Avaliação de veículos

Caoa Chery Tiggo 8: As novidades e vantagens do gigantesco SUV

Conheça todas as novidades, aspectos e vantagens que apenas um Caoa Chery Tiggo 8 é capaz de proporcionar aos seus proprietários.

por

Murilo C.

Publicado em

ANÚNCIOS

Saiba tudo sobre o Caoa Chery Tiggo

O Caoa Cherry Tiggo 8 é um dos modelos recentes responsáveis por diminuir a desconfiança que o brasileiro tem dos modelos chineses. Embora essa desconfiança exista, ela vem diminuindo de maneira gradativa ano a ano. E falando em termos de marcas, a principal responsável por essa mudança, pelo menos nos últimos anos é a Caoa Chery.

  • Categoria: SUV;
  • Preço médio novo: R$ 130 mil; 
  • Preço médio usado: R$  175 mil;
  • Versão recomendada:Caoa Chery Tiggo 8 TXS;
  • Consumo médio cidade:  9 km/L;
  • Consumo médio estrada: 12 km/L.

A parceria entre a Caoa e a Chery já tem pouco mais de 3 anos e fez com que essa marca dupla atingisse a 11ª posição entre as mais vendidas em 2020. 

Isso acendeu não apenas o sonho, mas também uma meta realista de estar entre as 10 marcas mais vendidas do Brasil. No último ano, 20.089 unidades da marca foram emplacadas contra quase 53 mil da Nissan, que terminou 2020 na 10ª posição. 

A diferença ainda é grande, mas é importante lembrar que o crescimento de uma marca significa captar ou seduzir clientes de outras, e isso a Chery tem feito com maestria. 

Parte desse sucesso crescente de vendas vem de seus SUVs que possuem uma grande família. 

O Tiggo 8, que teve 1620 unidades vendidas aqui em 2020 foi o último a chegar e é hoje o maior, mais completo e luxuoso modelo da marca por aqui, responsável por um resultado positivo que surpreendeu até mesmo os mais otimistas. 

Em 2021 apenas nos dois primeiros meses já foram mais de 700 unidades vendidas, o que nos leva a crer que as vendas esse ano serão ainda maiores.

Agora é hora de conferir tudo e mais um pouco sobre o gigante SUV que ganha cada vez mais espaço.

Caoa Chery Tiggo 8: As novidades para 2021

Pouca gente se lembra, mas o Caoa Chery Tiggo 8 foi lançado no Brasil em agosto de 2020, por isso, para a versão 2021 não surgirão grandes novidades. 

Mas a verdade é que isso não é tão necessário, afinal os brasileiros ainda estão conhecendo algumas das BOAS qualidade do SUV chinês, especialmente no que diz respeito aos seus itens e equipamentos de série.

Modelo é bonito e refinado

Hoje o SUV conta com uma lista muito mais generosa de equipamentos do que seus concorrentes oferecem, o que é muito comum entre os modelos chineses. 

Embora existam pontos que possam ser melhorados, como em todos os carros, é preciso reiterar que o Tiggo 8 conseguiu elevar os níveis de sofisticação da marca com sua chegada, algo bastante positivo, diga-se de passagem. 

Além disso, já sabemos que a montadora prepara mais algumas novidades para o modelo em sua terra natal. 

A primeira delas é o lançamento de um novo motor, um 2.0 turbo que vai entregar até 254 cavalos de potência, que estará disponível tanto para o Tiggo 8 quanto para o Tiggo 8 Plus que ainda não chegou por aqui. 

A outra mudança, como não poderia deixar de ser, será no visual. 

Novos faróis e grade serão acrescentados, assim como leves mudanças no interior. Além disso, já sabemos que o modelo vai crescer 22 milímetros em relação ao atual modelo. 

Mas tudo isso deve demorar para aparecer por aqui, pois como sabemos, a marca entende que o modelo 2021 do Tiggo 8 ainda tem muita lenha para queimar e muito terreno para conquistar. 

