda não esteja familiarizada com essa forma de fazer negócio, é possível fazer aquisições de veículos de maneira virtual do conforto do seu lar e de maneira mais do que segura. 

Se você está querendo participar de um leilão virtual e ainda tem dúvidas sobre como funciona essa modalidade de compra, fique tranquilo que vamos te mostrar tudo sobre o assunto no artigo de hoje. 

Bora conferir?

Anúncios

Leilão virtual é ótima oportunidade de compra

Como já falamos diversas vezes, o mercado de carros está fora da realidade de muita gente. 

Hoje o carro no Brasil é um dos mais caros de todo o mundo. 

Os altos preços praticados no mercado de zero km fez com que muita gente fosse buscar veículos usados e seminovos. 

Com a alta demanda por veículos usados, seus preços automaticamente aumentaram.

Assim, muita gente passou a ver os leilões como uma ótima forma de conseguir comprar veículos com preços justos e honestos. 

E com a pandemia ainda comendo solta por aí, optar pelo leilão virtual é uma ótima forma de se manter em segurança e ainda conseguir fazer uns arremates de carro, moto, vans, caminhões ou sucatas. 

Entretanto, sempre que falamos de leilões não presenciais muita gente nos manda perguntas com uma série de dúvidas sobre o tema.

Assim, pensando em tornar o assunto mais acessível para todo mundo, resolvemos separar uma série de perguntas e respostas sobre leilão virtual. 

Perguntas e respostas sobre leilão virtual: Conheça as principais

Pensando em te tornar um verdadeiro expert em em leilões veiculares separamos não uma nem duas, mas 8 perguntas e respostas sobre leilão.

Essa é a chance que você sempre quis para ter acesso a informações valiosas sobre leilões virtuais. 

Vamos começar a desvendar esse universo?

Anúncios

Como funciona um leilão virtual?

A primeira de nossas perguntas e respostas sobre leilão virtual é bem direta. 

Um leilão virtual, também conhecido como leilão eletrônico ou online, nada mais é do que uma modalidade de comprar pela internet onde o maior lance leva o veículo. 

Mesmo que a plataforma utilizada seja a internet, tudo deve ocorrer em tempo real e praticamente tudo o que acontece em um leilão presencial é replicado. 

O príncipio é o mesmo: o maior lance leva. 

Mas para que isso aconteça, alguns protocolos são definidos com certificados de segurança, assinaturas eletrônicas e critérios de sigilo de dados. 

É só encontrar uma empresa especializada na atividade e analisar as informações que estão no edital. 

Quais são as regras do leilão virtual?

Como a gente acabou de mostrar, as regras de um leilão virtual não mudam muito em relação ao modelo tradicional. 

Antes do leilão acontecer, um edital é disponibilizado. 

Nele, constam as principais informações sobre os veículos que estão sendo leiloados, assim como suas características e regras estipuladas. 

Leilão virtual segue as mesmas regras do leilão físico, única diferença é a presença física

Tudo é muito bem explicado e você deve perceber que mesmo se tratando de um evento online, tudo ocorre como se fosse presencial, com horários e regras.

Para que você possa dar seu lance em um carro, moto, van, caminhão ou lotes de sucatas, é só verificar os botões e links disponíveis na página da leiloeira. 

Quem pode participar de um leilão virtual?

De modo geral, os leilões virtuais não costumam apresentar restrições para os participantes, e para dar os seus lances é preciso ser maior de 18 anos e seguir etapas básicas como realizar cadastro e se habilitar no site da leiloeira. 

O trâmite é um tanto quanto simples, o que é positivo, pois aumenta muito as chances de um grande número de pessoas participar e encontrar o seu veículo dos sonhos por preços baratos. 

Uma vez que o site habilita o seu perfil, adivinhe só? 

Você já pode dar o seu lance, lembrando que esse cadastramento é único e intransferível.

Depois, para que a disputa possa ser considerada justa e segura, você precisa conhecer as condições de pagamento, taxas adicionais, exigências, prazos e detalhes de ofertas e lances.  

Vale a pena comprar veículos em leilão virtual?

Dando continuidade às perguntas e respostas sobre leilão virtual, temos esse questionamento que é muito comum. 

Veículos são hoje os itens mais vendidos em leilões virtuais em todo o Brasil e eles são sim uma ótima alternativa para você. 

O maior atrativo de comprar um veículo nesse tipo de negócio, é que, via de regra, você pode achar excelentes oportunidades, pagando entre 30 e 50% mais barato do que os valores da tabela FIPE. 

Dessa maneira, com um investimento bem menor, você tem a chance de comprar um modelo de uma marca dos seus sonhos sem precisar estourar o seu orçamento ou pagar MUITOS impostos, como ocorre nos carros zero. 

Como se não bastasse, os veículos vendidos em leilões virtuais já vem com o IPVA quitado. 

E aí, você acha que vale ou não vale a pena? 

Como evitar fraudes em um leilão virtual?

Essa é uma dúvida muito comum e bastante importante que precisava obrigatoriamente estar presente nesse jogo de perguntas e respostas sobre leilão virtual. 

