Avaliação de veículos

Caoa Chery Tiggo 5X 2021: Novidades e vantagens do SUV

Conheça as novidades e as vantagens de se ter um Caoa Chery Tiggo 5X 2021 na garagem.

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 29/03/2021

Caoa Chery Tiggo 5X 2021 vem para debulhar a concorrência

Recém-lançado no Brasil, o Caoa Chery Tiggo 5X ganhou uma série de atualizações tanto em termos visuais, quanto em termos de equipamento. Hoje o modelo é o mais importante da marca no Brasil, sendo o representante com o maior volume de vendas no disputado segmento dos SUVs compactos. 

image

Ver como comprar Caoa Cherry Tiggo 5X

Conheça as melhores formas para comprar um Cherry Tiggo 5X através de um ótimo negócio e ter na garagem um dos melhores SUVs compactos do país.

  • Categoria: SUV compacto;
  • Preço médio usado: R$ 65 mil;
  • Preço médio novo: R$ 100 mil; 
  • Versão recomendada: Caoa Chery Tiggo 5X TXS;
  • Consumo médio cidade:  7 km/L;
  • Consumo médio estrada: 11 km/L.

Desde a versão de entrada o Tiggo 5X conta com itens de série que não são encontrados nos concorrentes. 

Em 2020, mesmo com a crise, o modelo da Caoa Chery atingiu a marca de 8.764 unidades emplacadas. Já nos primeiros meses de 2021 foram comercializadas pouco mais de 1.600 unidades. 

A meta da marca é colocar o modelo dentro do top five esse ano e partir de 2022 lutar pelo top 3 da categoria. 

São metas ousadas, porém totalmente realistas, visando a qualidade do modelo.

Como sempre fazemos, nosso objetivo aqui é te trazer o máximo de informações de qualidade, para te ajudar a fazer melhor compra possível.

Assim, é chegada a hora de conhecer tudo o que o Caoa Chery Tiggo 5X 2021 tem para oferecer. Bora lá?

Anúncios

Caoa Chery Tiggo 5x 2021: As novidades

O modelo que chegou ao Brasil em 2018 passou por um facelift em 2020 e para 2021 ganhou algumas novidades interessantes em termos de design e interior. Vamos conhecer todas elas agora. 

Exterior

Em termos de visual exterior, as atualizações deixaram o modelo compacto muito semelhante ao seu irmão maior, o Tiggo 7. 

O destaque vai para os novos faróis que agora são mais afilados, a grade e o para-choque dianteiro! 

Na parte inferior, onde antes haviam faróis de neblina, agora há filetes de Leds mais modernos que servem também para o uso diurno. 

Na parte de trás, as lanternas também de Leds, foram totalmente redesenhada. O outro destaque fica por conta da barra horizontal cromada na tampa do porta-malas que cresceu e passou a integrar o acabamento. 

Anúncios

Interior

Por dentro o Tiggo 5X 2021 recebeu equipamentos interessantes. O que era bom, ficou ainda melhor. 

Embora seja um carro que sofra um pouco de preconceito por ter “origem” chinesa, é importante ressaltar que o amplo espaço e o acabamento refinado dão o tom quando falamos de interior. 

E para tirarmos essa pecha de que veículo produzido na China não é bom, é importante ressaltar que o modelo é produzido na fábrica da empresa em Anápolis no estado de Goiás. 

Por isso, a desculpa de que o modelo é chinês e não é bom já não é mais válida! Conforme você vai ver a seguir, o Tiggo 5X 2021 é um dos melhores do seu segmento (se não fosse, nós não estaríamos falando dele).

Dimensões

Em termos de dimensão o Tiggo 5X 2021 agrada. 

O SUV compacto conta com 4,33 metros de comprimento; 1,83 metros de largura; 1,64 metros de altura e 2,63 metros de distância entre-eixos, o que garante o conforto interno, principalmente para os ocupantes do banco de trás. 