Caoa Chery Tiggo 8: Detalhes

Depois de nossa introdução, é chegada a hora de darmos início a uma análise detalhada do modelo como gostamos de fazer por aqui. Bora lá?

Exterior

O Tiggo 8 apresenta detalhes bem interessantes para o mercado brasileiro que ainda não recebeu a identidade visual da marca. 

A dianteira conta com uma grade cromada que liga os faróis, que por sua vez são grandes e com tecnologia Full-Led e acendimento automatizado. 

Logo abaixo, é possível notar as luzes de neblina divididas em quatro partes e alguns detalhes cromados que embelezam o visual. 

Tanto o capô e as laterais ostentam linhas musculosas que conferem ao modelo um design mais imponente e robusto. 

As rodas são de 18 polegadas e os detalhes cromados voltam a aparecer na parte inferior das portas e no contorno das janelas. 

Na parte traseira, o destaque fica por conta das lanternas de LED interligadas, como logo da marca bem destacado ao centro. 

A tampa do porta-malas, que também conta com abertura e fechamento automático pela chave, possui um vinco bem forte e profundo na parte inferior. 

Interior

Se o visual externo do SUV chinês agrada, o interior consegue ser ainda mais incrível. 

Ao se tirar as referências à marca, dificilmente alguém dirá que estamos falando de um modelo de origem chinesa, o que apenas prova como essas marcas evoluíram nos últimos anos. 

Seguindo a parte de fora, a cabine possui peças que se encaixam muito bem e materiais de alta qualidade e bom gosto. 

O painel chama atenção pelo cluster digital e pela central multimídia de 10,25 polegadas com possibilidade de espelhamento com celulares como veremos mais adiante. 

Interior do Tiggo 8 surpreende positivamente

Além disso, a lista de equipamentos também é ampla, assim como o espaço para os ocupantes. A fileira do meio comporta três adultos melhor do que os outros modelos dessa faixa de preço, como ocorre com o Jeep Compass. 

E por fim, os últimos dois lugares acomodam com excelência duas pessoas de estatura mediana. 

Dimensões

O Caoa Chery Tiggo 8 possui números grandes. Ele mede 4,70 metros de comprimento, possui 1,86 metros de largura, 1,70 metros de altura e 2,71 metros de distância entre-eixos, perdendo nessa última para alguns concorrentes (o que não deve ser visto como problema). 

Com 7 lugares, o SUV consegue levar 899 litros no porta-malas com a fileira rebatida e pode alcançar incríveis 1930 litros quando houver apenas dois ocupantes a bordo.

Caso o veículo esteja totalmente ocupado, serão apenas 193 litros disponíveis no compartimento de bagagens. 

Esses números mostram que ao compararmos o Tiggo 8 com alguns rivais direitos, como VW Tiguan, Jeep Compass, Toyota SW4 ele fica dentro de uma faixa de preço totalmente aceitável, ganhando em alguns aspectos e perdendo em outros. 

Paleta de cores

O Tiggo 8 possui hoje uma paleta de cores mais sucinta e menos maleável do que muitos outros veículos comercializados por aqui. Quem busca um exemplar para chamar de seu poderá escolher entre as seguintes opções:

  • Branco perolizado;
  • Cinza metálico;
  • Prata metálico;
  • Preto metálico.

Tecnologia e conectividade

Depois de uma introdução em termos de design e beleza do SUV é hora de conhecer um dos pontos que mais agradam no Caoa Chery Tiggo 8: A tecnologia e conectividade.

Vamos mostrar agora TUDO o que o SUV tem para oferecer em termos de tecnologia e conexão. Não é absurdo algum falarmos que se trata de um computador sobre rodas. 

Computador de bordo com painel de instrumentos digitais

O primeiro ponto de tecnologia que vamos mostrar é o computador de bordo cujas funções podem ser acessadas por meio de um painel de instrumentos digitais, no centro do painel. 

Computador de bordo é atração à parte

Com tela colorida de LCD/TFT de 12,3’’ é possível ter acesso a autonomia, consumo médio e instantâneo, aviso de parada para descanso, alarme de velocidade, calibragem de pneus e até mesmo troca de idioma. 