O leilão virtual foi feito para ser uma modalidade segura e prática para se adquirir veículos dos mais variados tipos na internet. 

Evitar leilão fraudulento é simples!
Evitar leilão fraudulento é simples!

No entanto, como em qualquer segmento do mercado, existem pessoas que desejam se aproveitar da honestidade, boa fé ou da falta de cuidado dos internautas. 

Para evitar que isso aconteça com você precisa seguir algumas dicas específicas e importantes. São elas:

  • Confira o endereço do site: sites piratas ou clandestinos tem erros de português;
  • Pesquise se o endereço físico da leiloeira realmente existe, isso pode ser feito rapidamente no Google Maps;
  • Confira a reputação da leiloeiras, isso pode ser feito por meio das redes sociais e portais como o Reclame Aqui;
  • Confira a presença do Selo Leilão Seguro;
  • Confira se a empresa leiloeira está inscrita no Tribunal de Justiça do estado;
  • Atente-se a forma de pagamento, a maioria dos leilões exigem pagamentos à vista;
  • Consulte um site de leilões falsos;
  • Confira a existência de um edital. Caso o edital não exista, não participe do leilão. 

Como encontrar um site de leilão virtual confiável?

Ao seguir as dicas que acabamos de mostrar, você aumenta MUITO as suas chances de encontrar um site de leilão virtual confiável

Porém, se você realmente busca por segurança, nossa sugestão é a de que você tenha preste atenção com relação a erros de grafia e atividades suspeitas. 

E como citamos,um dos pontos cruciais é a presença do selo Leilão Seguro, uma iniciativa da ALEIBRAS – Associação da Leiloaria Oficial do Brasil para listar quais as instituições que estão com devida regulamentação no setor e disponibilizado apenas para leiloeiras idôneas e em perfeita legalidade com a legislação da área. 

Como é feito o arremate e o pagamento?

Assim que você finaliza o seu cadastro e é habilitado pela empresa já é possível dar lances e arrematar seu veículo. 

E para isso, é só entrar na disputa tendo pleno conhecimento dos termos e exigências de cada etapa.

Você conseguiu juntar uma grana, deu o lance vencedor, arrematou o veículo que você queria no leilão virtual: agora você tem que pagar. 

É claro que cada empresa possui suas próprias maneiras e características de fazer esse tipo de transação. No entanto, geralmente, apenas o que não é permitido é o dinheiro vivo. 

As formas mais comuns de pagar pelo seu carro recém arrematado é por meio de boletos bancários, cartões de crédito ou financiamento. Simples, direto e erto. 

É possível visitar o pátio de veículos?

E aqui chegamos à última das perguntas e respostas sobre leilão virtual: a possibilidade de visitar o pátio de veículos e conhecer os modelos disponíveis. 

Essa é uma forma de trazer tranquilidade e confiança, principalmente para os compradores menos experientes, que gostam de ver tudo ao vivo com os próprios olhos. 

Então, respondendo à pergunta, sim! É possível visitar os veículos anunciados no leilão virtual, mas é preciso agendar horário com antecedência. 

Conclusão

Lembre-se que é no site da leiloeira que você vai encontrar informações disponibilizados no edital, assim, como fotos dos mais variados ângulos e dados sobre possíveis avarias, além de telefones para contato e SAC. 

Essas são as principais perguntas e respostas sobre o leilão virtual. 

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre essa forma de comprar o seu veículo, deve estar se perguntando: 

Onde posso encontrar um leilão virtual seguro para dar meus lances e fazer um arremate certeiro?

Pensando em te ajudar nessa questão, preparamos um artigo especial para te mostrar como e onde garantir o seu carro, moto, van ou caminhão de modo virtual e seguro. 

Se interessou? Então, é só clicar no botão abaixo para descobrir! 

Leilão virtual

Onde participar de um leilão virtual?

Conheça as melhores opções de leilão virtual para participar e arrematar seu veículo!

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Leilões Brasil: como se cadastrar para comprar

A Leilões Brasil é uma das leiloeiras bem conceituadas no mercado de leilões. Então, saiba como se cadastrar para comprar na Leilões Brasil!

Continue lendo
content

Saiba como avaliar um carro usado e pague um valor justo por ele

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Saiba como avaliar um carro usado e pague um valor justo por ele

Continue lendo
content

Evolução do Ford Ka: O Carro Simples Que Alcançou O Topo

O Ford Ka é um carro simples, mas conquistou o seu espaço e se tornou o carro mais vendido da Ford no Brasil. Clique para ver a evolução do Ford Ka!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Por que os carros de leilão são mais baratos? Entenda aqui!

Descubra por que os carros de leilão são mais baratos, conheça as vantagens desse tipo de compra e onde arrematar o seu!

Continue lendo
content

Os 20 melhores acessórios para carros

Existem diversos acessórios veículos que ajudam o motorista, o Senhor Carros separou para você, uma lista perfeita dos 20 melhores acessórios para carros.

Continue lendo
content

Fiat Pulse 2022: conheça e saiba se vale a pena!

Descubra hoje se vale a pena investir no Fiat Pulse 2022, o primeiro modelo de SUV a ser lançado no Brasil pela Fiat. Saiba mais!

Continue lendo