Listas

Como vender seu carro online e conseguir um preço justo

por

Murilo C.

Publicado em

| Atualizado em

A forma como fazemos negócio mudou nos últimos anos, e a tendência é que a migração para o ambiente virtual seja cada vez mais frequente e natural, mas fala pra gente, você já pensou como vender seu carro online?

Mais do que isso, você já pensou como vender seu carro online conseguir um valor justo por ele? Pois é, embora pareça algo surreal, trata-se de uma tarefa muito mais simples do que a maioria das pessoas imaginam. 

Vender seu carro online

Pensando em facilitar o processo para você, nós do Senhor Carros preparamos um artigo completinho, no capricho, para te ensinar como vender seu carro online, com um bônus: conseguindo um valor justo!

E aí? bora conferir?

ANÚNCIOS

5 Motivos para vender seu carro online

Antes de mostrar como vender seu carro online, vamos te mostrar os principais motivos de para você vender seu veículo na web. 

1. Seu carro não fica retido

Um dos principais problemas na hora de vender seu carro é que ele muitas vezes precisa ficar retido em uma concessionária ou estacionamento apenas para exposição. 

Ao colocar seu carro para venda online, você pode continuar utilizando e agendar visitas de potenciais compradores. 

2. Maior lucro

Quando você opta por vender seu veículo online não precisa pagar a comissão da concessionária ou estacionamento na venda do seu veículo.

Ao escolher vendeu seu carro de maneira online, é você que negocia diretamente com o comprador do seu veículo e isso automaticamente aumenta sua margem de lucro. 

3. Segurança

A segurança é outro motivo de grande importância para você optar pela venda online, pois é você quem estará negociando o seu carro e não um vendedor. Isso faz com que o processo de venda se torne muito funcional e acima de tudo seguro

4. Comodidade

A comodidade é mais um dos motivos para se optar pela venda online, uma vez que não há necessidades de deslocamentos tanto por parte do vendedor, quanto por parte do comprador.

Através de mensagens e fotos é possível ter acesso a uma série de informações sobre o veículo, assim como do seu estado de conservação. 

A comodidade nesse caso, é uma vida de mão dupla, sendo útil tanto para o vendedor, quanto para o comprador. 

5. Maior alcance

Quando o carro fica à venda em uma concessionária ou estacionamento de vendas ele fica ali parado, esperando que um futuro comprador venha até ele. 

Quando você opta por vender seu carro online, é seu carro que vai até os compradores. Isso possibilita maior alcance de potenciais compradores, o que aumenta as chances de venda

Agora que você já aprendeu que é muito mais vantajoso vender seu carro online, é hora de saber como fazer isso na prática. 

Como vender seu carro online e conseguir o preço justo

Tão importante quanto comprar, é vender um carro. Antes de vender o carro, muitos fatores precisam ser levados em consideração para que um negócio justo seja fechado e ninguém fique no prejuízo, e a melhor forma disso ocorrer se dá por meio de uma venda online.

Confira agora todas as dicas para vender seu carro online. 

Sua venda começa no momento de sua compra

Embora possa soar meio maluco, isso é algo que quase ninguém pensa. A venda do seu carro começa, literalmente no momento em que você o compra. 

Por isso, é importante observar uma série de detalhes e não se deixar guiar somente pela emoção. Os itens que interferem na venda de seu carro são:

Importação: Carros importados possuem altas taxas de importação que dificilmente serão repassados para o segundo dono;

Financiamento: Os juros pagos no financiamento do seu carro também não serão passados para o futuro comprador;

Cor: Cores básicas são melhores para venda, carros com cores extravagantes são mais difíceis de serem vendidos e perdem mais valor;

Itens de série: Carros pelados, sem itens de série tendem a sofrer mais desvalorização e maior resistência de compra;

Marca e modelo: Algumas marcas e modelos possuem maior aceitação no mercado, sendo vendidos mais facilmente e por valores justos.

Faça uma avaliação Justa do seu carro

Antes de colocar seu carro para vender online, faça uma avaliação justa por ele. 

Leve em consideração tudo o que imaginar. Estado da lataria, pintura, quilometragem, estado dos pneus, histórico de acidentes, revisões, documentação, multas, e tudo mais julgar importante.