Dimensões do Tiggo 5X são positivas
Dimensões do Tiggo 5X são positivas

Já falando de capacidade, o porta-malas possui capacidade para 340 litros enquanto o tanque é capaz de absorver 57 litros de combustível, o que dá ao modelo uma ótima autonomia, tanto para rodar na cidade quanto em rodovias. 

Paleta de cores

Como forma de ficar ainda mais bonito, o Caoa Chery Tiggo 5x 2021 conta com uma ampla paleta de cores para ninguém botar defeito. 

É possível escolher o seu exemplar em qualquer uma das seguintes colorações:

  • Branco perolado;
  • Cinza metálico;
  • Prata metálico;
  • Preto metálico;
  • Vermelho perolizado.

Tecnologia e conectividade em alto nível

Depois de uma introdução em termos de design e beleza do SUV compacto é hora de conhecer um dos pontos altos no modelo: Seu alto poder de conectividade e a ampla tecnologia embarcada. 

Vamos te mostrar agora tudo e mais um pouco o que o SUV tem para oferecer em termos de tecnologia e conexão. Podemos afirmar sem nenhum tipo de exagero que o Tiggo 5X é um computador com quatro rodas. 

Central Multimídia

A central multimídia é uma das principais atrações em termos de conectividade, começando por sua tela de 9 polegadas, posicionada de forma estratégica e sensível ao toque. 

Ela conta com um sistema de GPS próprio, além de ser capaz de se conectar com smartphones com sistema Android ou IOS através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. 

Dessa maneira, é possível realizar o famoso espelhamento e ter acesso a whatsapp, telegram, waze, Google Maps, Spotify e muitos outros por meio da Central. 

Além disso, a central conta ainda com um sistema de câmera 360º que permite visualizar tanto a traseira, quanto a dianteira do veículo. Isso garante manobras mais fáceis e seguras em todo tipo de situação. 

Computador de bordo

Outro item em termos de tecnologia e conectividade que agrada bastante é o computador de bordo com tela colorida de TFT de 4,8 polegadas. 

Suas funções podem ser acessadas por meio de um painel de instrumentos digitais no meio do painel.

É possível ter acesso a autonomia, consumo médio e instantâneo, aviso de parada para descanso, alarme de velocidade, calibragem de pneus e muito mais. 

Piloto automático e volante funcional

Outro item que se faz muito necessário nos dias de hoje é o piloto automático de modo conjunto com o volante funcional. 

Conectividade é ponto alto nos carros da montadora!
Conectividade é ponto alto nos carros da montadora!

A união de ambos traz segurança, evita multas e permite o acesso a uma série de informações do veículo sem ser preciso tirar as mãos do volante e o olho da estrada. 

Embora sejam dois itens tecnológicos, eles poderiam muito bem ser colocados como segurança e conforto!

Sistema de chave presencial e botão de partida

Como ocorre em muitos modelos, usar a chave para dar partida é algo que está se tornando obsoleto. Seguindo a tendência da concorrência o Caoa Chery Tiggo 5X 2021 conta com um sistema de reconhecimento de presença da chave e botão de partida. 

Através de sensores, o veículo reconhece a proximidade da chave, abrindo e fechando as portas de modo automático e permitindo que a partida seja dada com o simples apertar de botão que está estrategicamente posicionado ao lado do câmbio. 

Acendimento automático dos faróis

O Tiggo 5X 2021 conta com sensores de escuridão que notam a ausência de luminosidade e acende os faróis de maneira automática, garantindo visibilidade e segurança do condutor e ocupantes. 

Banco com ajuste elétrico

O banco do motorista conta com ajuste elétrico de posicionamento e lombar. Tudo isso é pensado para garantir o máximo de conforto para o condutor nos deslocamentos rodoviários e urbanos. 

Níveis de segurança elevados

Além de todo o poder em termos de tecnologia embarcada, outro grande destaque do Chery Tiggo 5X 2021 é o seu alto nível em termos de segurança. 

Os carros da montadora se destacam pelo alto nível de segurança em todas as suas versões e segmentos. Vamos te mostrar agora os principais destaques em termos de segurança embarcada no SUV compacto. 