Volante multifuncional com piloto automático

Outro item, quase obrigatório nos dias de hoje que também está disponível no Caoa Chery Tiggo 8 é o volante multifuncional com piloto automático. 

Por meio dele é possível ter acesso ao computador de bordo, ligar e desligar o piloto automático, operar a central multimídia e fazer ou atender ligações. Tudo isso sem tirar o olho da estrada. 

Ar-condicionado digital

O ar-condicionado digital do Tiggo 8 conta com uma tela de LCD de 8 polegadas sensível ao toque que garante amplitude térmica ao melhor estilo dual zone.

 Ninguém precisa passar calor ou frio, cada um escolhe a temperatura mais agradável e a viagem segue da forma mais prazerosa possível.

Câmbio joystick

Outro ponto tecnológico é o câmbio de joystick que permite a troca de marchas de maneira manual com um simples ato leve de empurrar. 

Quando o condutor empurra para frente o motor sobe as marchas, e quanto empurra para trás, as marchas são reduzidas. 

Carregador de celular por indução

Está se tornando uma tendência em todos os veículos o carregamento de celular por indução. Se você esqueceu os cabos do seu smartphone, não tem problema, basta colocá-lo sobre o console central e esperar que a carga seja restabelecida. 

Carregador de celular por indução também está presente no Tiggo 8

Botões de segurança

Os botões de segurança estão na ponta dos dedos no Tiggo 8. 

Logo abaixo do câmbio joystick o motorista pode ligar ou desligar os controles de estabilidade e tração, auxílio em declive, câmera 360º e acionamento do sensor de estacionamento. 

Central multimídia

A central multimídia é outra atração à parte no SUV chinês, começando pela tela de 10,25 polegadas posicionada de maneira estratégica e pouco extravagante. 

O sistema possui GPS e é capaz de se conectar com smartphones IOS e Android por meio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. 

Assim, é possível realizar espelhamentos e ter acesso a app de mensagens como Whatsapp e Telegram, Waze, Google Maps, Spotify e muitos outros. 

Além disso, a central conta com sistema de câmera 360º que permite visualizar tanto a traseira quanto a dianteira do veículo, garantindo manobras mais fáceis e seguras em qualquer situação. 

Chave presencial e botão de partida

Utilizar a chave  para dar partida é coisa do passado. Seguindo a tendência, o Tiggo 8 conta com sistema de chave presencial e botão de partida. 

Por meio de sensores, o veículo reconhece a proximidade da chave, abrindo e fechando as portas de maneira automática e permitindo que a partida seja dada com o simples apertar de botão. 

Partida remota e controle de climatização à distância

Se você preferir, é possível ainda, dar a partir no SUV de maneira remota e ainda ativar o ar-condicionado à distância. Trata-se da tecnologia trabalhando em prol do conforto e bem-estar. 

Acendimento automático dos faróis

O Caoa Chery Tiggo 8 conta com sensores de escuridão que notam a ausência de luminosidade e acende os faróis de maneira automática, garantindo visibilidade e segurança do condutor e ocupantes. 

Abertura e fechamento do porta-malas com um toque

Outro grande benefício propiciado pela tecnologia é a possibilidade abrir e fechar o porta-malas com um simples toque na chave. 

Isso garante facilidade, conforto e comodidade ao mesmo tempo. Trata-se de uma tecnologia muito útil e funcional para quem está com as mãos ocupadas. 

Bancos com ajuste elétrico

Os bancos do motorista e do passageiro podem ser ajustados de maneira elétrica e nos mínimos detalhes e ângulos, o que garante maior conforto nos deslocamentos urbanos e rodoviários. 

Retrovisores com rebatimento e alerta de ponto cego

Os retrovisores externos são automaticamente rebatidos quando o condutor desliga o veículo. Isso garante maior proteção, principalmente em vias urbanas movimentadas. 