Com base nisso, pesquise valores de modelos de carros iguais ao seu e enfim, estabeleça um preço justo. Embora nosso carro seja muito especial para nós, não é por esse motivo que ele será vendido por mais do que vale. 

Saiba onde vender seu carro online

Tão importante quanto vender seu carro online, é saber onde colocar o seu veículo à venda. 

Onde vender
Saiba onde vender seu carro online

Existe hoje uma infinidade plataformas que oferecem esse tipo de serviço, entretanto algumas são mais consolidadas e mais funcionais do que outras. 

Atualmente, as melhores opções para vender o seu carro online são OLX, Webmotors e a InstaCarro. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas. 

OLX

A OLX é hoje o maior site de classificados no Brasil e conta com a ajuda da tecnologia para oferecer tranquilidade na hora da negociação, tanto para o comprador, quanto para o vendedor.

Por meio do site é possível negociar financiamento com lojistas ou e também com pessoas físicas, fazendo a compra ficar protegida. 

Com isso, o potencial comprador pode depositar o dinheiro negociado e o valor fica guardado enquanto as partes providenciam os trâmites legais, incluindo a transferência de valores. 

WebMotors

O site da webmotors é uma conhecida plataforma de anúncios para venda de carros, sendo uma ótima forma de vender seu carro online. 

Diferente da OLX, não é possível comprar ou vender diretamente no site da Webmotors, ou seja, o site é apenas um intermediário. Assim, o interessado pode entrar em contato com o vendedor do veículo para que a negociação seja efetuada fora do site. 

O anúncio no site é pago, e quanto mais visibilidade seu anúncio tiver, maior o preço a ser pago por ele. O anúncio não tem prazo de validade, uma vez colocado no ar, ele ficará disponível até que seu veículo seja vendido. 

InstaCarro

A InstaCarro foi criada em 2015 e virou uma alternativa muito popular em São Paulo para quem quer vender seu carro online e tem pressa. A plataforma promete vender seu carro em apenas uma hora e meia. 

O segredo é que o veículo participa de um leilão online com lojistas. Atualmente há cerca de 1.500 empresas cadastradas para comprar veículos da InstaCarro. 

Entretanto, é preciso ter em mente que nesse caso, a pressa pode te fazer vender seu veículo por menos do que você deseja, afinal, a plataforma também precisa lucrar. 

Depois de escolher a plataforma, vem uma parte importante de como vencer seu carro online: A montagem do anúncio!

Montando seu anúncio

É importante ter em mente que um bom anúncio é mais do que meio caminho andado para você vender seu carro online. 

Embora seja uma tarefa relativamente simples, existem alguns macetes que devem ser levados em consideração na hora de descrever o seu carro para a venda online. 

Nossas principais dicas são:

Escolha uma plataforma de qualidade: Ela tem mais tráfego de usuários e dará mais visibilidade ao seu anúncio, o que aumentam as chances de vendas;

Conheça seu público alvo: Se você tem um Uno, não vai escrever um anúncio dizendo que o carro é uma ótima opção para quem tem família grande. Saiba quem é seu público e se comunique com ele;

Crie um título atraente e direto: Evite frases manjadas como “ótima oportunidade” ou “carro inteiro”. Vá direto ao assunto: O título deve conter a marca, o nome, modelo e potência do seu carro com alguma outra informação. 

Por exemplo: Fiat Uno, 2015 motor 1.4 Flex 4 portas. O ideal é que o título contenha no máximo 70 caracteres. 

Descrição do seu anúncio: A descrição é a parte mais importante do seu anúncio. É nela que o comprador consegue obter todas as informações necessárias para tomar a decisão de entrar em contato com você. 

A descrição deve ser bastante detalhada, justamente para que o cliente tenha a certeza de que aquele é o carro ideal para as suas necessidades. 

Faça um anúncio
Bom anúncio é a alma do negócio

Anúncios com pouca informação, são deixados de lado por potenciais compradores por trazerem dificuldades a mais para o comprador que precisará solicitar os detalhes do negócio e as características do veículo ao vendedor.

Exemplo clássico de anúncio

Seu anúncio deve conter:

  • Características do veículo;
  • informações mecânicas;
  • Opcionais de fábrica do modelo – como ar-condicionado e travas elétricas;
  • Acessórios instalados por você – como aparelho de DVD, insulfilm e alarmes;
  • Possíveis avarias ou defeitos;
  • Pontos positivos;
  • Valor e forma de pagamento claros. 