6 airbags

O item de segurança mais lembrado quando se fala de segurança são os Airbags. No total o Tiggo 5X 2021 conta com 6 airbags ao todo. 

São dois frontais, dois laterais e dois do tipo de cortina. Dessa maneira todos os ocupantes ficam protegidos em casos de incidentes ou acidentes. 

Sistema IsoFix

Outro item de segurança bastante procurado e necessário nos dias de hoje é o sistema de segurança Isofix, desenvolvido para prender as cadeirinhas infantis no banco de trás e garantir a segurança dos pequenos em qualquer tipo de trajeto. 

Freio a disco nas quatro rodas

Como se sabe o sistema de freio ABS é obrigatório por lei em carros que saem de fábrica no Brasil, mas no Tiggo 5X o sistema de freios é ainda melhor. 

O modelo conta com freios a disco em todas as rodas, o que garante o máximo de eficiência em todo e qualquer tipo de frenagem. 

Caoa Cherry Tiggo 5x 2021 possui freio à disco nas quatro rodas
Caoa Cherry Tiggo 5x 2021 possui freio à disco nas quatro rodas

Embora possa parecer um absurdo, existem alguns SUVs compactos comercializados no Brasil que embora possuam sistema de freio ABS, contam com dispositivos a tambor nas rodas traseiras. 

Controles de tração e estabilidade

No Tiggo 5X os sistemas de tração e estabilidade atuam de maneira conjunta. Isso ocorre para garantir o máximo de aderência ao SUV, seja em piso molhado ou em piso seco. 

No momento em que os sistemas detectam qualquer tipo de perda de aderência em alguma das rodas, automaticamente o motor sofre alteração no modo de funcionamento e os freios são ativados de forma autônoma para que o controle e aderência sejam restabelecidos. 

Sistema de partida em rampa

O sistema de partida em rampa é outro item de segurança muito importante. Como o nome já diz, o sistema auxilia o SUV a se movimentar a partir de aclives. 

O sistema de partida em rampa mantém o SUV parado até que o condutor pise no acelerador evitando que o carro volte para trás antes de ir para frente, prevenindo qualquer tipo de acidentes ou incidentes. 

Sensores de estacionamento

O Tiggo 5X 2021 conta com sensores de estacionamento, afinal por ser um SUV compacto robusto, realizar manobras pode ser um pouco difícil. 

No entanto, por meio alertas sonoros e a câmera de 360º, balizas e manobras se tornam mais fáceis e consequentemente seguras. 

Câmera de ré

E para finalizar os itens voltados à segurança temos a câmera de ré, que é automaticamente ativada na central multimídia no momento em que a marcha a ré é engatada. 

Tiggo 5X conta com câmera de ré e visor 360º
Tiggo 5X conta com câmera de ré e visor 360º

Com guias dinâmicas de direção ela ajuda o motorista a realizar os mais distintos tipos de baliza. 

Motorização

O motor utilizado no Caoa Chery Tiggo 5x 2021 é um 1.5 litro turbo flex, dotado de quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, com duplo comando de válvulas variável e coletor de admissão variável. 

Esse propulsor é capaz de desenvolver 147 cavalos de potência quando abastecido com gasolina ou 150 cavalos com etanol. O torque de 21,4 kgfm é o mesmo com ambos os combustíveis e já surge em rotações abaixo de 2.000 rpm. 

Os mais atentos irão notar que é o mesmo motor usado no sedã compacto da marca, o Caoa Chery Arrizo 5, mas como um aprimoramento para maior geração de torque, principalmente em uma faixa de rotação mais curta, já que o SUV é 80 km mais pesado que o sedã.

Motor 1.5 turbo Flex do Tiggo 5X agrada
Motor 1.5 turbo Flex do Tiggo 5X agrada

Junto a essa motorização, o Tiggo 5x 2021 conta com uma transmissão DCT automatizada de seis marchas e dupla embreagem, com a opção de trocas de marchas manuais sequenciais pela alavanca no console central. A tração é dianteira. 

