Artigos

Já pensou em nunca mais ter que estacionar um carro?

Anúncios

Para alguns condutores estacionar o veículo pode ser uma tarefa bem complicada, especialmente em vagas apertadas, que hoje são comuns devido ao grande número de carros em circulação. A tarefa não somente toma tempo como também pode gerar prejuízo, pois algumas vezes esbarrões acabam acontecendo.

Com o intuito de facilitar essas situações, foram criados os sistemas de estacionamento automático ou park assist. Já oferecidos em parcela significativa do segmento médio nacional, a tecnologia não é muito familiar a maioria da população e ainda é encarada como novidade no mercado.

Um pouco da história

A ideia de estacionamento automático é discutida desde o início dos anos 80, mas somente na transição entre os anos 80 e 90 se dispunha de tecnologia e investimentos necessários para o desenvolvimento de tal sistema. A tecnologia foi inicialmente apresentada pela Volkswagen em seu carro conceito Futura IRVW em 1989, que estacionava de forma totalmente autônoma, sem nenhum auxilio do motorista, através de um computador dedicado a essa função em seu porta malas.

No início do século XXI, no ano de 2003, o sistema foi lançado pela primeira vez em um veículo de produção em série no modelo híbrido da Toyota, o Prius. A partir daí ele foi sendo aplicado e melhor desenvolvido pelas montadoras. Hoje em dia, no Brasil, pode se encontrar o park assist nas marcas mais populares do país, como Chevrolet, Ford e Volkswagen. E tende a se estender para outras marcas e modelos.

Como funciona

Quando for sinalizado ao sistema a intenção de estacionar em uma vaga, o algoritmo do sistema de auxílio de estacionamento irá analisar a partir dos dados obtidos pelos sensores do veículo, possíveis vagas e alertará quando encontrar uma adequada. Então, será traçada pelo sistema uma sequência de manobras controladas levando em conta o tamanho e distância da vaga.

ford_estacionamentoautomatico_item

Princípio de funcionamento do sistema de estacionamento automático

O método de detecção e cálculo de manobras tende a seguir o mesmo sentido em todas as marcas e modelos, o que muda é o quanto o motorista é necessário neste processo. Nos sistemas mais simples, por exemplo, o motorista deve controlar a aceleração, frenagem e a posição do câmbio e o sistema é limitado a vagas paralelas. Em outros é adicionado a opção de vagas perpendiculares. Já em sistemas mais avançados, cabe ao motorista apenas selecionar a posição da alavanca, deixando o resto das ações por conta do sistema. Já existem modelos completamente autônomos, como alguns modelos da Tesla, que realizam a manobra sem necessidade de auxílio humano.

estacionamento-automatico

Confira neste incrível vídeo o sistema do Ford Focus em funcionamento:

Apesar destes sistemas de estacionamento ainda não estarem disponíveis em veículos populares, categoria mais consumida pelo público brasileiro, existem algumas tecnologias de auxílio a estacionamento, como os sensores e câmeras de estacionamento, que podem ajudar a evitar um esbarrão indesejado e número excessivo de manobras.

Os sistemas oferecidos na maioria dos carros do mercado brasileiro são uma forma de estacionamento conjunto entre condutor e sistema, um auxiliando o outro. Por isso, ainda é importantíssimo que o motorista mantenha foco e atenção nas manobras, pois o excesso de comodidade pode causar distração. Mantendo assim a segurança dos passageiros e pessoas em volta, além de evitar danos ao bolso. Duas situações extremamente desagradáveis.

Em Alta

content

Conheça as vantagens e desvantagens do carro híbrido no Brasil

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Conheça as vantagens e desvantagens do carro híbrido no Brasil

Continue lendo
content

Os piores carros já vendidos no Brasil. Confira!

Sabia que já existiram carros que pagaram mico no Brasil? Preparamos para você uma lista bem dinâmica dos piores carros produzidos no Brasil. Confira!

Continue lendo
content

As 29 SUVs para evitar de qualquer maneira

Estes SUVs chamam atenção com seu acabamento externo. Mas, hoje, o Senhor Carros mostrará a você os piores carros do segmento de SUVs, confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Coronavírus: Como higienizar o carro durante a pandemia

Com os casos de coronavírus crescendo no Brasil e em outros países, alguns cuidados são necessários. Aprenda a higienizar o carro em tempos de pandemia!

Continue lendo