Artigos

Pareidolia Dos Carros: O Fenômeno Que Nos Faz Ver Rostos Em Veículos

por

Senhor Carros

Publicado em

curiosidade sobre carros
Pareidolia dos Carros – Senhor Carros

Já se deparou com uma expressão de um rosto em objetos estranhos? Normalmente nas tomadas de casa, não é? O nome desse acontecimento se chama pareidolia, um fenômeno que faz o nosso subconsciente enxergar rostos em diversas coisas devido ao costume que temos a certas expressões. Este fenômeno não é comum somente nas tomadas da sua casa, ele também é muito visto nos veículos, uma curiosidade sobre carros bastante engraçada e diferente que vale a pena mostrar para vocês. Então, continue lendo e confira agora nosso artigo sobre o fenômeno pareidolia, que nos faz ver rostos em carros.

ANÚNCIOS

Explicando Resumidamente Sobre O Fenômeno

A pareidolia é um fenômeno psicológico que faz com que as pessoas enxerguem rostos em coisas inanimadas, como expressões faciais de medo, raiva, felicidade e até tristeza. Geralmente as pessoas enxergam várias formas, rostos e desenhos em nuvens. É comum que tenhamos contato com a pareidolia em nossa infância, de certa forma, o fenômeno que faz ser uma curiosidade sobre carros pode ser até divertido. 

Algumas enxergam rostos em tomadas, mas os rostos nos carros são excepcionalmente engraçados e diferentes! É como se o carro tivesse de fato uma expressão. Normalmente as expressões negativas como raiva e rancor são dos veículos grandes, como ônibus e caminhões, já os modelos hatchbacks transparecem um pequeno sorriso com os faróis em alerta que se tornam os olhos. Enquanto os modelos sedans são mais serenos, normalmente com uma frente mais séria e neutra.  

Curiosidade Sobre Carros, pareidolia
Curiosidade Sobre Carros – Senhor Carros

Muitos carros parecem ter rostos, este é um fato que não é de hoje. Nossa mente está preparada para fazer criações que semelham o que somos e o que possuímos. Carros que possuem “rostos” agradáveis facilitam na hora da compra, causando conforto para o comprador, isso porque uma vez que o cliente olha o carro e ele percebe que o carro “olhou de volta” é compra na certa. São costumes do nosso cérebro criando uma curiosidade sobre carros.

A Psicologia Por Trás Da Pareidolia

Não temos ciência se há um estudo ou uma pesquisa sobre o fenômeno da pareidolia para o marketing de venda de automóveis. Mas, existe uma ciência psicológica por trás da pareidolia que inconsciente ou não, ajuda com os resultados comerciais de um veículo. Pesquisadores sempre irão focar no design para conseguir penetrar no subconsciente dos compradores.

pareidolia, curiosidade sobre carros
O Carro Mais Feliz Do Mundo – Senhor Carros

Nosso cérebro procura entender as coisas ao nosso redor de maneira rápida, e um dos principais gatilhos para uma compra bem sucedida é a emoção. Então, nada melhor que um carro que transmite uma, não é mesmo? É por isso que o nosso cérebro associa rostos às coisas que vemos, pois, é algo presente em nosso cotidiano e se torna fixo e até diferente, por isso se intitula como fenômeno pareidolia ou curiosidade sobre carros.

Carros que aparentam estar bravos ou que aparentam ser do gênero masculino, atraem mais a atenção das pessoas na hora da compra, isso porque além de associarmos nossas emoções em nossas decisões, também ressaltamos nossas certezas. E como carro é um bem que ainda é visto como material masculino, facilita um veículo com essas expressões ter mais vendas que outros. E normalmente esses são os que têm as expressões mais fortes, então quando você ver um carro zangado ou sorrindo para você, pode ficar tranquilo! Você não está ficando louco. 

Isso É Comum? Todo Mundo Vê?

Uma curiosidade sobre carros desse nível normalmente costuma ser algo comum. Estudos apontam que pessoas tensas e emocionalmente instáveis são os principais alvos da pareidolia, mesmo sendo a pessoa mais racional do mundo, sempre há momentos de desestabilização emocional. Você não é louco por ver isso, existem alvos mais fáceis, mas sim, é comum.

curiosidade sobre carros
Pareidolia – Senhor Carros

É bem possível que todo mundo veja esse fenômeno, não há uma afirmação que literalmente todo mundo vê, pois é algo inconsciente que o seu cérebro implanta. Entretanto, se você se esforçar e quiser ver você verá, simples assim. A pareidolia é um fenômeno ligado diretamente com os seus olhos, então para uma pessoa não ver ela teria que ser cega ou nunca ter visto um rosto, o que é impossível. 

Pessoas com traumas de relações humanas podem ver rostos em todos os lugares por pensar que o perigo está em todo lugar, aí entra o instinto humano ligado com a psicologia do nosso subconsciente. Talvez possa ter casos mais graves de pessoas com grandes traumas que não consigam entrar ou ver um veículo com um rosto, mas, ainda sim continua sendo uma curiosidade sobre carros bem peculiar.