O SUV conta ainda com dois modos diferentes de condução: Drive e Sport que são alternáveis com um simples toque no botão presente no console central. 

Consumo de combustível

O consumo de combustível do modelo deixa um pouco a desejar. 

Quando abastecido com etanol, o Caoa Chery Tiggo 5X 2021 consegue entregar um consumo de 6,7 km/L na cidade e 8 km/L na estrada. 

Já quando abastecido com gasolina, o modelo faz 9,8 km/L em centros urbanos e 11,7 km/L em rodovias. 

De acordo com dados do Inmetro, o modelo emite 0 g/km de CO2 com etanol e 126 g/km quando abastecido com gasolina. 

Desempenho

O desempenho do exemplar agrada. 

De acordo com dados da Chery o modelo atinge a velocidade de 100 km/h em 11 segundos e possui velocidade máxima de 180 km/h. 

O câmbio de seis velocidades é bem distribuído o que faz com que o Tiggo 5X apresente bom desempenho nas mais variadas situações, algo positivo, agradável e seguro. 

5 anos de garantia H2 

Nada como uma boa garantia de fábrica para convencer os clientes a comprarem um novo produto, ainda mais para vencer a desconfiança de ser um veículo de origem chinesa, mesmo que seja produzido no Brasil. 

Hoje o Tiggo 5X conta com uma garantia de 5 anos, algo que pode ser visto como muito positivo, pois não há semelhante nos seus concorrentes. 

A montadora oferece ainda o Caoa Chery Assistance, um serviço gratuito que está disponível 24 horas por dia para os proprietários de veículos da marca que é uma verdadeira mão na roda em termos assistenciais. 

Caoa Cherry Tiggo 5X 2021: Preços e versões

A exemplo da concorrência o Tiggo 5X 2021 é comercializado em diferentes versões, e consequentemente valores que podem ser conferidos abaixo:

Caoa Chery Tiggo 5X T 2021: R$ 91.990

Caoa Chery Tiggo 5X TXS 2021:R$ 102.990

Com é fácil notar, o modelo possui valores dentro da média do seu segmento, sendo inclusive mais barato que alguns de seus concorrentes, o que deve ser visto como positivo. 

Vantagens e desvantagens do Caoa Chery Tiggo 5X 2021

Depois de conhecer o SUV compacto você provavelmente já imaginou um exemplar na sua garagem e pensou como é ter um exemplar para rodar no dia a dia. 

Pois bem, se você apenas pensou, a gente executa para você e traz agora todos os prós e contras do Tiggo 5X. Bora conhecer?

Vantagem: Design

O primeiro ponto positivo do Tiggo 5X é o seu design. O carro é mais bonito do que muitos de seus concorrentes. 

Mesmo sendo um SUV compacto e considerado como um Crossover por alguns, ele possui um porte robusto que chama atenção!

Tão importante quanto ser bom, um carro precisa ser bonito. Já dissemos e vamos continuar dizendo que carro feio não vende, pois a primeira coisa que alguém vê em um carro é a beleza e em termos de beleza, o Tiggo 5X se sai muito bem!

Vantagem: Qualidade do acabamento

A segunda vantagem do Tiggo 5X 2021 é a qualidade do seu acabamento. Na verdade, todos os modelos da marca apresentam um acabamento muito bom.

Isso é algo importante de ser levantado, para que se retire a pecha de que veículos de montadoras chinesas não são bons em termos de acabamento. 

Qualidade do acabamento é surpreendente
Qualidade do acabamento é surpreendente

Todo o material utilizado no interior e também no exterior é de boa qualidade. 

Desde os encaixes das peças, até as costuras dos bancos e dos volantes agradam até que é exigente. Quando comparados a concorrentes diretos, como é o caso do Creta, por exemplo, o Tiggo 5X dá um show. 

Vantagem tecnologia e segurança

Aqui temos na verdade um ponto que é duplamente positivo e que precisa ser levado em consideração. 