Confira agora um exemplo clássico de anúncio:

Fiat Uno, 2015 motor 1.4 Flex 4 portas.

Vendo Fiat Uno, 2015 1.4 flex 4 portas.

Características:

  • 50 mil quilômetros rodados;
  • Ar-condicionado;
  • Travas e vidros elétricos;
  • Direção hidráulica.
  • Rodas de liga leve 15 polegadas;
  • Navegador de GPS;
  • Sensor de estacionamento.

Carro utilizada para deslocamentos em estrada, com revisões feitas na concessionária e ainda na garantia. Possui pequeno ralado no pára-choques traseiro. Estofados em ótimo estado de conversação e pneus acima de meia vida. 

Veículo confortável, silencioso e econômico. sendo uma ótima opção para solteiros ou casais que precisam ir ao trabalho e pretendem viajar aos finais de semana. 

Valor total à vista R$ 30 mil.

Além disso, uma forma natural de aumentar a visibilidade do seu anúncio e consequentemente elevar suas chances de venda é compartilhar o link de venda em suas redes sociais. 

Não se esqueça das fotos

A primeira coisa no que diz respeito as fotos é a quantidade. Estatísticas mostram que o número ideal de fotos para o seu anúncio varia entre quatro e sete fotos. 

Se você inserir menos do que quatro fotos, seu anúncio pode parecer incompleto e se usar mais do que sete cliques, isso pode acabar dispersando a atenção. 

Foto
Boas fotos são fundamentais

Mostraremos agora, as principais dicas para você fotografar e vender seu carro online por um preço justo. Confira. 

Melhore a aparência

Antes de sair tirando fotos, é preciso dar ao veículo uma boa presença. Por isso, lave-o e passe cera para deixá-lo com melhor aparência externa possível, mas não se esqueça do interior do veículo. 

Limpe os bancos, tapetes e se possível passe um aspirador. A limpeza interna é um grande atrativo e é muito notada por potenciais compradores. 

Busque um lugar adequado para fotografar

As fotos do seu carro não devem ser feitas em um lugar escuro, tampouco sobre o sol forte, o ideal é encontrar um equilíbrio.

O equilíbrio pode ser encontrado em uma garagem ou estacionamento abertos, com poucas sombras. Para fotos do exterior, achar um meio termo é muito importante, pois isso realça detalhes e curvas do carro. 

Para o interior a dica é totalmente o inverso. Como forma de potencializar os detalhes internos, o ideal é que se busque um local extremamente claro para fazer os cliques. 

Melhores ângulos

Quando o assunto é vender seu carro online, existem alguns ângulos obrigatórios de fotos. 

As fotografias devem mostrar o perfil dianteiro e traseiro do carro. Fotos laterais também devem fazer parte do álbum de vendas. Imagens do interior que mostram bancos painel e console são indispensáveis, assim como imagens do motor. 

O ideal é usar um celular com uma câmera de qualidade, ou optar literalmente por uma câmera na hora de fazer os cliques. Quanto mais qualidade melhor. 

Buscar ajuda profissional é uma boa ideia

Uma forma de melhorar a qualidade das fotos do seu carro e até mesmo agregar valor na venda é buscar ajuda de um fotógrafo profissional. Muitos fotógrafos já oferecem esse tipo de serviço por valores acessíveis. 

E por se tratar de um trabalho profissional, optar por um ensaio fotográfico do seu carro pode até mesmo ajudar a elevar o valor pedido pelo seu carro. Trata-se literalmente de um investimento. 

Ser atencioso é fundamental

Não basta apenas deixar o anúncio na plataforma de vendas e esperar que o seu carro seja vendido sozinho automaticamente. 

Compradores virtuais estão acostumados com a velocidade da internet e querem atendimento rápido e eficiente quando decidem comprar algo. 

Muitos interessados terão uma primeira impressão do vendedor através atendimento que irão receber online. 

Por isso, é fundamental atender os clientes o mais rápido possível, seja pelo chat das plataformas,Whatsapp, telefone e até mesmo e-mail, respondendo dúvidas e estando aberto a negociações.

Esteja aberto a negociações

Quando o assunto é venda de carros, estar aberto a negociação é muito importante. Não é preciso necessariamente reduzir drasticamente os valores ou negociar o preço pedido. 

