Leilão de Carros

Carro antigo de leilão é ótima oportunidade, mas requer cuidados!

Comparar carro antigo de leilão é oportunidade rara que aparece de tempos em tempos, mas requer alguns cuidados. Saiba como fazer um arremate certeiro nesse tipo de negócio.

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 30/07/2021

Carro antigo de leilão: aprenda a aproveitar oportunidade

Para quem coleciona veículos antigos, boas oportunidades não devem ser desperdiçadas, mas o que pouca gente sabe é que tem se tornado relativamente comum encontrar carro antigo de leilão. 

image
comprar carro antigo de leilão

Onde comprar carro antigo de leilão

Confira as principais opções para você comprar carro antigo de leilão e fazer um ótimo negócio!

A exemplo do que acontece no mercado de veículos zero km, os veículos antigos costumam ter valores elevados, principalmente quando se trata de modelos raros e que estejam bem conservados. 

Da mesma maneira que o mercado de veículos de luxo, o mercado de carros antigos costuma movimentar grandes cifras. 

Isso porque os colecionadores tendem a ser um tanto quanto exigentes com o estado de conservação dos carros antigos. 

Recentemente a leiloeira Sodré Santoro Leilões, conhecida por ser a maior leiloeira de veículos da américa do Sul realizou um leilão apenas com carro antigo.

Nossos especialistas estiveram por lá e se surpreenderam: Foi uma oportunidade de ouro para comprar carro antigo de leilão.

Com exemplares em ótimo estado de conservação por preços acessíveis, o leilão realmente fez a festa de quem estava procurando um veículo antigo, conservado e por um valor barato.

No artigo de hoje, vamos te mostrar de onde vem um carro antigo de leilão e quais são os cuidados que precisam ser tomados para aproveitar essa oportunidade. 

Se você é um entusiasta dos carros antigos, mas tem o escorpião no bolso, é hora de conferir o artigo de hoje.

Ele é a sua chance de aprender como levar aquele carango antigo e conservado para sua casa.

Bora lá?

Anúncios

De onde vem um carro antigo de leilão?

Essa é uma dúvida muito comum quando falamos de carro antigo de leilão.

Se não é possível financiar carros antigos e eles não são mais vendidos em concessionárias, como um exemplar desse tipo poderia parar em um leilão?

Diferente do que acontece com a maioria dos carros que param em um leilão, veículos antigos não são frutos de recuperação de financiamento, mas sim de recuperação judicial.

Ou seja, na grande maioria das vezes, aquele carro antigo, todo conservando só esperando para ser arrematado em um leilão, é de alguém cujas contas com a justiça estão atrasadas. 

Em outras palavras, trata-se de um bem, que foi penhorado por algum tipo de dívida. 

Carro antigo de leilão normalmente é proveniente da penhora de dívidas!
Carro antigo de leilão normalmente é proveniente da penhora de dívidas!

Normalmente, carros antigos são leiloados para pagar débitos em atraso com a receita federal, algum processo trabalhista ou então algum tipo de ação que foi movida por danos morais.

Assim, quando a pessoa sofre a execução judicial e não tem dinheiro para pagar, os carros antigos podem ser tomados para que sejam leiloados. 

Agora que você já sabe o motivo pelo qual um carro vai parar em um leilão é hora de descobrir por que esse tipo de negócio seria uma boa ideia.

Pq comprar um carro antigo de leilão?

Comprar um carro antigo de leilão é hoje uma das maneiras mais acessíveis de se resgatar um contato com o passado.

Embora as novas gerações não sejam tão ligadas em veículos como antigamente, é muito comum encontrar com um jovem adulto por aí que diz ter saudade de algum veículo de sua infância. 

Modelos como Fuscas, Brasílias, Chevettes, Opala, Monza e Kombi são sempre os mais procurados e desejados em leilões de veículos antigos.