Quando se fala em equipamentos e tecnologia, a marca arrasa e oferece muito mais do que a concorrência e isso é facilmente notado no Tiggo 5X.

Além disso, aliada à tecnologia, os sistemas de segurança também devem ser exaltados.

Os mais variados equipamentos e sistemas de segurança, fazem do exemplar um dos SUVs mais seguros comercializados no Brasil. 

Conforto e espaço interno

O SUV é confortável em termos de espaço e de acústica. 

O motorista tem ao seu dispor banco com ajustes elétricos. Na parte de trás os três ocupantes viajam de modo confortável e o porta-malas, embora não seja o maior da categoria da conta do recado.

O câmbio de seis marchas, com bom torque em rotações mais baixas aliado ao isolamento acústico não deixa que o barulho do motor invada a cabine, permitindo viagens silenciosas e agradáveis. 

Vantagem preço

Uma das principais vantagens e trunfo do Caoa Cherry Tiggo 5X 2021 é o seu preço. Normalmente, a montadora possui valores mais acessíveis em todos os segmentos em que atua. 

Dois casos clássicos de modelos mais baratos que a concorrência em seus segmentos são o Tiggo 8 e o Arrizo 6. Eles são muito bons, mais baratos e possuem muita qualidade. 

Vantagem: Baixo custo de manutenção

A Caoa Cherry possui hoje uma estrutura de assistência diferenciada e de qualidade. 

Hoje a marca conta com mais de 100 pontos de vendas e revisões com preços fxos além dos cinco anos de garantia. 

Até alcançar os 60 mil km, o dono do Tiggo 5X vai gastar R$ 3.391 em todas as revisões, o mesmo que gastaria o dono de hatches como Hyundai HB20 ou Chevrolet Onix. 

Desvantagem: Consumo

Depois de conhecer todos os pontos positivos, é hora de conhecer os pontos negativos do SUV. 

O primeiro deles é o consumo, principalmente quando abastecido com etanol. As médias do Tiggo 5X não são muito convidativas para quem precisa rodar exclusivamente dentro da cidade.

No uso rodoviário, o SUV compacto apresenta boas médias, mas é melhor encher o tanque com gasolina. 

Desvantagem: Ausência de Shift Paddles

Embora não seja um veículo com proposta esportiva, o Tiggo 5x conta com um modo de condução Sport que permite uma tocada mais agressiva. 

Ausência de Shift Paddles é ponto negativo
Ausência de Shift Paddles é ponto negativo

Convenhamos que para uma condução esportiva merece um câmbio manual ou na ausência da embreagem no pé, o mínimo que se espera são as famosas borboletas no volante. 

Desvantagem: Peças caras

Embora tenha bom preço, garantia de 5 anos e um plano barato e bem organizado de revisões, o valor das peças de revisões podem assustar os mais desavisados. 

No entanto, é preciso ter em mente que nos dias de hoje, veículos são feitos com muita qualidade embarcada e a necessidade de peças de revisões atualmente é bastante rara. 

Por isso, embora seja uma desvantagem, não é algo propriamente dito com que seja preciso se preocupar. 

Conclusão

Parece algo subjetivo, mas pra muita gente ainda é um tabu comprar um carro de origem chinesa. 

E isso acaba pesando um pouco no Tiggo 5X que tem um pouco de rejeição e apresenta uma desvalorização um pouco acima da média do concorrente por conta de seu DNA oriental, algo totalmente injusto, diga-se de passagem. 

De maneira geral, o Tiggo 5X é sem sombra de dúvidas uma das melhores alternativas dentro do seu segmento, e tem como um poderoso atrativo o fato de ser mais barato e completo do que muitos concorrentes. 

Agora que você já sabe tudo sobre o Caoa Chery Tiggo 5X 2021 você certamente deve estar pensando em comprar um exemplar para chamar de seu.

Pensando em te trazer informações de qualidade, nossos especialistas preparam um artigo muito especial mostrando dicas de como fazer um bom negócio para comprar o seu exemplar. 