Em algumas situações, a negociação pode incluir condições de parcelamento, entrega do veículo, pagamento de documentação, revisões, e qualquer outra questão. É por esse motivo que ouvir o que os possíveis compradores têm a dizer é tão importante. 

negociação
Esteja aberto a negociações

A internet mudou completamente a forma como as pessoas buscam por veículos à venda, tendo importância cada vez maior nas negociações. 

Por isso é essencial para qualquer vendedor compreender essa mudança e saber fazer um anúncio eficiente, capaz de se destacar da concorrência e alcançar o comprador ideal de forma mais rápida possível.

Conclusão

A venda de carros online é sem sombra de dúvidas o futuro da compra e revenda automotiva, e se adaptar à essa mudança é extremamente importante. 

Agora que você já sabe como vender seu carro online, queremos saber se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre venda virtual de automóveis. Em caso positivo, é só deixar um comentário logo abaixo. 

Depois de aprender como vender seu carro online, que tal saber qual é a montadora que mais vende carro no Brasil? 

Lembre-se que a venda do seu carro começa em sua compra, por isso, optar pela montadora com maior número de vendas pode facilitar sua futura negociação. Para conhecer o ranking das marcas mais vendidas por aqui é só clicar no botão a seguir.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Listas

É o fim: Saiba quais são os carros que vão sair de linha em 2020

por

Murilo C.

Publicado em

| Atualizado em

Carros que vão sair de linha

Sempre que o ano chega em seu segundo semestre, notícias temerosas surgem no universo automotivo e em 2020 a história não é diferente. Muitos modelos já estão com data marcada para desaparecer. Embora alguns vão ser substituídos por novas gerações, há alguns carros que vão sair de linha. 

Se você escolheu 2020 como o ano para comprar um carro, não feche nenhum negócio antes de ler o artigo de hoje, afinal, comprar um carro que vai sair de linha nem sempre é uma boa idéia. 

Com o objetivo de te manter informado, nós do Senhor Carros vamos te mostrar hoje quais são os carros que vão sair de linha em 2020. Não deixe de conferir. 

Carros que vão sair de linha em 2020: Saiba quais são

Saiba agora quais são os carros que vão sair de linha em 2020

Chevrolet Cobalt

Com o lançamento do Onix Plus, a chevrolet disse que o Cobalt não sairia de linha. 

Até agora, o modelo ainda é comercializado em concessionários, mas de acordo com informações de representantes da marca, as unidades comercializadas são 2019/2020.

Cobalt
Cobalt é cotado para aposentadoria eterna

Assim que os estoques acabarem, o Chevrolet Cobalt chegará ao fim de sua jornada. Seu irmão menor, o Joy Plus (antes chamado de Prisma) ganhou sobrevida e deverá deixar o mercado apenas no fim de 2022.

Ford Fusion

As perspectivas são obscuras para o Ford Fusion. A montadora estadunidense já afirmou que o modelo, que é produzido no México e exportado para EUA e Brasil terá a produção encerrada. 

De acordo com a própria Ford, um substituto direto está descartado, uma vez que a marca vai abandonar o segmento de sedãs médios e grandes para focar em SUVs. A chegada do Bronco é um exemplo disso. 

Fusion
Fim da linha para o Fusion

O modelo ainda segue sendo comercializado nas concessionárias, mas sob a chancela de produção e modelo 2019/2020. 

Hyundai IX35

O Hyundai IX35 pode até não sair de linha em 2020, mas seu futuro é um tanto quanto incerto. 

O motivo do modelo estar na lista dos carros que vão sair de linha em 2020 é sua baixa participação no mercado. 

Além de sofrer derrotas consecutivas para concorrentes de outra marca, o Creta faz concorrência interna direta por ser mais moderno e ter valores semelhantes. 

IX35
Imbróglio jurídico e baixas vendas devem colocar fim na produção do IX35

Embora o modelo 2020 esteja sendo comercializado, e eIxista um contrato de produção entre a Hyundai e a Caoa, a empresa sul-coreana se recusa a renová-lo. 

O imbróglio é tão grande que está sendo analisado no tribunal de justiça de Frankfurt na Alemanha. Pela nossa experiência na área, é muito provável que 2020 seja o fim da linha para o IX35. 