Carro antigo de leilão é dupla oportunidade!
Carro antigo de leilão é dupla oportunidade!

Arrematar um exemplar antigo em um leilão veicular é uma forma de se conectar ao passado e manter viva uma paixão por automóveis antigos, sendo possível inclusive passá-la adiante. 

Além disso, outro motivo pelo qual comprar um veículo dessa natureza nesse tipo de negócio é a possibilidade de fazer um bom dinheiro.

Como citado, carros antigos movimentam uma bela grana e conseguir comprar um exemplar por até metade do preço é lucro certo. 

Mas para fazer um bom negócio e não ficar no prejuízo, alguns cuidados precisam ser levados em consideração antes mesmo de começar a dar lances. 

Anúncios

4 Cuidados para comprar carro antigo de leilão

Embora possam ser considerados um ótimo negócio, os carros antigos de leilão são antes de mais nada: antigos. 

Veículos antigos são conhecidos pela possibilidade de apresentar problemas ou então ser díficil de achar peças de reposição, ainda mais diante de uma pandemia onde muitos materiais sumiram do mercado.

Por isso, se você é um caçador de relíquias e gostaria de comprar um carro antigo de leilão, antes de dar início à sua caçada é bom conferir os cuidados que vamos mostrar agora. 

4. Leia o anúncio do carro antigo com muita atenção

O primeiro cuidado antes de sequer dar um lance em um carro antigo de leilão é ler a descrição do anúncio com muita atenção. 

Isso é importante pois é no anúncio que estarão presentes uma série de informações importantes a respeito do seu futuro carro antigo.

Ao ler o anúncio é importante que você faça uma análise detalhada e avalie com calma se o carro antigo que está sendo anunciado é realmente o que você precisa. 

Outro ponto importante para se ter em mente é que podem existir outras opções de veículos antigos no mesmo leilão. Embora isso seja raro, não é impossível. 

Sendo assim, não deixe de procurar alternativas oferecidas pela mesma empresa de leilões.

Com isso, você garante a aquisição ideal do carro antigo que você sempre quis. 

3. Procure uma empresa de leilões confiável

Aqui temos outra dica muito valiosa que não deve ser deixada de lado por quem está em busca de um carro antigo de leilão. 

A internet facilitou bastante o acesso de muita gente ao universo dos leilões, isso é algo positivo que deve ser comemorado por muita gente. 

E embora isso traga uma série de vantagens em termos de praticidade e busca de veículos, é preciso ter cautela na hora de escolher uma empresa que organiza leilões de carros antigos. 

Isso porque é ela que vai ser a intermediária entre você e seu automóvel antigo. 

Por isso, é preciso conferir se a leiloeira onde você está pensando em comprar o seu antigo é realmente uma empresa segura.

A primeira forma de conferir a segurança de uma leiloeira se dá pela checagem do seu endereço. 

Ou seja, é preciso conferir se o endereço físico fornecido na página realmente existe. 

Infelizmente, é grande o número de golpistas que criam páginas falsas e oferecem endereços igualmente falsos. 

É possível conferir esses dados de maneira rápida por meio do Google Maps, do Waze e também pelas redes sociais, como Facebook e Instagram. 

Outra estratégia muito eficaz na hora de conferir a segurança é se atentar se a empresa possui registro na junta comercial do estado.

Somente as empresas registradas nas juntas comerciais de seu estados podem atuar no ramo de leilões de carros. 

E por último, mas não menos importante, você deve procurar também pelo selo Leilão Seguro, que garante que a empresa de leilões é confiável!

Só siga adiante com seus lances no seu carro antigo depois de conferir tudo isso, estamos combinados?

2. Vá ver o carro ao vivo com um mecânico de sua confiança

Aqui temos um dica de cuidado muito valiosa e que JAMAIS deve ser deixada de lado. 

Muita gente ainda não sabe, mas não é possível fazer um test drive em um carro que foi a leilão. 