Para conhecer o caminho das pedras para comprar um Tiggo 5X você só precisa clicar logo abaixo. 

Ver como comprar Caoa Cherry Tiggo 5X

Conheça as melhores formas para comprar um Cherry Tiggo 5X através de um ótimo negócio e ter na garagem um dos melhores SUVs compactos do país.

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Em Alta

content

Conheça 10 modelos de carros feitos especialmente para o Brasil

Conheça diferentes modelos de carros feitos especialmente para o Brasil, que se deram bem e mal no mercado!

Continue lendo
content

Prós e contras da Fiat Toro: Detalhes que devem ser levados em conta

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Prós e contras da Fiat Toro: Detalhes que devem ser levados em conta

Continue lendo

Carro

O fim do câmbio manual: ele pode acabar em 10 anos!

Descubra quais são os motivos pelos quais o câmbio manual está perto do fim e comece a se acostumar com a ideia de ter um veículo automático em breve!

Saiba os motivos do fim do câmbio manual estar próximo

Você certamente aprendeu a dirigir em um carro com câmbio manual. 

Na verdade, toda a velha guarda aprendeu a usar o pedal de embreagem.

Contudo, a grande verdade é que com o passar dos anos, os câmbios manuais começaram a desaparecer. 

Hoje o mais comum são os carros com câmbios automáticos. 

Contudo, existem os puristas que preferem trocar as marchas de forma manual, por conta da diversão. 

Mas a grande verdade, pelo menos em grandes cidades, é que o câmbio automático traz muito mais conforto aos motoristas. 

Enquanto para uns essa notícia não muda nada, para outros o coração chega a doer. 

Inclusive, existem montadoras que planejam acabar com o câmbio manual em menos de 10 anos. 

Ou seja, o dispositivo realmente vai morrer. 

Um exemplo clássico de que os câmbios automáticos já dominam o setor, ocorreu nos EUA recentemente. 

Bandidos tentaram roubar um carro, mas não conseguiram, porque o veículo contava com um câmbio manual que eles não sabiam dirigir. 

Assim, com o intuito de trazer informações de qualidade, nossos especialistas trazem tudo sobre o fim do câmbio manual. 

Para conhecer os motivos do fim do dispositivo, é só ler o nosso artigo na íntegra. 

Vamos lá?

Erros para não cometer no câmbio automático

Confira quais erros evitar em veículos com câmbio automático. Assim, é possível manter a qualidade e longevidade do seu câmbio automático, além de economizar!

Montadoras já se preparam para acabar com o câmbio manual

Nada é unanimidade e no universo do setor automotivo isso não é diferente! 

Embora ainda existam modelos que saiam de fábrica com câmbios manuais, se você prestar atenção, rapidamente vai notar que é uma minoria. 

Hoje contam com câmbio manual apenas os exemplares mais básicos e populares. 

Alguns sedãs e SUVs são vendidos na opção automática, apenas.

Duas montadoras já anunciaram: não teremos mais câmbio manual em nossos carros.

São elas: Volkswagen e Mercedes. 

Volkswagen

De acordo com o site alemão Auto Motor Und Sport, a Volkswagen tem como objetivo abolir até 2030 o câmbio manual. 

Essa é uma medida voltada aos países europeus, mas que vai ser estendida para outros locais do mundo. 

A Volkswagen, inclusive, já afirmou que a partir de 2023 já pretende diminuir a oferta de veículos com câmbios manuais. 

Por aqui, a próxima geração do Tiguan, por exemplo, será o primeiro modelo com opção apenas de câmbio automático. 

O recém-lançado VW Taos é mais um exemplo de veículo que nunca viu, nem vai ver um câmbio manual.

Ou seja, o veículo já foi concebido para um câmbio automatizado. 

Além disso, a medida vai ser adotada para outros modelos, como o Passat (ou Variant). 

Mercedes

A Mercedes é mais uma montadora que já decretou o fim do câmbio manual em seus veículos. 

Essa, inclusive, é uma parte fundamental da estratégia da empresa voltada à redução dos custos. 