Volkswagen Fox

O Fox pode até ganhar sobrevida e sobreviver mais um ano, mas se isso ocorrer, os modelos provavelmente serão comercializados como 2020/2021. 

A sobrevivência do pequeno hatch está atrelada ao seu desempenho comercial. Em 2019 o modelo foi o 19º carro mais vendido por aqui com mais de 38 mil unidades emplacadas. 

Fox
Vendas podem sacramentar a produção do Fox

O problema é que seus emplacamentos vêm sofrendo quedas constantes. É importante lembrar que a SpaceFox já foi descontinuada exatamente por conta de seu fraco desempenho de vendas. 

Gerações que sairão de linha em 2020

A exemplo de alguns carros que vão sair de linha em 2020, há também as gerações que estão se despedindo para dar lugar às suas sucessoras, que terão apenas seus nomes, mas que na prática serão totalmente diferentes. Bora saber quais são?

Renault Duster

Conforme já mostramos aqui, o novo Duster passou por algumas alterações que são fáceis de serem notadas, mas que deixaram a desejar. 

O carro foi sim, e é considerado pela montadora francesa como uma nova geração, mas só de olhar, é possível encontrar muitas semelhanças com a geração anterior. Além disso, a motorização é sem sombra de dúvidas o ponto fraco dessa “renovação”

O novo Renault Duster conta apenas com uma opção de motor, o “defasado” 1.6 Sce de 120 cavalos. 

Duster
Nova geração do Duster é semelhante à anterior

O aclamado motor 2.0 aspirado saiu de linha e o substituto natural, que seria o 1.3 turbo ainda não deus as caras por aqui. Algo que pode atrapalhar as vendas. 

Chevrolet Tracker

O Tracker é mais um modelo que terá sua geração renovada. 

O modelo que antes era fabricado e importado do México passou por idas e vindas no mercado brasileiro e agora tenta se firmar de uma vez por todas como um SUV competitivo e atrativo. 

Além do visual renovado, as versões mais básicas do novo Chevrolet Tracker trazem sob o capô um motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros, capazes de render até 116 cavalos de potência e câmbios manual ou automático de 6 marchas. 

Tracker
Chevrolet Tracker mudou da água pro vinho

Já as versões superiores, são equipadas com um inédito motor 1.2 turbo, também de três cilindros, flex, mas somente com câmbio automático de 6 velocidades. Sem sombra de dúvidas um “plus” para enfrentar a concorrência. 

Peugeot 208

Considerado o “carro chefe” da montadora francesa no Brasil, o 208 vai ganhar uma nova geração incrível. 

O modelo será igual ao europeu que foi lançado no ano passado. A exemplo de muitos outros veículos, o novo 208 teve seu lançamento e vendas atrapalhados pela pandemia do novo coronavírus. 

A geração atual do 208 é fabricada na fábrica de Porto Real no RJ, mas o novo será produzido na Argentina, na fábrica da montadora na cidade de El Palomar e será importado para o Brasil com os benefícios comerciais assegurados pelo Mercosul. 

208
Peugeot 208 passou sofreu mudanças profundas

O hatch é parte importante dos planos da Peugeot para aumentar a participação no mercado automotivo brasileiro a partir de 2021.

Honda FIT

A quarta geração do Honda Fit foi apresentada na última edição do Salão do Automóvel de Tóquio e é esperada aqui no Brasil ainda no segundo semestre de 2020. 

Embora tenha sido totalmente reformulado, o modo mantém o foco no aproveitamento do espaço interno e praticidade no interior do habitáculo. 

Além da renovação estética, o Fit conta com novidades no motor. Pela primeira vez, o modelo será equipado com uma unidade 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta associado a um câmbio CVT. 

Honda Fit
Honda Fit passou por alterações mais do que necessárias

Já no mercado europeu, o Fit da nova geração terá uma versão híbrida, movida por um motor 1.5 à combustão movido a gasolina e outro elétrico. 

Agora queremos saber de você. Qual é o seu modelo preferido entre os carros que vão sair de linha de 2020? Deixe um comentário contando pra gente. 

E depois de descobrir quais são os modelos de carros que vão sair de linha em 2020 que tal conferir uma lista com aqueles modelos que mais se destacaram na última década? Para isso, é só clicar no botão a seguir.

Continuar Lendo

Em Alta