Retrovisores internos são rebatidos automaticamente

Além disso, os retrovisores contam com micro câmeras integradas que servem como alerta de  ponto cego, no caso de algum veículo, como motos estarem localizadas em um ângulo de visão no qual o condutor não consiga observá-las. 

Retrovisor interno eletrocrômico

Uma grande reclamação de quem dirige é o ofuscamento proveniente das luzes dos veículos que vem atrás, principalmente durante a noite. 

No entanto, isso não é problema para quem opta por comprar um Tiggo 8. Isso porque o retrovisor interno conta com sistema de ofuscamento eletrocrômico que escurece automaticamente quando um feixe de luz incide sobre ele. 

Isso faz com que o motorista não seja ofuscado enquanto dirige. Mais uma vez a tecnologia em prol da segurança. 

Sensor de chuva

E o nosso último item em questão de tecnologia é o sensor de chuva, que detecta as primeiras gotas no pára-brisa e ativa os limpadores, garantindo uma visão límpida do caminho que vem a seguir. 

Altos níveis de segurança 

De pouco adianta um veículo ser referência em termos de tecnologia e conectividade e não ter equipamentos de segurança, não é mesmo? Pois bem, quando o assunto é segurança, o Caoa Chery Tiggo 8 é campeão! 

Repleto de sistemas e equipamentos ele garante a proteção tanto dos ocupantes, quanto de quem está ao seu redor, como veremos agora. 

6 Airbags

O primeiro item de segurança sobre o qual vamos falar são os airbags. No total, o Tiggo 8 conta com 6 bolsões de ar ao todo. 

São dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina. Com isso, todos os ocupantes ficam protegidos em casos de acidente. 

Cintos de 3 pontos para todos os ocupantes

Outro fator muito importante que envolve segurança de todos os 7 ocupantes é a presença de cinto de 3 pontos para todos que estão no interior da cabine do Tiggo 8. 

Nenhum outro modelo de SUV no Brasil dispõe desses níveis de segurança com relação aos cintos. 

Freio a disco ABS nas 4 rodas

Como é obrigatório por lei, o Caoa Chery Tiggo 8 possui freio ABS com disco nas 4 rodas. 

Embora possa soar como loucura ou até mesmo absurdo, existem alguns SUVs comercializados por aqui que embora possuam sistema de freio ABS, contam com dispositivos a tambor nas rodas traseiras. 

Controles de estabilidade e tração

O Tiggo 8 conta com sistema de controle de estabilidade e de tração que atuam de maneira conjunta para garantir o máximo de estabilidade e aderência tanto no piso molhado, quanto no piso seco.

Segurança é destaque positivo

Quando os sistemas detectam algum tipo de perda de aderência em qualquer uma das rodas, automaticamente o funcionamento do motor sofre alteração de funcionamento e os freios são ativados de modo autônomo para colocar o veículo nos eixos novamente. 

Sistema de partida em rampa

O sistema de partida em rampa mantém o SUV parado em caso quando for sair de algum aclive até que o condutor pise no acelerador evitando assim, que o carro volte para trás antes de ir pra frente, prevenindo acidentes ou incidentes. 

Auxílio em declive

Tão importante quanto ter apoio na subida é ter auxílio em descidas. Caso vá enfrentar alguma descida muito íngreme, basta apenas ligar o sistema de auxílio em descidas que ele vai garantir um deslocamento mais seguro e controlado. 

Sensores de estacionamento

E por último, mas não menos importante o Tiggo 8 conta ainda com sensores de estacionamento, afinal, por ser um SUV com tamanho avantajado, realizar manobras pode ser um pouco difícil. 

No entanto, por meio de alertas sonoros e a câmera de 360º balizas e manobras se tornam mais fáceis. 

Motorização, desempenho e consumo

Tão importante quanto ser bonito, conectivo e seguro, um carro que se preze precisa apresentar bom desempenho e é sobre isso que vamos falar agora! 

Motorização

O Caoa Chery Tiggo 8 possui apenas uma opção de motorização. Trata-se do propulsor 1.6 com disposição transversal, turbocompressor com injeção direta, duplo comando de válvulas e 4 cilindros em linha. 