Além disso, a montadora alemã já anunciou que haverá uma redução substancial de suas plataformas. 

Tudo isso por conta da redução da oferta de motores a combustão!

No Brasil, por exemplo, a Mercedes não vende nenhum carro com câmbio manual em sua linha atual!

Falando em mercado global, a marca já atua com foco em uma transição para os carros elétricos.

De maneira simples e direta a Mercedes tem como objetivo simplificar a sua linha tornando-a mais barata, acessível e consequentemente funcional. 

Assim, não é apenas o câmbio manual que vai acabar. 

Plataformas, conjuntos de forças e componentes tendem a ser unificados para os mais variados modelos da empresa. 

A Mercedes visa reduzir o portfólio de veículos com motor a combustão em 40% até 2025 e até 70% em 2030. 

E parte importante dessa estratégia, é não oferecer transmissões manuais no médio prazo. 

Contudo, essa mudança ocorrerá de maneira natural, conforme as novas gerações de veículos vão sendo lançadas. 

Motivos para aposentadoria do câmbio manual: entenda!

As novas tecnologias voltadas à segurança são consideradas como um dos principais motivos para a aposentadoria do câmbio manual. 

Assim, o que já era visível para quem acompanha o setor, ficou ainda mais claro em um relatório que foi divulgado pela mídia especializada “Automotive News Canadá”.

De acordo com o estudo, sistemas de frenagem automatizadas emergenciais, por exemplo, são inviáveis em veículos com câmbios manuais. 

Como é fácil de notar, esse e outros recursos avançados de segurança são comuns e se fazem presentes em muitos modelos vendidos por aqui. 

Contudo, seus preços são mais caros.

Sistemas que utilizam sensores e câmeras que acionam os freios quando “percebem” o risco de colisão ou atropelamento serão obrigatórios em países da Ásia, Europa, além de EUA e Canadá. 

Assim, devem decretar o fim do câmbio manual nesses mercados. 

Outro ponto que colabora para a popularização dos câmbios automáticos é a eletrificação!

Veículos elétricos são apontados como uma das principais causas da aposentadoria do câmbio manual. 

Afinal, veículos alimentados por baterias não possuem relação de marcha. 

Ou seja, sua condução consiste apenas em acelerar e frear. 

Assim, com o crescimento de montadoras que estabelecem uma data-limite para produzir carros a combustão, a transmissão manual vai se tornando algo do passado. 

A hibridização também é apontada como motivo para o fim do câmbio manual.

A exemplo do que ocorre nos elétricos, os híbridos contam com câmbios automatizados junto aos motores elétricos e à combustão. 

10 montadoras que darão fim ao motor a combustão

O futuro da indústria automotiva é elétrico e, com isso, o motor a combustão está perdendo espaço no mercado. Conheça 10 montadoras que darão fim ao motor a combustão!

E o fim do câmbio manual no Brasil?

Hoje, no mercado brasileiro, o câmbio automático já é preferência. 

Afinal, ele já equipa a maioria dos carros 0km comercializados por aqui. 

Inclusive, existem categorias como sedãs médios e SUVs que não possuem mais câmbio manual. 

A presença dos câmbios automáticos no Brasil não param de crescer. 

Contudo, o fim do câmbio manual é algo que deve demorar um pouco mais para acontecer por aqui. 

Colaboram com isso, o preço mais alto do câmbio automático, e o fato do Brasil ter um histórico de adiar cronogramas de obrigatoriedade de novas tecnologias veiculares. 

A mudança mais recente que não foi acatada, por exemplo, diz respeito à obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade em carros novos. 

O dispositivo de segurança estava previsto para 2022.

Contudo, as montadoras alegaram que a pandemia causou uma série de atrasos e logísticas.

Assim, o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, postergou a obrigatoriedade para 2024. 

Assim, modelos veteranos que deveriam sair de linha por não comportarem o sistema devido ao seu alto preço, ganharam sobrevida. 

Esses modelos, inclusive, são os que concentram maior demanda pelo câmbio manual. 

