Dicas

4 dicas para quem vai começar a trabalhar com motos

Está pensando em trabalhar com motos, mas está inseguro? Então, veja aqui algumas dicas importantes para começar bem!

Anúncios

por Carlos Zecchin

Publicado em 20/09/2022

Saiba aqui como trabalhar com motos e se você deve comprar ou alugar!

Veja aqui as melhores dicas para quem vai começar a trabalhar com motos. Fonte: AdobeStock.
Veja aqui as melhores dicas para quem vai começar a trabalhar com motos. Fonte: AdobeStock.

Se você vai começar a trabalhar com motos, é bom saber algumas dicas para fazer seu trabalho da melhor maneira possível. Então, continue lendo para saber mais!

Motoqueiro na rua

Moto barata para delivery: como comprar em leilão

Quer conseguir uma renda extra com entregas, mas não sabe que moto comprar? Acompanhe e saiba qual a melhor e mais barata moto para delivery!

Além disso, se vai comprar ou alugar uma moto, damos aqui as vantagens e desvantagens de cada opção para que possa se decidir. Acompanhe!

Anúncios

4 dicas para quem vai começar a trabalhar com motos

Para quem nunca trabalhou pilotando uma moto é normal se sentir inseguro no início para não cometer erros e trabalhar tranquilo.

Então, elaboramos aqui algumas dicas importantes para que você saia por aí com segurança e tranquilidade.

1 – Só dirija com habilitação

Uma das dicas importantes para trabalhar com motos é estar com a habilitação em dia. Fonte: AdobeStock.
Uma das dicas importantes para trabalhar com motos é estar com a habilitação em dia. Fonte: AdobeStock.

Pois bem, principalmente os mais jovens, na ansiedade de poder ganhar seu dinheirinho, apenas pegam uma moto e já saem dirigindo. Em primeiro lugar, quem faz isto está se colocando em risco e também às demais pessoas.

Além disso, se pretende trabalhar como entregador de aplicativos, com certeza será exigida a apresentação de sua habilitação.

E também, se for se candidatar como motoboy, dificilmente vai conseguir uma empresa que não faça a mesma exigência.

Então, o primeiro passo, se você não for habilitado ainda, é matricular-se em uma moto escola e realizar todo o processo necessário para obter a sua CNH de moto.

Moto na estrada

Moto escola: o que é e quanto custa?

Quem vai tirar sua primeira habilitação para dirigir moto deve primeiro se matricular em uma moto escola: saiba como funciona e quanto custa!

Anúncios

2 – Escola de pilotagem

Muito bem, com a habilitação em mãos você já pode dirigir sem preocupações. Mas, mesmo com as aulas práticas feitas na moto escola, ainda está inseguro em pilotar uma moto?

Então, a dica é que você se matricule em um curso de pilotagem. Pois com ele você vai aprimorar suas habilidades e ainda evitar manias e vícios que acontecem quando não se tem a orientação correta.

3 – Nunca se esqueça dos equipamentos de segurança

Pois bem, uma das dicas mais importantes para quem vai trabalhar com motos, ou mesmo realizar um simples passeio, é sempre utilizar os equipamentos de segurança.

Afinal, com o trânsito pesado e caótico das ruas e avenidas, existe a possibilidade de acontecer algum imprevisto e se envolver em um acidente.

No entanto, se você estiver equipado com capacete, luvas, macacão e botas, irá diminuir bastante o risco de se machucar.

Sem contar que usar os equipamentos de segurança é obrigatório por lei e você pode ser multado caso não esteja fazendo uso deles.

4 – Dirija sem pressa e com bastante atenção

Dirija sempre com atenção! Fonte: AdobeStock.
Dirija sempre com atenção! Fonte: AdobeStock.

Pois bem, os entregadores de aplicativos ganham pela produtividade nas suas entregas.

Então, é normal o motociclista querer chegar logo ao seu destino para concluir uma entrega e já partir para a próxima para ganhar mais. Porém, esta prática pode levá-lo a sofrer algum acidente.

Desse modo, dirija sempre com muita atenção e evite fazer manobras que podem colocá-lo em risco.

Assim, preste muita atenção ao fazer curvas, frenagens, ultrapassagens ou desviar de obstáculos e buracos. Afinal, se você se acidentar e ficar impossibilitado de dirigir temporariamente, vai perder sua fonte de renda.

Comprar ou alugar uma moto: confira antes de decidir!

Muito bem, agora você já sabe as melhores dicas para começar a trabalhar com motos. Mas, caso ainda não tenha a sua, o que é o mais indicado? Comprar ou alugar uma moto?