Esse motor é capaz de entregar 187 cavalos com um torque de 28 kgfm e é movido apenas à gasolina. A transmissão é automática de sete velocidades com embreagem dupla. 

Caoa Cherry Tiggo 8 conta com única opção de motor potente

Comparando o Tiggo com a concorrência, é fácil notar que seu conjunto mecânico é superior a muitos de seus concorrentes, que o caso do VW Tiguan e do Peugeot 5008, por exemplo. 

O SUV da VW conta com um propulsor 1.4 com 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque, já o exemplar da Peugeot conta com o motor 1.6, mas com 165 cavalos e um torque de 24,5 kgfm. Mais um ponto para o Tiggo 8. 

Desempenho

Em termos de desempenho o Caoa Chery Tiggo 8 não faz feio. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h. 

Com quase 1.600 kg o desempenho do modelo consegue atingir a marca dos 100 km/h em menos de 10 segundos o que é uma proeza e tanto,  no entanto, a velocidade máxima deixa um pouco a desejar, já que alguns concorrentes beiram os 200 km/h. 

Consumo

No que diz respeito ao consumo é preciso lembrar que o SUV é movido apenas a gasolina. 

Na cidade o Tiggo 8 possui uma incrível média de 9,8 km/L enquanto na estrada os números sobem para 12 km/L. 

Um ponto importante é que enquanto o Tiggo 8 possui apenas gasolina como combustível, outros SUVs são vendidos por aqui com tecnologia Flex ou com propulsão à diesel. 

Mesmo assim, ele é beneficiado pelo turbocompressor, que entrega uma média urbana um tanto quanto aceitável. Seus números com relação ao consumo não são excelentes, mas muito razoáveis para um veículo desse porte. 

3 anos de Garantia

Nada como uma bela garantia de fábrica para convencer os clientes a comprarem um novo produto, ainda mais para vencer a desconfiança de ser um veículo de origem chinesa.

Hoje o Caoa Chery Tiggo 8 conta com uma garantia de 3 anos, o que pode ser visto como pouco positivo, já que há opções no mercado que contam com garantia de até 5 anos. 

Por outro lado, a montadora oferece o Caoa Chery Assistance – um serviço gratuito que está disponível 24 horas por dia para os proprietários de veículos da marca. 

Caoa Chery Tiggo 8: Preço e versões

Diferente do que ocorre com a maioria dos veículos comercializados por aqui, o SUV possui apenas uma versão disponível no mercado que é o Caoa Chery Tiggo 8 TXS que parte de R$ 175.620,00.

Vantagens de desvantagens do Caoa Chery Tiggo 8

Que o exemplar é bom, disso ninguém dúvida e os números de vendas em um curto espaço de tempo apenas confirmam que o Caoa Chery Tiggo 8 vem pra incomodar muita gente grande. 

No entanto, muita gente gosta de saber como um veículo se comporta no dia a dia. 

Assim, foi pensando naqueles que querem saber como é o comportamento do Tiggo 8 que vamos mostrar agora suas principais vantagens e também alguns pontos negativos. Bora conferir?

Vantagem: Preço

Um dos principais trunfos do Caoa Chery Tiggo 8 é o seu preço. Normalmente, a montadora apresenta valores mais acessíveis nos diversos segmentos em que atua. 

Um caso clássico de valor acessível sem deixar de lado a qualidade da montadora é o Arrizo 6 que é muito mais barato do que seus concorrentes e dispõe de muita qualidade. 

Vantagem: Boas médias de consumo

Outro ponto positivo que deve ser levado em consideração são as boas médias de consumo. Embora o modelo só seja abastecido com gasolina, ele apresenta ótimos níveis de consumo para um carro que pesa quase 1600 kg. 

Vantagem: Qualidade do acabamento

Outra grande vantagem do Caoa Chery Tiggo 8 é a qualidade do seu acabamento. 

Isso encerra de uma vez por todas a história de que veículos chineses não tem qualidade em termos de acabamento. 

