Artigos

Pareidolia Dos Carros: O Fenômeno Que Nos Faz Ver Rostos Em Veículos

Por

Senhor Carros 

| Publicado em

curiosidade sobre carros
Pareidolia dos Carros – Senhor Carros

Já se deparou com uma expressão de um rosto em objetos estranhos? Normalmente nas tomadas de casa, não é? O nome desse acontecimento se chama pareidolia, um fenômeno que faz o nosso subconsciente enxergar rostos em diversas coisas devido ao costume que temos a certas expressões. Este fenômeno não é comum somente nas tomadas da sua casa, ele também é muito visto nos veículos, uma curiosidade sobre carros bastante engraçada e diferente que vale a pena mostrar para vocês. Então, continue lendo e confira agora nosso artigo sobre o fenômeno pareidolia, que nos faz ver rostos em carros.

ANÚNCIOS

Explicando Resumidamente Sobre O Fenômeno

A pareidolia é um fenômeno psicológico que faz com que as pessoas enxerguem rostos em coisas inanimadas, como expressões faciais de medo, raiva, felicidade e até tristeza. Geralmente as pessoas enxergam várias formas, rostos e desenhos em nuvens. É comum que tenhamos contato com a pareidolia em nossa infância, de certa forma, o fenômeno que faz ser uma curiosidade sobre carros pode ser até divertido. 

Algumas enxergam rostos em tomadas, mas os rostos nos carros são excepcionalmente engraçados e diferentes! É como se o carro tivesse de fato uma expressão. Normalmente as expressões negativas como raiva e rancor são dos veículos grandes, como ônibus e caminhões, já os modelos hatchbacks transparecem um pequeno sorriso com os faróis em alerta que se tornam os olhos. Enquanto os modelos sedans são mais serenos, normalmente com uma frente mais séria e neutra.  

Curiosidade Sobre Carros, pareidolia
Curiosidade Sobre Carros – Senhor Carros

Muitos carros parecem ter rostos, este é um fato que não é de hoje. Nossa mente está preparada para fazer criações que semelham o que somos e o que possuímos. Carros que possuem “rostos” agradáveis facilitam na hora da compra, causando conforto para o comprador, isso porque uma vez que o cliente olha o carro e ele percebe que o carro “olhou de volta” é compra na certa. São costumes do nosso cérebro criando uma curiosidade sobre carros.

ANÚNCIOS

A Psicologia Por Trás Da Pareidolia

Não temos ciência se há um estudo ou uma pesquisa sobre o fenômeno da pareidolia para o marketing de venda de automóveis. Mas, existe uma ciência psicológica por trás da pareidolia que inconsciente ou não, ajuda com os resultados comerciais de um veículo. Pesquisadores sempre irão focar no design para conseguir penetrar no subconsciente dos compradores.

pareidolia, curiosidade sobre carros
O Carro Mais Feliz Do Mundo – Senhor Carros

Nosso cérebro procura entender as coisas ao nosso redor de maneira rápida, e um dos principais gatilhos para uma compra bem sucedida é a emoção. Então, nada melhor que um carro que transmite uma, não é mesmo? É por isso que o nosso cérebro associa rostos às coisas que vemos, pois, é algo presente em nosso cotidiano e se torna fixo e até diferente, por isso se intitula como fenômeno pareidolia ou curiosidade sobre carros.

Carros que aparentam estar bravos ou que aparentam ser do gênero masculino, atraem mais a atenção das pessoas na hora da compra, isso porque além de associarmos nossas emoções em nossas decisões, também ressaltamos nossas certezas. E como carro é um bem que ainda é visto como material masculino, facilita um veículo com essas expressões ter mais vendas que outros. E normalmente esses são os que têm as expressões mais fortes, então quando você ver um carro zangado ou sorrindo para você, pode ficar tranquilo! Você não está ficando louco. 

ANÚNCIOS

Isso É Comum? Todo Mundo Vê?

Uma curiosidade sobre carros desse nível normalmente costuma ser algo comum. Estudos apontam que pessoas tensas e emocionalmente instáveis são os principais alvos da pareidolia, mesmo sendo a pessoa mais racional do mundo, sempre há momentos de desestabilização emocional. Você não é louco por ver isso, existem alvos mais fáceis, mas sim, é comum.

curiosidade sobre carros
Pareidolia – Senhor Carros

É bem possível que todo mundo veja esse fenômeno, não há uma afirmação que literalmente todo mundo vê, pois é algo inconsciente que o seu cérebro implanta. Entretanto, se você se esforçar e quiser ver você verá, simples assim. A pareidolia é um fenômeno ligado diretamente com os seus olhos, então para uma pessoa não ver ela teria que ser cega ou nunca ter visto um rosto, o que é impossível. 

