Leilão de Carros

O que fazer depois de arrematar um carro em leilão?

Saiba o que é preciso fazer depois de arrematar um carro em leilão? Conheça todo o procedimento a ser realizado!

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 26/05/2021

Procedimentos para depois de arrematar um carro em leilão

Arrematar um carro em leilão é uma excelente oportunidade, seja para quem busca economia para comprar um veículo, ou então para quem está procurando alternativas diferentes de ganhar dinheiro. Em leilões é possível arrematar um carro, uma moto, uma van, um caminhão e até mesmo imóveis por valores inimagináveis. 

image
arrematar carro em leilão

Como e onde arrematar carro em leilão

Saiba como e onde arrematar um carro em leilão e compre seu exemplar por até metade do valor de tabela!

No entanto, tão  importante quanto uma compra certeira e segura, é saber como proceder após arrematar o seu veículo por meio de um leilão. 

Pensando em te manter informado sobre o assunto, vamos te mostrar hoje como proceder após comprar um carro em um leilão. 

Diferente do que muita gente imagina, o arremate é só o início do trâmite burocrático que envolve a compra de um bem nos leilões. 

Se você já sabe tudo sobre leilão de carro, quer começar a participar, mas ainda não sabe o que fazer depois de dar o lance vencedor, então a leitura de hoje é obrigatória. 

Vamos lá?

Anúncios

O que fazer depois de arrematar um carro em leilão?

Imagine a seguinte situação: 

Você deseja comprar um carro, mas a grana tá curta. Então, descobre que um leilão veicular possui modelos sendo comercializados por até metade do preço. 

Então, você dedica seu tempo estudando sobre leilões. 

Conhecer os termos, aprende todos os passos para participar de leilões presenciais e online e se sente preparado para comprar o carro dos seus sonhos. 

Você então, vai até o leilão, participa, dá o seu lance e a mágica acontece: você vence a concorrência e seu lance é considerado o vencedor. 

Muito bom! Sem sombra de dúvidas alto mais do que positivo.

Mas e depois de tudo isso, o que acontece?

Como funciona o procedimento para pagamento, regularização da documentação e consequentemente liberação do veículo?

Diferente do que muita gente pode imaginar, existem uma série de passos que devem ser seguidos, para que você possa usufruir do seu carro arrematado em leilão. 

Iremos te mostrar cada um desses passos agora. 

Bora aprender o que precisa ser feito depois de arrematar um carro em leilão?

Pagamento das taxas

O primeiro passo, claramente envolve dinheiro. Mais precisamente os pagamentos das taxas do leilão. 

Algo muito importante de falarmos para você é que para garantir a satisfação de uma boa experiência em um leilão e se resguardar de todo e qualquer tipo de prejuízo é que você leia com muita atenção o edital do leilão. 

E no edital que estão contidas todas as informações que você precisa saber sobre as regras do leilão do qual você irá participar. 

Por meio desse documento, você vai obter informações sobre valores, situação do carro, processo de documentação e muito mais. 

Pagamento de taxas é o primeiro passo
Pagamento de taxas é o primeiro passo

Dessa forma, assegure-se de que essa medida de preparação prévia tenha sido tomada antes mesmo de você começar a dar seus lances. 

Assim que um lance é considerado vencedor e o veículo é arrematado, todos os procedimentos seguem o que está escrito no edital. 

Para o caso do pagamento de valores, normalmente é preciso pagar:

  • 5% de comissão para o leiloeiro ou para a empresa que está organizando os leilões;
  • Taxas de administração;
  • Outros valores, dependendo do tipo de leilão e o organizador. 

Outro ponto importante a ser mencionado que pouca gente sabe é que normalmente, o arrematante, ou seja, o comprador, precisa pagar o lance dado à vista, assim que o martelo é batido!

A nota de compra e venda só é emitida apenas após todos os valores pagos na arrematação do carro. 

Feitos os pagamentos, basta encaminhar os comprovantes para o escritório do leiloeiro para que possam dar sequências nos trâmites para a transferência da posse do veículo ao novo proprietário. 

Ah, e lembra que falamos do edital?

Pois é, nele está contido que se você dar o lance vencedor e não pagar o carro, terá que pagar uma multa. Por isso, não deixe a emoção superar a razão quando estiver tentando arrematar um carro em leilão. 

Anúncios

Regularização dos documentos

Depois de realizar todos os pagamentos necessários pelo veículo arrematado, o passo seguinte consiste na regularização dos documentos. 