Acabamento supera a concorrência

O material utilizado no SUV é de alta qualidade. Desde os encaixes das peças até as costuras dos bancos e no volante agradam até mesmo os mais exigentes. Quando comparado aos seus rivais diretos, o exemplar é superior em diversos pontos. 

Vantagem: Desempenho e ergonomia 

O desempenho do Tiggo 8 tanto na cidade quanto na estrada é um tanto quanto positivo. 

O SUV da Caoa Chery embala de maneira rápida, mesmo quando está carregado e as respostas ao comando do acelerador são um tanto quanto vigorosas, o que garante retomadas firmes e ultrapassagens seguras. 

O conjunto de suspensão é bem macio e lida melhor com os diferentes tipos de piso. A carroceria é firme e praticamente não balança nas curvas. 

A posição de dirigir, é agradável e a possibilidade de ajustes elétricos no banco tornam a condução ainda mais suave e agradável.

Podemos dizer sem sombra de dúvidas que a experiência de pilotar o modelo é única. 

Vantagem: Tecnologia e segurança

Aqui temos um duplo ponto positivo que deve ser levado em consideração. 

Em termos de tecnologia, o Caoa Chery Tiggo 8 é hoje um dos SUVs mais completos do mercado brasileiro, se mostrando superior a muitos de seus concorrentes. 

Tecnologia e segurança embarcada são vantagens

Quando comparados a alguns exemplares como VW Tiguan, Nissan Kicks, Jeep Compass ou Peugeot 5008 o Tiggo 8 se mostra muito mais completo, e isso é algo que deve ser levado em consideração. 

Além disso, aliada à tecnologia, os sistemas de segurança também devem ser exaltados.

Os diferentes equipamentos e sistemas de segurança, fazem do exemplar um dos SUVs mais seguros comercializados no Brasil. 

Vantagem: Espaço interno

E nosso último ponto positivo, como não poderia deixar de ser, é o espaço interno do Tiggo 8. 

Desenvolvido para levar até 7 ocupantes, o SUV da Caoa Chery leva tanto 5, quanto 7 ocupantes de maneira confortável e funcional por conta do seu amplo espaço interno sendo uma ótima opção para grandes famílias.

Desvantagem: Movido apenas à gasolina 

Aqui temos um ponto negativo que pode atrapalhar um pouco as vendas do Tiggo 8: o modelo é comercializado tendo apenas a gasolina como opção de combustível. 

A maioria das unidades de SUV aqui comercializadas são ou bicombustível ou então são movidas à diesel, o que pode pesar menos no bolso na hora de abastecer. 

Desvantagem: Valores da Peças de reposição

E por último, mesmo com garantia de 3 anos, algo que pode afastar os compradores são os altos preços das peças de reposição. 

Entretanto, é preciso ter em mente que hoje em dia, veículos são feitos com qualidade extrema e a necessidade de peças de reposição nos dias de hoje é algo um tanto quanto raro. Por isso, os compradores não devem se preocupar com essa questão.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre o Caoa Chery Tiggo 8 você certamente deve estar pensando em comprar um exemplar para chamar de seu.

Pensando nisso, nossos especialistas prepararam um artigo pra lá de especial mostrando algumas dicas de como fazer um bom negócio na hora de comprar o seu exemplar. 

Para conhecer os melhores caminhos para comprar um Tiggo 8 é só clicar no botão abaixo!

Caoa Chery Tiggo 8

Caoa Chery Tiggo 8

SUV Completo

Caoa Chery tiggo é o SUV mais completo e acessível do Brasil! Compre o seu!

Você permanecerá no site atual
Você permanecerá no site atual

Caoa Chery tiggo é o SUV mais completo e acessível do Brasil! Compre o seu!

---

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Listas

Carros seguros e baratos: Conheça 7 modelos que valem a pena

por

Murilo C.

Publicado em

| Atualizado em

Carros seguros e baratos

Carros seguros e baratos se tornaram uma verdadeira obsessão dos brasileiros, principalmente diante de cenário de crise como o atual que foi colocado pela pandemia de coronavírus. 