Pessoas com traumas de relações humanas podem ver rostos em todos os lugares por pensar que o perigo está em todo lugar, aí entra o instinto humano ligado com a psicologia do nosso subconsciente. Talvez possa ter casos mais graves de pessoas com grandes traumas que não consigam entrar ou ver um veículo com um rosto, mas, ainda sim continua sendo uma curiosidade sobre carros bem peculiar.

Isso é tão comum que está presente até nos sons, na próxima vez que entrar no seu carro e colocar para tocar aquela música que você ama, não ache esquisito se escutar alguma palavra estranha, ou se colocar a música ao contrário, talvez até algumas vozes do além. Pode sentar e aproveitar a música, é só Pareidolia!

ANÚNCIOS

Confira alguns exemplos de veículos com pareidolia – curiosidade sobre carros 

  • curiosidade sobre carros
  • pareidolia
  • curiosidade sobre carros
  • curiosidade sobre carros
  • pareidolia
ANÚNCIOS

Conclusão

Esta curiosidade sobre carros se trata da pareidolia, um fenômeno que não é visto somente nos carros, alguns casos comuns são os das tomadas. Esse fenômeno atinge diretamente o subconsciente de quem olha, então é possível que algumas empresas aproveitem essa vulnerabilidade emocional para adquirir mais clientes e consequentemente, mais vendas. Não sabemos o que se passa na mente de um designer de automotores e nem como é feito o padrão da carroceria, mas a pareidolia está lá, há muito tempo, e sempre vai estar. Coisas assim são normais, é apenas o nosso cérebro se adaptando com o mundo externo, seja com áudios peculiares, curiosidade sobre carros, nuvens em formatos e muito mais. Se você já viu um rosto em um carro e se simpatizou ou sentiu algo negativo dele, fique tranquilo. Não culpe o carro nem a si mesmo, é apenas o seu cérebro no controle das suas reações. Enfim, vendo ou não vendo rostos em carros, ainda continua sendo muito bom aprender mais sobre os carros, continue nos acompanhando! 

ANÚNCIOS

Artigos

Desvende a tecnologia por trás de carros que freiam automaticamente!

Por

Senhor Carros 

| Publicado em

Mclaren 720S

Provavelmente você já passou por uma situação de frenagem de emergência, seja por falta de atenção ou descuido de terceiros. Hoje, porém, existem sistemas de segurança para evitar que tais situações acabem se tornando um acidente grave. Os sistemas autônomos de frenagem de emergência, ou AEB, prometem diminuir a velocidade ou até mesmo levar o carro a total imobilidade caso seja identificada uma possível colisão.

Através de sensores localizados na parte frontal do veículo são identificados obstáculos na trajetória do automóvel e são calculadas a distância e a velocidade que os objetos estão. A partir daí é analisado pelo sistema qual a melhor ação a ser tomada. Ou se para totalmente o veículo ou se aplica pressão nos sistemas de freios para diminuir sua velocidade.

Identificação do obstáculo

A total parada do veículo geralmente é limitada a baixas velocidades, em alguns casos, como a Volvo, o sistema é limitado a 50 km/h. Em velocidades superiores o sistema reduz a velocidade com o objetivo de minimizar os efeitos de uma colisão.

A Volvo tem sido pioneira e referência no desenvolvimento de sistemas de segurança, e já oferece o sistema de frenagem automática em seus modelos. Ao redor do mundo todas as grandes montadoras já aplicam a tecnologia enquanto no Brasil poucos modelos de fabricação nacional oferecem o assistente de frenagem. É o caso do Ford Focus Titanium Plus, a opção mais em conta no mercado nacional que possui a tecnologia.

Modelo do Ford Focus com tecnologia de frenagem autônoma

FORD TESTA SISTEMA DE FRENAGEM AUTOMÁTICA NO TRÂNSITO DE PARIS Imagens e fotos de carro

Avanço conjunto

Já nos EUA foi firmado um acordo entre mais de 20 montadoras se comprometendo a incorporar o sistema como item de série em seus veículos a partir de 2022. Em nosso país, assim como ocorreu com ABS e Air Bag que um dia foram opcionais e exclusivos de modelos de luxo, esse tipo de auxílio eletrônico tende a ter um menor custo no futuro e poderá também se tornar um item de série em nossos veículos.

Segundo o IIHS, Instituto de Seguradoras de Segurança para Rodovias, o sistema de frenagem autônoma pode reduzir acidentes em até 35%. Já o EuroNCAP, instituição que avalia o nível de segurança de veículos automotores, já considera a tecnologia para realizar a pontuação de seus testes.

Abaixo é possível visualizar o teste da EuroNCAP em alguns veículos equipados com o AEB, como o Ford Focus:

O AEB tem obtido respostas muito satisfatórias nos testes e em uso, e em breve a tecnologia deve se tornar mais acessível no país. O que pode ajudar a diminuir as altas estatísticas de acidentes fatais no Brasil.

Continuar Lendo

Em Alta


Siga nas Redes Sociais

AVISO LEGAL

O Senhor Carros não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos no Senhor Carros. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.