Isso é tão comum que está presente até nos sons, na próxima vez que entrar no seu carro e colocar para tocar aquela música que você ama, não ache esquisito se escutar alguma palavra estranha, ou se colocar a música ao contrário, talvez até algumas vozes do além. Pode sentar e aproveitar a música, é só Pareidolia!

Confira alguns exemplos de veículos com pareidolia – curiosidade sobre carros 

  • curiosidade sobre carros
  • pareidolia
  • curiosidade sobre carros
  • curiosidade sobre carros
  • pareidolia

Conclusão

Esta curiosidade sobre carros se trata da pareidolia, um fenômeno que não é visto somente nos carros, alguns casos comuns são os das tomadas. Esse fenômeno atinge diretamente o subconsciente de quem olha, então é possível que algumas empresas aproveitem essa vulnerabilidade emocional para adquirir mais clientes e consequentemente, mais vendas. Não sabemos o que se passa na mente de um designer de automotores e nem como é feito o padrão da carroceria, mas a pareidolia está lá, há muito tempo, e sempre vai estar. Coisas assim são normais, é apenas o nosso cérebro se adaptando com o mundo externo, seja com áudios peculiares, curiosidade sobre carros, nuvens em formatos e muito mais. Se você já viu um rosto em um carro e se simpatizou ou sentiu algo negativo dele, fique tranquilo. Não culpe o carro nem a si mesmo, é apenas o seu cérebro no controle das suas reações. Enfim, vendo ou não vendo rostos em carros, ainda continua sendo muito bom aprender mais sobre os carros, continue nos acompanhando! 

Listas

Hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020: Conheça o top 10

por

Murilo C.

Publicado em

| Atualizado em

Hatches fracassos de vendas

Com início da pandemia de coronavírus, alguns setores comerciais foram afetados, e o automotivo foi um deles, o que talvez contribua para o resultado do nosso levantamento que mostra quais foram os hatches fracassos de vendas no Brasil até agora. 

Embora modelos hatches sejam a preferência da maioria dos brasileiros, como ocorre em diferentes setores, existem os modelos preferidos e aqueles que são renegados. 

Mostraremos agora aqueles que são considerados os 10 hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020 até agora. Será que você consegue adivinhar quais são eles? 

Confira na leitura desse artigo mais do que imperdível que os especialistas do Senhor Carros prepararam exclusivamente para você!

10 hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020

Mostraremos agora a lista com aqueles que são considerados os 10 hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020. 

10. Volkswagen Fox

O Volkswagen Fox é o primeiro dos 10 hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020. 

O modelo que inclusive está na lista de dispensas da Volkswagen para deixar de ser produzido ainda agrada bastante os público brasileiro. 

Volkswagen Fox
Volkswagen Fox

O Hatch “alemão” possui apenas motorização 1.6 e está disponível atualmente em duas versões: Connect e Extreme. 

Se compararmos com números antigos, as vendas do modelo não deixam de ser um fracasso. Apenas 10.097 unidades foram comercializadas até agora em 2020.

9. Fiat uno

Aqui temos outro hatch que embora seja muito apreciado pelos brasileiros, tanto por conta de sua compactabilidade quanto por sua economia. 

Fiat uno
Fiat uno

O modelo que já foi o chefe de vendas da Fiat, hoje não é a mais a estrela principal, mas não deixa de ser uma boa opção para famílias pequenas ou então para os solteiros. 

Até agora em 2020, apenas 7.274 unidades do Fiat uno foram emplacadas. 

8. Toyota Etios

O Toyota Etios é mais um entre os hatches fracassos de vendas em 2020. O modelo que conta com duas opções de motor e câmbios automático e manual é um bom veículo, tanto para usos urbanos, quanto para deslocamentos em rodovias. 

A potência do motor agrada e ainda existe a baixa visibilidade de roubos, o que faz com que seu seguro seja mais barato do que muitos outros modelos. 

Toyota Etios
Toyota Etios

Entretanto o Etios realmente não caiu nas graças dos brasileiros e seus números de vendas deixam isso ainda mais explícito, afinal, foram apenas 5.562 unidades vendidas. 

7. Nissan March

O Nissan March é hoje considerado o modelo de entrada da montadora nipônica no mercado automotivo brasileiro. 

O Hatch é mais um dos compactos repletos de qualidade. Equipado com um motor 1.0 de 3 cilindros, o March conta com bastante tecnologia embarcada, o que o torna, na opinião dos especialistas um modelo que praticamente não apresenta problemas.

Nissan March
Nissan March

O modelo ainda possui opções de câmbio automático e manual, capaz de render bem em estradas e cidades com bastante economia. Mas seus números, demonstram o fracasso: Apenas 2.208 unidades comercializadas. 

6. Peugeot 208

Os carros da Peugeot geram dois sentimentos nos motoristas: Ou você ama ou você odeia. A tecnologia francesa é pouca aberta, o que torna reparos mecânicos muito caros quando necessários. 