Desde que os carros se tornaram itens de desejo e até mesmo necessidade, a busca pela segurança passou a ser algo contínuo. Isso é tão verdadeiro que carros que não se dão bem em testes de colisão acabam não tendo bons números de vendas. 

Com o passar dos anos itens que só estavam em carros de luxo, como airbags, sistema de freio ABS e até mesmo controles de tração e estabilidade já podem ser facilmente encontrados em modelos mais simples. 

Como o mercado de modelos 0km foge da realidade de muita gente, nós do Senhor Carros separamos ótimas opções de veículos que são ao mesmo tempo baratos e seguros. Bora conferir? 

Conheça opções de carros seguros e baratos

Vamos mostrar agora as melhores opções de carros acessíveis e repletos de segurança. 

7. Ford Fiesta SE 

Conhecido e consequentemente apelidado de New Fiesta o Hatch da Ford chegou ao Brasil como um modelo importado ainda em 2011, com apenas a versão SE disponível embora contasse com três pacotes adicionais. 

Como estamos falando de carros seguros e baratos, o terceiro pacote é o que mais nos interessa. 

Ford Fiesta SE
Ford Fiesta SE 

Afinal, o modelo era equipado com 7 airbags, freio ABS, controles de tração e estabilidade e tinha um preço salgado para a época. Nos dias de hoje é possível encontrar exemplares custando na faixa dos R$ 30 mil.

Uma dica para facilitar sua busca é se atentar às rodas e pára-choques. Os modelos mais completos contam com rodas de 16 polegadas e leds diurnos nos pára-choques dianteiros.

6. Chevrolet Cruze LTZ

O chevrolet Cruze sempre foi conhecido por ser um dos carros mais seguros de sua categoria. Isso porque todas as versões eram oferecidas com 4 bolsas de airbag, freios ABS e controles de tração e estabilidade. 

Chevrolet Cruze LTZ
Chevrolet Cruze LTZ

Mas a versão LTZ consegue ser ainda mais completa em termos de segurança, pois contém também airbags no formato de cortinas e outros itens de série que enchem os olhos dos proprietários. 

Os valores do Cruze LTZ mais antigo, tanto na versão hatch quanto na sedã estão na faixa dos R$ 40 mil. Para os puristas é possível encontrar modelos com câmbio manual. 

5. Mitsubishi ASX AWD

Para quem gosta de SUV também é simples encontrar opções baratas e seguras, como é o caso do ASX da mitsubishi. 

O modelo é na verdade um veterano que sofreu poucas alterações desde sua chegada no longínquo ano de 2010 e já contava com itens de de segurança como freios ABS, controles de tração e estabilidade e 7 airbags. 

Embora muitos especialistas afirmam que o modelo tem 7 airbags, a montadora diz que o ASX AWD possui na verdade nove. Isso porque ela conta quatro airbags no formato de cortina quando na verdade muitos contam apenas dois. 

Mitsubishi ASX AWD
Mitsubishi ASX AWD

Fora os itens que citamos o ASX AWD oferece ainda tração nas quatros rodas. Ideal para estradas de terra ou pisos escorregadios e com pouca aderência. 

Se você utilizar a tabela FIPE para realizar pesquisas irá se deparar com preços um pouco acima dos R$ 40 mil para os primeiros exemplares do modelo. 

4. Fiat Freemont Precision

Para quem tem família e precisa levar muita gente e não abre mão da segurança, é possível encontrar modelos mais antigos da Fiat Freemont Precision. 

A perua é muito maior, mais segura e barata do que opções que possam parecer óbvias, como é o caso da Chevrolet Spin ou da Fiat Doblò. 

A versão Precision dispunha de dois bancos extras. Com isso o modelo era capaz de transportar até sete passageiros e ainda ter um pouco de porta-malas de sobra. 

iat Freemont Precision
Fiat Freemont Precision

Quando falamos da segurança, o pacote é completo e conta com seis airbags, freios ABS, controle de estabilidade de tração.