Pois então, hoje em dia você não precisa gastar todo o seu dinheiro comprando um veículo, pois também é possível alugar.

Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, veja aqui quais são e decida o que é melhor para você!

Comprar uma moto

Se você tem dinheiro disponível para comprar uma moto nova ou usada, pode optar por comprá-la à vista ou fazer um financiamento.

Ou ainda, existem opções de compra em feiras e leilões de motos, onde você encontra modelos em bom estado de conservação e por ótimos preços.

Vamos então saber alguns prós e contras de se comprar uma moto.

Vantagens

Pois bem, ao comprar uma moto está adquirindo um bem próprio e pode fazer dela o uso que achar melhor. Assim, em qualquer momento, você pode vendê-la ou trocá-la por um outro modelo ou uma moto mais nova.

E também, não ficar preocupado com o limite de quilometragem que vai rodar, que é o caso quando se aluga.

Desvantagens

Então, é preciso considerar se vale a pena usar o dinheiro que possui para adquirir uma moto ou se é melhor usá-lo para outra finalidade.

Pois as taxas de juros estão em alta e, no caso de dar uma entrada e fazer o financiamento do saldo restante, pode comprometer seu orçamento com parcelas muito altas.

Além disso, ao comprar uma moto, vai ter que arcar com gastos com documentação, impostos e fazer um seguro. E ainda, deve levar em consideração as despesas com a manutenção que também demandam custos adicionais.

Alugar uma moto

Muito bem, não é apenas o segmento de locação de carros que tem crescido ultimamente, mas o setor de locação de motos também está acompanhando este crescimento 

Desse modo, hoje em dia você tem diversas opções para alugar qualquer modelo. Então, se vai começar a trabalhar com moto, com certeza vai encontrar várias locadoras que podem atender às suas necessidades.

Assim, você encontra opções de locação por mês ou até por períodos maiores podendo chegar até 3 anos ou mais. Veja quais as vantagens e desvantagens de alugar uma moto.

Vantagens

Pois bem, se vai trabalhar com moto, o ideal é fazer a locação pelo período de um mês ou mais. A princípio, a vantagem de se fazer a locação por um mês é que você pode se certificar que vai dar certo trabalhar com a moto.

Ou ainda, pode trocar de modelo se não se adaptar e só então partir para uma locação por períodos maiores. Nas duas opções, você não precisa se preocupar com documentação, impostos e seguro.

E ainda, conta com manutenção e revisões gratuitas e também assistência 24 horas. Desse modo, você só paga as mensalidades e tem as despesas de abastecimento.

Desvantagens

Então, uma das desvantagens ao alugar uma moto é que ela nunca será sua. Ainda, você deve se preocupar com o limite de quilometragem da franquia para não ter que pagar taxas adicionais.

E também, se alugar por períodos muito longos, pode gastar o equivalente ao valor de comprar a sua própria moto.

Muito bem, aqui foram algumas dicas e sugestões para quem vai começar a trabalhar com motos.

E, se quiser saber quais as melhores motos para iniciantes, acesse o link abaixo e leia nosso artigo onde apresentamos oito modelos para você escolher!

Motociclista agachado em frente a moto

Qual a melhor moto para iniciantes?

Vai comprar sua primeira moto? Então, descubra quais os melhores modelos de moto para iniciantes e fique satisfeito!

Sobre o autor

Carlos Zecchin

Entusiasta da escrita, tem interesse pessoal em assuntos relacionados a negócios, empreendedorismo e, como todo brasileiro, por carros. Acredita que todo conhecimento adquirido é um bem pessoal intocável.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Feirão de carros: Conheça as 6 vantagens principais de participar

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Feirão de carros: Conheça as 6 vantagens principais de participar

Continue lendo
content

Volkswagen Amarok 2021: conheça a picape mais potente do Brasil

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Volkswagen Amarok 2021: conheça a picape mais potente do Brasil

Continue lendo
content

Leilão de carros Itaú: Saiba tudo e descubra se realmente vale a pena

Conheça o Leilão de carros Itaú, que conta com vários benefícios e diferentes modelos de carros tomados pela financeira. Clique e saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Hatches para comprar em leilão: Conheça as 5 melhores opções

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Hatches para comprar em leilão: Conheça as 5 melhores opções

Continue lendo
content

Picelli Leilões: como se cadastrar para comprar

Veja aqui como comprar na Picelli Leilões e arremate o seu carro com ofertas especiais e preços acessíveis. Saiba mais!

Continue lendo
content

Volkswagen Taos: Saiba tudo sobre o novo SUV da montadora

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Volkswagen Taos: Saiba tudo sobre o novo SUV da montadora

Continue lendo