O Peugeot 208 conta atualmente com duas opções de motor, um 1.2 Puretech Flex de três cilindros capaz de gerar 90 cavalos com etanol, com boa força e torque em baixa rotação.

Peugeot 208
Peugeot 208

O outro é um 1.6 flex de quatro cilindros, atualizado, capaz de gerar 118 cavalos com etanol. O motor 1.2 é equipado com câmbio manual, enquanto no 1.6 só há opção de câmbio automático.

O atual fracasso de vendas do Peugeot 208 já era esperado, pois uma nova versão, totalmente renovada é esperada ainda esse ano por aqui. Ao todo, o modelo vendeu apenas 1140 unidades em 2020. 

5. Citroen C3

Na quinta posição, temos mais um carro de origem francesa que causa receio em muita gente por conta do surgimento de possíveis problemas que não são nada baratos de resolver. 

Na parte de motorização, o modelo dispõe duas opções de motor, uma 1.2 flex de três cilindros, capaz de render 90 cavalos com etanol e outra 1.6 também flex, mas com quatro cilindros, capaz de render até 118 cavalos. 

O Citroen C3 conta ainda com 3 versões distintas: Attraction 1.2 com câmbio manual; Attraction 1.6 com câmbio automático e Urban Trail 1.6 com câmbio automático.

Citroen C3
Citroen C3

Não é de hoje que as vendas do hatch francês não são boas. Na Europa, o veículo passou por uma profunda alteração visual, tornando-o bastante atrativo, mas de acordo com a montadora, a mudança não vai chegar ao Brasil. 

Os números de venda do modelo são vergonhosos. Até agora, apenas 583 unidades foram vendidas em 2020.

4. Mini Cooper

O Mini Cooper é um dos carros mais emblemáticos à venda no Brasil e realmente chama atenção por onde passa. 

O modelo é conhecido por uma ótima relação de peso X potência, pois é leve e potente ao mesmo tempo. 

Compacto e valente ele é uma ótima opção para uso urbano esporádico, pois sua potência, distância entre-eixos e controles de estabilidade e tração tornam seu uso em rodovias muito mais divertido. 

Mini Cooper
Mini Cooper

O Mini Cooper possui atualmente duas opções de motor. um 1.5 turbo de três cilindros e um 2.0 turbo de quatro cilindros. Ambos são movidos somente à gasolina e geram 136 e 192 cavalos respectivamente.

Entretanto, por conta de seu elevado preço, o Mini Cooper é um carro para poucos, o que diante do cenário de crise, o torna mais um fracasso de vendas. Até agora, apenas 335 unidades foram vendidas. 

3. Kia Rio

O Kia Rio é um desconhecido de muita gente. 

O modelo que é produzido no México e importado pra cá, foi lançado em janeiro, mas realmente não caiu nas graças dos brasileiros. 

Equipado com muitos itens de série, o Kia Rio tem sob o capô um motor 1.6 16V de quatro cilindros, flex capaz de gerar até 130 cavalos quando abastecido com etanol. O câmbio é automático de seis marchas. 

Kia Rio

Entretanto, a pouca confiança do brasileiro na marca e o alto preço do modelo, fizeram as vendas empacarem. Ao todo, somente 172 unidades do Kia Rio foram comercializadas. 

2. Audi A3

O Audi A3 já foi um modelo um tanto quanto popular anos atrás e disputava de maneira ferrenha a mesma classe de motoristas que gostava do Golf.

Com o passar dos anos, o hatch da marca alemã foi evoluindo em termos de mecânica e tecnologia embarcada, o que fez com que seus valores ficassem muito mais elevados do que o modelo da Volkswagen. 

Audi A3
Audi A3

O modelo é equipado com um motor 1.4 TFSI Flex de 150 cavalos, tanto com etanol, quanto gasolina. O câmbio é um tiptronic automático de seis velocidades. 

Embora salte aos olhos em termos de beleza, seja potente e recheado de tecnologia, o preço realmente é um impeditivo. Tanto que o A3 é mais um entre os hatches fracassos de vendas, com apenas 119 unidades vendidas. 

1. Fiat Palio

E na primeira posição dos hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020 temos o Fiat Palio. 

Embora o modelo tenha sido descontinuado, ainda é possível encontrar algumas unidades à venda em concessionárias espalhadas pelo Brasil, e foi exatamente isso que aconteceu. 

Fiat Palio
Fiat Palio

Com uma histórico de bons números de vendas, o modelo que pode ser uma boa opção para o momento de crise pelo qual estamos passando registrou em 2020 o número de apenas uma unidade vendida, e por isso levou medalha de ouro em nossa lista. 

Conclusão

A exemplo do mercado de SUVs, o mercado dos hatches é um tanto quanto competitivo. Enquanto uns modelos se destacam, outros são totalmente jogados ao esquecimento. 

Depois de conferir a nossa lista daqueles que são os hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020 que tal descobrir quais são os modelos chineses que os brasileiros mais gostam?

Para conferir, é só clicar no botão abaixo:

Continuar Lendo

Em Alta