O recibo do carro comprado é preenchido com os dados pessoais do comprador mediante cadastro efetuado na plataforma da leiloeira. 

Ou seja, o preenchimento precisa obrigatoriamente ser preenchido no nome do arrematante, não podendo ser preenchido no nome de terceiros. 

Regularização do documento é parte essencial do processo
Regularização do documento é parte essencial do processo

Feito isso, os recibos serão então encaminhados ao comitente para assinatura, reconhecimento de firma e liberados ao comprador em um prazo determinado conforme as condições de venda. 

Normalmente essa liberação costuma variar entre 30 a 90 dias, para a transferência padrão como de um carro adquirido por venda direta em loja ou concessionária.

Além do mais, é muito importante relembrar que as regras variam de leilão para leilão. 

Por isso, mais uma vez, reiteramos a necessidade de ler o edital com bastante atenção, pois estamos dando um exemplo convencional de um leilão que recupera veículos oriundos de financiamentos, que são os melhores leilões que existem para se arrematar um carro. 

Avaliações importantes ao arrematar um carro em leilão

É muito importante averiguar as condições do veículo antes de retirá-lo do pátio da leiloeira. 

Isso porque, uma vez que qualquer tipo de anormalidade no veículo em relação ao que consta no edital, dificilmente poderá ser justificada após a retirada do veículo. 

Dessa maneira, vale garantir a presença de um mecânico ou um funileiro de sua confiança, antes de solicitar qualquer tipo de serviço de busca, como cegonha ou guincho para transferência do carro para sua casa.

Esse tipo de medida previne mais gastos no caso de irregularidades presentes no veículo não dispostas nas informações do edital. 

E já que citamos o serviço de cegonha e de guinho, especialmente para quem precise levar o carro arrematado para outra cidade ou estado, é importante contabilizar todos esses gastos e possibilidades antes de determinar e dar lances. 

É isso que caracteriza um bom negócio de um comprador. Afinal, quem não se prepara adequadamente para arrematar um carro em leilão pode acabar gastando mais do que gostaria. 

Lembre-se que é muito importante seguir de maneira rigorosa todos os passos presentes no edital para arrematar e regularizar o veículo comprado em um leilão. 

Caso contrário, o arrematante corre o risco de arcar com mais despesas, como multas, taxas e outras penalidades impostas pelo DETRAN por conta de atrasos na transferência e regularização do automóvel. 

Conclusão

Embora em tese participar e arrematar um carro em leilão seja uma tarefa relativamente simples, trata-se de um negócio que requer bastante atenção. 

Muitos detalhes precisam ser levados em consideração para que um bom negócio realmente seja feito. 

Quem participa de leilões veiculares e acaba se deixando levar pela emoção, normalmente acaba gastando mais dinheiro do que deveria e o negócio passa a não ser tão vantajoso assim. 

Agora que você já sabe o que precisa fazer depois de arrematar um carro em leilão que tal conhecer os passos anteriores à participação nesse tipo de negócio e onde garantir um exemplar para chamar de seu?

Para isso, você só precisa clicar no botão abaixo! 

arrematar carro em leilão

Como e onde arrematar carro em leilão

Saiba como e onde arrematar um carro em leilão e compre seu exemplar por até metade do valor de tabela!

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Volkswagen Saveiro 2021: Saiba o que a picape tem a oferecer

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Volkswagen Saveiro 2021: Saiba o que a picape tem a oferecer

Continue lendo
content

Van elétrica? JAC lança modelo no Brasil, confira o preço e se vale a pena

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Van elétrica? JAC lança modelo no Brasil, confira o preço e se vale a pena

Continue lendo
content

Evolução do Volkswagen Golf: De Carro Popular a Referência Elétrica

O Volkswagen Golf conquistou um espaço surpreendente no mercado. Confira agora o nosso novo quadro, Evolução dos Carros, com a evolução do Volkswagen Golf.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar Chevrolet Spin: Descubra as melhores formas

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Como comprar Chevrolet Spin: Descubra as melhores formas

Continue lendo
content

Prós e contras do Fiat Uno: Como é ter um exemplar?

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Prós e contras do Fiat Uno: Como é ter um exemplar?

Continue lendo
content

Fiat Strada 2021 mostra que esperar valeu a pena: Saiba tudo sobre ela

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Fiat Strada 2021 mostra que esperar valeu a pena: Saiba tudo sobre ela

Continue lendo