Tampouco é possível ligar o veículo antes do arremate ser feito e isso é claro, também se aplica a todo e qualquer tipo de carro antigo de leilão. 

Sendo assim, mesmo com muitas fotos, descrições detalhadas e todo o resto, é importante que você vá ver o carro ao vivo.

Ver o carro antigo ao vivo antes de dar lances é fundamental!
Ver o carro antigo ao vivo antes de dar lances é fundamental!

É possível agendar visitas com antecedência e nessas visitas você precisa levar com você um especialista em carros antigos. 

Embora os veículos de leilão não possam ser ligados ou testados, eles podem ser olhados, tocados e inclusive, cheirados. 

Um profissional pode notar pontos específicos e até mesmo cheiros diferentes que indicam que há alguma coisa errada e com isso te livrar de negócios ruins. 

1. Preste muita atenção ao edital

E aqui temos a nossa última dica de segurança para que você arremate seu carro antigo de leilão de forma tranquila: preste muita atenção ao edital. 

Sempre que uma empresa séria de leilões organizar um leilão veicular, vai haver um edital. 

O edital nada mais é do que o documento que legaliza, ou seja, que permite que o veículo seja leiloado, como é o caso do carro antigo que você tanto quer comprar. 

É no edital que você vai encontrar informações não apenas do veículo, mas também do leilão em si.

As principais informações que podem ser encontradas neste documento são:

  • O valor mínimo do lance;
  • A data de acontecimento do leilão;
  • A origem do veículo antigo.

Além de muitas outras informações que você precisa saber, tais como horário, local e forma de pagamento, por exemplo.

Nunca participe de um leilão sem antes de ter lido o edital com atenção e caso o leilão não tenha um edital, não participe desse leilão. 

Conclusão

Depois de conferir de onde vem e quais são os motivos para se comprar um carro antigo de leilão, você deve querer saber onde encontrar um exemplar para ser arrematado. 

Agora que já te mostramos tudo sobre esse tipo de veículo e sua compra por meio de leilões, não iríamos te deixar na mão no momento mais importante, não é mesmo?

Assim, nossos especialistas foram à luta e separaram as melhores opções onde será possível encontrar e arrematar seu veículo antigo em leilões veiculares seguros e confiáveis. 

Ficou curioso? Quer saber onde encontrar seu carro antigo de leilão? Então, faça o seguinte: clica no botão abaixo que todas as suas perguntas serão respondidas. 

comprar carro antigo de leilão

Onde comprar carro antigo de leilão

Confira as principais opções para você comprar carro antigo de leilão e fazer um ótimo negócio!

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Leilão de carros apreendidos pela Polícia Federal: Cuidados e benefícios

Saiba quais são os principais benefícios e cuidados para participar de um Leilão de carros apreendidos pela Polícia Federal

Continue lendo
content

Aprenda como prolongar a vida útil da bateria do carro e economizar

Conheça as mais variadas formas de como prolongar a vida útil da bateria do carro e evite gastar dinheiro antes da hora!

Continue lendo
content

Carros usados que valem a pena: veja 10 para comprar em 2022!

Dentre os carros usados que valem a pena ainda este ano, você pode apostar no Toyota Corolla, Caoa Chery Tiggo 8 e outros. Confira a lista!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Leilão de carros seguro: 8 dicas infalíveis para saber se um site é confiável

Conheça nossas dicas para comprar somente em site de leilão de carros que seja seguro! Preste atenção nelas, e economize sem cair em golpes!

Continue lendo
content

Cartão Combustível Sem Parar: conheça e saiba se vale a pena!

Tenha controle total dos gastos de combustível da sua empresa: conheça o Cartão Combustível Sem Parar e saiba se vale a pena!

Continue lendo
content

Tokio Marine seguro auto: Saiba tudo sobre essa proteção veicular

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Tokio Marine seguro auto: Saiba tudo sobre essa proteção veicular

Continue lendo