Artigos
Já pensou em nunca mais ter que estacionar um carro?
Anúncios
Para alguns condutores estacionar o veículo pode ser uma tarefa bem complicada, especialmente em vagas apertadas, que hoje são comuns devido ao grande número de carros em circulação. A tarefa não somente toma tempo como também pode gerar prejuízo, pois algumas vezes esbarrões acabam acontecendo.
Com o intuito de facilitar essas situações, foram criados os sistemas de estacionamento automático ou park assist. Já oferecidos em parcela significativa do segmento médio nacional, a tecnologia não é muito familiar a maioria da população e ainda é encarada como novidade no mercado.
Um pouco da história
A ideia de estacionamento automático é discutida desde o início dos anos 80, mas somente na transição entre os anos 80 e 90 se dispunha de tecnologia e investimentos necessários para o desenvolvimento de tal sistema. A tecnologia foi inicialmente apresentada pela Volkswagen em seu carro conceito Futura IRVW em 1989, que estacionava de forma totalmente autônoma, sem nenhum auxilio do motorista, através de um computador dedicado a essa função em seu porta malas.
No início do século XXI, no ano de 2003, o sistema foi lançado pela primeira vez em um veículo de produção em série no modelo híbrido da Toyota, o Prius. A partir daí ele foi sendo aplicado e melhor desenvolvido pelas montadoras. Hoje em dia, no Brasil, pode se encontrar o park assist nas marcas mais populares do país, como Chevrolet, Ford e Volkswagen. E tende a se estender para outras marcas e modelos.
Você será redirecionado a outro site
Como funciona
Quando for sinalizado ao sistema a intenção de estacionar em uma vaga, o algoritmo do sistema de auxílio de estacionamento irá analisar a partir dos dados obtidos pelos sensores do veículo, possíveis vagas e alertará quando encontrar uma adequada. Então, será traçada pelo sistema uma sequência de manobras controladas levando em conta o tamanho e distância da vaga.
Princípio de funcionamento do sistema de estacionamento automático
O método de detecção e cálculo de manobras tende a seguir o mesmo sentido em todas as marcas e modelos, o que muda é o quanto o motorista é necessário neste processo. Nos sistemas mais simples, por exemplo, o motorista deve controlar a aceleração, frenagem e a posição do câmbio e o sistema é limitado a vagas paralelas. Em outros é adicionado a opção de vagas perpendiculares. Já em sistemas mais avançados, cabe ao motorista apenas selecionar a posição da alavanca, deixando o resto das ações por conta do sistema. Já existem modelos completamente autônomos, como alguns modelos da Tesla, que realizam a manobra sem necessidade de auxílio humano.
Confira neste incrível vídeo o sistema do Ford Focus em funcionamento:
Apesar destes sistemas de estacionamento ainda não estarem disponíveis em veículos populares, categoria mais consumida pelo público brasileiro, existem algumas tecnologias de auxílio a estacionamento, como os sensores e câmeras de estacionamento, que podem ajudar a evitar um esbarrão indesejado e número excessivo de manobras.
Os sistemas oferecidos na maioria dos carros do mercado brasileiro são uma forma de estacionamento conjunto entre condutor e sistema, um auxiliando o outro. Por isso, ainda é importantíssimo que o motorista mantenha foco e atenção nas manobras, pois o excesso de comodidade pode causar distração. Mantendo assim a segurança dos passageiros e pessoas em volta, além de evitar danos ao bolso. Duas situações extremamente desagradáveis.
Sobre o autor / Senhor Carros
Revisado por / Samantha Scorbaioli
Editor(a) sênior
Em Alta
Descubra quais são os hatches mais econômicos do Brasil
Descubra quais são os hatches mais econômicos do Brasil e economize não apenas na hora de comprar, mas também no combustível!
Continue lendo10 motos mais baratas para trabalhar: economize em 2022!
Uma moto é uma boa escolha de locomoção hoje em dia. Assim, veja quais os modelos de motos mais baratas para trabalhar e economize em 2022!
Continue lendoTruque para economizar combustível: conheça!
Existe um truque para economizar combustível do seu carro. Tudo funciona através de um pequeno botão do seu sistema de ar-condicionado!
Continue lendoVocê também pode gostar
Tag Itaú: conheça e saiba se vale a pena!
Quer economizar seu tempo na estrada sem travar nos pedágios do Brasil e ter mais benefícios? Conheça a Tag Itaú e veja se vale a pena!
Continue lendoCaoa Chery Tiggo 8: As novidades e vantagens do gigantesco SUV
Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Caoa Chery Tiggo 8: As novidades e vantagens do gigantesco SUV
Continue lendoPrós e contras do Mitsubishi Pajero Sport: Como é ter um exemplar
Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Prós e contras do Mitsubishi Pajero Sport: Como é ter um exemplar
Continue lendo