Em sites de vendas de carros online e até mesmo na tabela FIPE o preço de uma perua Fiat Freemont Precision ano 2012 começa na faixa dos R$ 43 mil. 

Mas se você quer aliar segurança a economia de combustível nossa dica é buscar modelos a partir de 2014. Foi nesse ano que o câmbio passou a ter seis marchas e se tornou mais funcional e econômico. 

3. Hyundai Azera

Nos primeiros anos de venda no Brasil o Azera teve bons números de vendas graças ao marketing agressivo da Hyundai e ao seu preço que era extremamente competitivo. 

O modelo era grande e tinha valores próximos de carros médios e batia de frente com Civic e Corolla nos números de venda. No entanto o Azera também se destacava por sua segurança. 

O sedan possui um pacote de segurança completo com airbags frontais e laterais até mesmo nos bancos traseiros. Além disso, Freio ABS, controle de tração e estabilidade também são itens de série do gigante esquecido. 

Hyundai Azera
Hyundai Azera

Se você está em busca de um carro grande, seguro e barato o Azera é uma ótima opção pra você. Afinal, os preços começam na faixa dos R$ 25 a R$ 27 mil. 

O único problema é ter uma vaga de garagem grande e manter o tanque abastecido, afinal são seis cilindros que gostam de beber uma gasolina danada. 

2. Renault Fluence Privilege

Outro carro que sempre foi repleto de segurança mas que poucos lembram é o Renault Fluence Privilege. 

Suas vendas foram tão fracas que o modelo saiu de linha sem nenhum tipo de aviso por parte da montadora. 

Sem querer fazer, mas já fazendo um trocadilho barato desde o seu lançamento em 2010 o Renault Fluence Privilege privilegiou seus proprietários com 6 airbags, freio ABS e controles de estabilidade e tração. 

Renault Fluence Privilege
Renault Fluence Privilege

Na época de seu lançamento seus principais concorrentes que eram Civic e Corolla ainda não dispunha de tantos itens de segurança. 

Por ser um modelo que quase ninguém se lembra, o Fluence Privilege é um tanto quanto barato. Exemplares do ano 2011 podem ser encontrados por valores na faixa dos R$ 32 mil

1. Fiat 500

E para fechar a nossa lista de carros seguros e baratos, temos o famoso e porque não charmoso? Fiat 500!

O modelo chegou ao Brasil no ano de 2009 e só agradou pelo visual. Seu tamanho e preço acabou afastando muita gente e por isso vendeu pouco nos primeiros anos por aqui, principalmente por ser importado da Polônia. 

Ao todo apenas 2200 unidades do Fiat 500 polonês foram trazidas para o Brasil recheadas de itens de segurança que na época eram 7 airbags, freios ABS e controles de tração e de estabilidade. Todos esses eram itens de série. 

Fiat 500
Fiat 500

Depois que a Fiat notou que importar o 500 da Polônia não era uma boa ideia, o modelo passou a vir do México com valores mais acessíveis e atrativos. Assim suas vendas deslancharam, mas alguns itens de segurança passaram a ser opcionais.

Por isso nossa sugestão é que se você tiver paciência, procure por modelos de Fiat 500 de meados dos anos 2009. Eles são mais seguros e ainda não têm equipado o problemático câmbio Dualogic.

Hoje é possível encontrar um Fiat 500 em bom estado na faixa dos R$ 25 mil. 

Conclusão

Diferente do que muita gente acredita é possível encontrar carros que sejam seguros e baratos ao mesmo. Mas é preciso dispor de um pouco de tempo e energia para que a busca seja bem sucedida. 

Na sua opinião ficou faltando algum modelo? Se sim deixe um comentário contando qual o modelo nós deixamos para trás nessa lista de carros seguros e baratos!

Agora, te convidamos a conferir uma lista cheia de polêmica que mostra carros que não valem o que custam. Para saber quais são eles é só clicar no botão abaixo!

Continuar Lendo

Em Alta