Modelos populares já contam com câmbio automático no Brasil 

Embora se trate de uma tecnologia mais cara, é importante ressaltar que modelos populares já contam com câmbio automático no Brasil. 

Populares como VW  Gol, Hyundai HB20 e Fiat Uno, por exemplo, já contam com exemplares automáticos.

E embora os modelos com câmbio manual sejam mais baratos, a tendência é que eles desapareçam de forma gradativa. 

Hoje a lista de veículos populares com câmbio automático no Brasil conta com os seguintes modelos:

  • Chevrolet Onix LT 1.0 turbo flex;
  • Chevrolet Onix Plus LT 1.0 turbo flex;
  • Fiat Argo Trekking 1.8 flex;
  • Fiat Cronos Drive 1.8 flex;
  • Uno Drive 1.0 flex;
  • Honda Fit LX 1.5 flex CVT;
  • Hyundai HB20 Vision 1.6 flex;
  • Hyundai HB20S Vision 1.6 flex;
  • Nissan Versa Sense 1.6 flex;
  • Renault Stepway Iconic 1.6 flex;
  • Volkswagen Gol 1.6 flex;
  • Volkswagen Voyage 1.6 flex;
  • VW Polo 1.6 flex;
  • VW Virtus 1.6 flex;
  • Toyota Yaris hatch XL Live 1.3 CVT;
  • Toyota Yaris sedã XL Live 1.5 CVT.

Carteira de motorista para carros automáticos

Um ponto que sempre vem à tona quando se fala de veículos com câmbio automático é a necessidade de uma carteira de motorista para esse tipo de automóvel. 

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permite tirar carteira de motorista específica para condução de veículos com câmbio automático. 

O texto, inclusive, prevê multa em caso de infração.

Feita ainda em 2017, a proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. 

A proposta prevê a possibilidade de que os candidatos tirem a carteira e façam seus exames em veículos com câmbio automático. 

Assim, caso o projeto de lei seja aprovado, a pessoa que tirar carta para dirigir carro automático, só poderá dirigir modelos com esse tipo de transmissão. 

Contudo, não é preciso se preocupar. 

Caso você tenha um carro automático, não vai ser preciso tirar uma nova carteira de motorista. 

Além disso, continuará existindo a possibilidade de ser habilitado para dirigir veículos independentemente do tipo de câmbio, seja manual ou automático. 

O que passaria a existir, se acordo com o projeto original, é uma subcategoria. 

Ou seja, mais burocracia!

Saiba como dirigir carro com câmbio automático

Agora que você já viu que realmente o câmbio manual vai acabar, embora no Brasil seja um processo mais demorado, deve estar se questionando:

Vou ter que aprender a dirigir um carro automático? Será que é difícil?

Na verdade, dirigir um carro automático é mais fácil do que dirigir um carro com câmbio manual.

Contudo, como em tudo na vida, é necessário um pouco de teste. 

Se você está pensando em trocar de carro e tem o objetivo de comprar um veículo com câmbio automático, não se preocupe. 

Nossos especialistas criaram um conteúdo especial com 10 dicas simples e funcionais para você se dar bem com esse tipo de câmbio. 

Para conferir, já sabe né?

É só clicar no link abaixo! 

10 dicas simples para dirigir carro automático

Confira 10 dicas simples para dirigir automático sem nenhum tipo de dificuldade e se dar bem no trânsito, além de economizar com manutenção e combustível!

Você também pode gostar

content

Fiat 500e chega ao Brasil: descubra o preço e se vale a pena

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Fiat 500e chega ao Brasil: descubra o preço e se vale a pena

Continue lendo
content

Marea Turbo: Meme ou vale a pena comprar esse carro da Fiat?

Descubra de uma vez por todas se o Marea Turbo é um veículo que foi injustiçado pelos memes ou se realmente vale a pena comprar um exemplar!

Continue lendo
content

Carro de leilão de financiamento: vale a pena arrematar?

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Carro de leilão de financiamento: vale a pena arrematar?

Continue lendo